TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Geral E Experimental

Exames: Química Geral E Experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

2ª Lista de Exercícios

Química Geral e Experimental

2º SEM 2013 - EAD32

Aluno Ca

Aluno Carlos Oliveira dos Santos

1) Descreva o átomo moderno e qual a teoria atômica ele está fundamentado.

R: Atualmente, é o modelo da mecânica quântica ou da mecânica ondulatória ou modelo orbital ou da nuvem eletrônica aceita para definir a estrutura atômica. Os elétrons descrevem, ao redor do núcleo, órbitas circulares com energia fixa e determinada. Sendo denominadas órbitas estacionárias; Durante o movimento nas órbitas estacionárias, os elétrons não emitem energia espontaneamente; Quando um elétron recebe energia suficiente do meio externo, realiza um salto quântico: migra entre dois orbitais. E, como tende a voltar ao orbital inicial, a energia recebida é emitido na mesma quantidade para o meio. Sendo essa energia (recebida e emitida) a diferença energética entre os dois orbitais.

2) Em química estuda-se a região da eletrosfera do átomo. Portanto o que vem a ser:

R: A partir do princípio da incerteza, em 1926, o físico Erwin Schrödinger (1887-1961) calculou a região de máxima probabilidade de encontrar o elétron e denominou essa região de orbital.

a. Orbitais? X

b. Spin eletrônico?

c. Paramagnetismo/magnetismo?

3) Como são representados os orbitais e os elétrons nos orbitais?

R: Segundo o Princípio de Exclusão de Pauling, em cada orbital cabem no máximo dois elétrons. Para os orbitais que não possuem os dois elétrons, dizemos que estão incompletos e que são elétrons isolados ou desemparelhados.

Além disso, ao se preencher os orbitais, isto é, fazer a distribuição eletrônica, isso deve ser feito segundo a Regra de Hund ou Regra de máxima multiplicidade, que diz que esse preenchimento deve ser feito de um modo que se obtenha o maior número possível de orbitais desemparelhados. Nesse preenchimento, normalmente se simboliza cada elétron por uma seta (voltada para cima ou para baixo) com o sentido de acordo com o spin do elétron.

Em termos simples, isso significa que ao preenchermos os orbitais, primeiro devemos preencher todos eles com apenas uma seta cada um, sendo que todas estarão voltadas para o mesmo sentido e, se ainda houver mais elétrons, continua-se preenchendo os orbitais com setas no outro sentido.

4) De que forma são agrupados os orbitais em um átomo no seu estado fundamental?

R: Orbitais correspondem a regiões do átomo com maior probabilidade de se encontrar determinado elétron (maior manifestação eletrônica). Cada orbital acomoda no máximo dois elétrons e, quando os elétrons ocupam um mesmo orbital, são ditos emparelhados e devem possuir sentidos de rotação (spins) contrários.

Em uma terminologia química, dois elétrons com spins em direções opostas são ditos spins antiparalelos.

5) Em um átomo no seu estado fundamental quantos tipos de subcamadas podemos ter e quantos elétrons cabe no máximo em cada camada?

R: Em cada camada, os elétrons estão distribuídos em subníveis de energia. Esses subníveis de energia são representados pelas letras minúsculas s (sharp), p (principal), d (diffuse) e f (fundamental), e o número máximo de elétrons que pode ocupar cada um dos subníveis é igual a 2, 6, 10 e 14, respectivamente.

6) O que vem a ser o que chamamos de camadas? Como podem ser representadas?

R: Um agrupamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com