TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RADIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CARCINOMA DUCTAL INVASIVO ATUAL

Por:   •  26/11/2018  •  Artigo  •  3.688 Palavras (15 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 15

 RADIOTERAPIA NO TRATAMENTO DE CARCINOMA DUCTAL INVASIVO[pic 1]

RADIOTHERAPY IN THE TREATMENT OF INVASIVE DUCTAL CARCINOMA 

ACAIABA, Roseli Dias Ge 1

SOUZA, Cassiana de Matos 2 

FORCIONE, Ana Paula 3

FRANÇA, Elisabete Aparecida de 4

FREITAS, Patricia do Nascimento 5

NKUANSAMBO, Luvambu Ntondele 6

OLIVEIRA, Wellington de 7

RESUMO

O câncer de mama permanece apontado como a principal causa de morte que acometem as mulheres e levam a mortalidade tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama corresponde a 28% de novos casos por ano, cerca de 59.700 casos (INCA 2018). O diagnóstico precose da doença é de suma importância pois, ajuda na detecção do tipo de câncer, em qual estágio se encontra e qual melhor tratamento, assim o médico tomará medidas mais apropriadas e eficazes levando confiança e segurança ao paciente. O objetivo deste trabalho é demonstrar a utilização da radioterapia (RT) no tratamento do carcinoma ductal invasivo, enfatizando as indicações, efeitos colaterais, dose e fracionamento da RT adjuvante no CDI. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foram pesquisas bibliográficas em artigos acadêmicos e científicos, localizados por ferramentas de buscas como os sites: Scielo, Google Acadêmico

Palavras chave: Câncer de mama; Radioterapia; Carcinoma ductal invasivo.

_________________________

1Graduanda do Curso Tecnologia Radiologia da Faculdade INACI/FINACI, roseliacaiaba@gmail.com; 2Graduando do Curso Tecnologia Radiologia da Faculdade INACI/FINACI, cacamatosdesouza@hotmail.com; 3Graduanda do Curso Tecnologia Radiologia da Faculdade INACI/FINACI, anapaulaforcione@gmail.com; 4Graduanda do Curso Tecnologia Radiologia da Faculdade INACI/FINACI, li.linda.ju.tal@gmail.com;  5Graduanda do Curso Tecnologia Radiologia da Faculdade INACI/FINACI, patrícia_nfreitas@hotmail.com 6Graduanda do Curso Tecnologia Radiologia da Faculdade INACI/FINACI, lutondle@gmail.com 7Professor orientador: Docente no curso de graduação da Faculdade INACI/FINACI, wellington.soares@hc.fm.usp.br São Paulo – SP, junho de 2018.

ABSTRACT

Breast cancer remains the leading cause of death for women and leads to mortality in both developing and developed countries. According to the INCA (National Cancer Institute), breast cancer accounts for 28% of new cases per year, about 59,700 cases (INCA 2018). Diagnosis of the disease is of paramount importance because it helps in the detection of the type of cancer, in which stage it is and what better treatment, so the doctor will take more appropriate and effective measures leading to confidence and safety to the patient. The objective of this work is to demonstrate the use of radiotherapy (RT) in the treatment of invasive ductal carcinoma, emphasizing the indications, side effects, dose and fractionation of the adjuvant RT in the ICD. The methodology used for the development of this work were bibliographic research in academic and scientific articles, located by search tools such as the sites: Scielo, Google Scholar

Keywords: Breast cancer; Radiotherapy; Invasive ductal carcinoma.

INTRODUÇÃO

O câncer de mama é uma das doenças que mais atinge as mulheres no mundo, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama corresponde a 28% de novos casos por ano, cerca de 59.700 casos (INCA 2018).

Por ser uma doença invasiva e dolorosa, não é somente o paciente que sofre com esta doença mas toda a família. A neoplasia mamaria envolve vários fatores:  endócrinos, estilo de vida, comportamento, vida reprodutiva. Tendo como fatores de risco histórico familiar, densidade elevada do tecido mamário, alimentação, álcool, sedentarismo, entre outros.

Além de causar muita dor é uma doença que afeta a auto estima da mulher devido a várias mudanças que acontecem em seu corpo como a queda de cabelo, por exemplo. O medo de uma mastectomia e recidiva traz ainda mais sofrimento.

O exame mamográfico é o exame com maior sensibilidade para o diagnóstico do câncer de mama. O diagnóstico precose da doença é de suma importância pois, ajuda na detecção do tipo de câncer, em qual estágio se encontra, e qual melhor tratamento, assim o médico tomará medidas mais apropriadas e eficazes levando confiança e segurança ao paciente.

O carcinoma quando diagnosticado na fase in situ é potencialmente curado com tratamento por mastectomia associado a radioterapia ou quimioterapia.

A conservação da mama, que se fundamenta na cirúrgica do tumor (setorectomia ou quadrantectomia) e no manejo axilar (linfonodo-sentinela com ou sem dissecção axilar), seguida de radioterapia(RT), é hoje o tratamento local padrão para a doença em estádios iniciais.

MATERIAL E MÉTODOS  

 Trata-se de uma atualização sobre o tema proposto utilizando as bases de dados Google Acadêmico, Scielo. Foi utilizado os descritores como ferramenta de busca “câncer de mama”, “radioterapia”, “estádio inicial”, “Carcinoma ductal invasivo”, e selecionado os principais artigos com ênfase nos últimos dez anos.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é considerado como o segundo tipo mais frequente de neoplasia do mundo entre as mulheres. Sua incidência é cada vez maior em países em desenvolvimento, correspondendo a cerca de 69% de mortes pela doença, devido principalmente ao aumento na expectativa de vida e à precariedade de detecção e diagnóstico da doença em países subdesenvolvidos (FUZIMOTO; OLIVEIRA; MACHADO, 2012)

O câncer ocorre quando por situações diversas, células anormais começam a se multiplicar de forma desordenada e incontrolada, podendo afetar tecidos e órgãos adjacentes, causando tumores. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos¹.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (507.4 Kb)   docx (653.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com