TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RDR AVA - Meio Ambiente

Por:   •  22/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

ENGENHARIA MECÂNICA

[pic 1]

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

GREEN JOB – EMPREGO VERDE

Nome: MARIO AUGUSTO DA SILVA

RA: 3714648826

Santo André

2016

  1. Introdução

Veremos a importância de certos profissionais para o meio ambiente, a fim de garantir a sustentabilidade das gerações futuras. Buscando sempre soluções para os problemas socioambientais, o que também é uma oportunidade de lucro para as empresas e emprego para a população, desenvolvendo assim a economia e sociedade brasileira.

  1. Desenvolvimento

Existem empregos que se inserem nos padrões apresentados no vídeo e nos textos para Empregos Verdes?

Sim, estes empregos só dependem do empregador e do governo para serem implantados, empregos que não agridem o meio ambiente, não só são possíveis, como são indispensáveis hoje em dia, com o ideal incentivo e a disponibilidade no mercado de trabalho, teremos empregos sempre sustentáveis.

Este conceito deve e pode ser aplicado também na indústria, uma das formas é o conceito “eco factory” que muitas indústrias já adotam, um exemplo é a Toyota, em sua fábrica de motores em Porto Feliz, planta de Sorocaba e até mesmo em alguns prédios de sua mais antiga planta São Bernardo do Campo, já utilizam este conceito, que visa agredir menos ainda o meio ambiente.

Quando lidamos com recursos naturais, estamos falando também de custos operacionais, para uma empresa se manter viva no mercado de hoje, ela deve apostar sempre em novas tecnologias, redução de custos e etc. Tudo isso, está intimamente ligado ao meio ambiente, de forma que os gastos com água, energia elétrica e outros fatores, impactam positivamente nos custos da empresa e no meio ambiente.

Você consegue reconhecer estas atividades?

Sim, na empresa em que trabalho, o meio ambiente é levado extremamente a sério, inclusive com uma pirâmide de prioridades para a empresa, onde meio ambiente e segurança, são a base para um negócio de sucesso.[pic 2]

                                                

                                        Tempo

                                        Custo

                                        Volume

                                        Qualidade

                                        Segurança / Meio Ambiente

Este propósito é baseado na coisa mais importante na humanidade, a vida, de forma que sem a devida saúde ou prosperidade humana, nenhuma empresa funcionará e desta forma não obterá lucros. Assim como as pirâmides do Egito, sem bases sólidas, tudo vem a desmoronar.

Outra justificativa são os problemas legais que podem ser causados com órgãos como: IBAMA, CETESB, SABESP, estes órgãos, normalmente no Brasil são muito pouco tolerantes, e as multas que podem ser dadas pelo não cumprimento de leis ambientais podem ser astronômicas.

Quais são estas atividades?

As profissões que impactam diretamente de forma positiva no meio ambiente, são os empregos verdes, por exemplo, ocupações diretamente ligadas com a emissão de CO2, os motoristas de ônibus e operadores de trem e metrô são parte disso. Não está diretamente ligado a emissão de CO2 do ônibus que transporta as populações, é muito mais que isso, quando as pessoas passam a utilizar o transporte público, param de emitir seu próprio CO2 com seu veículo particular e esta emissão é distribuída para um grande grupo de pessoas, tornando o impacto ambiental muito menor.

5 empregos verdes

  • Projetista / Engenheiro: é fundamental que novas ideias e tecnologias prosperem ao longo dos anos, tudo evolui, e é por meio da criatividade que as melhorias acontecem, ao projetar cisternas por exemplo, o engenheiro tem papel fundamental na irrigação de hortas no interior por exemplo, o reuso de recursos hídricos no Brasil é fundamental, já que sofremos de uma recente crise em nossos reservatórios.

  • Operador de Utilidades: dentro da indústria, há um profissional específico para cuidar da “alimentação” dentro das fábricas, prevendo energia elétrica necessária e adequada para equipamentos, agua e ar comprimido, obtido através dos compressores, a regulagem ideal destes equipamentos, produz um grande ganho em custo e uso adequado dos recursos naturais

  • Coletor de lixo: já imaginou a vida urbana sem este profissional? Ele é fundamental para que mais problemas não ocorram na natureza, apesar do grande uso de aterros, a reciclagem vem ajudando muito com as coletas programadas de certos resíduos, assim como as operações bota fora, desta forma estaremos poupando rios, terrenos e etc.
  • Arquiteto: algumas medidas tomadas no projeto para construção de novas edificações, são fundamentais para poupar a natureza, ventilação e iluminação natural, é fundamental, a adoção de telhas translúcidas, reuso de água e placas solares, são acessórios mais comuns nas empresas hoje em dia.
  • Mecânico de automóvel: este profissional é importante para manter as condições de emissão dos automóveis, em algumas cidades e municípios, o controle de emissões ainda não é obrigatório, e fica a cargo do motorista e do mecânico, a preocupação com alguns itens relacionados a emissão de CO2 do veículo.
  1. Considerações Finais

A principal importância do trabalho foi entender pontos sustentáveis e ao mesmo tempo sociais, a geração de emprego e consequente responsabilidade ambiental torna-se muito importante para o desenvolvimento da sociedade.

        As principais mudanças percebidas através do emprego verde foram:

  • Redução no uso de (gasolina, diesel, etc.) e aumento do uso de fontes limpas de energia;

  •  Eficiência na utilização de recursos naturais (transportes coletivos por exemplo);

  • Educação Socioambiental – profissionais que desenvolvem esta tarefa também podem ser considerados parte do emprego verde;
  • Tratamento adequado do lixo com processos de reciclagem;

Se cada um entender e praticar o seu papel de defensor do meio ambiente, teremos um futuro melhor e mais abundante.

  1. Referências Bibliográficas

http://www.oitbrasil.org.br/sites/default/files/topic/green_job/pub/empregos_verdes_rumos_257.pdf Acessado em 15/09/2016 as 17h03.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (235.7 Kb)   docx (114 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com