TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECONSTRUINDO A HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO MUNDO

Dissertações: RECONSTRUINDO A HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO MUNDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  1.174 Visualizações

Página 1 de 3

“RECONSTRUINDO A HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA NO MUNDO”

A Fisioterapia trabalha com diversas fases e práticas adotadas em seu processo de construção. Foram delimitados norteadores para a formação de profissionais, identificando os conhecimentos e influências na elaboração do curso de Fisioterapia.

Recursos físicos têm sido utilizados desde a Antiguidade para promover relaxamento ou estimulação, prevenindo ou curando deformidades, iniciado em Londres, na Inglaterra no século XIX.

Em um período de industrialização, deu-se o desenvolvimento das bases racionais, metodológicas e mecânicas das terapias aplicadas, iniciando a profissão denominada como “Fisioterapeutas”, estabelecendo modelos de funcionamento da prática profissional, influenciando também em toda a América Latina, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

A primeira organização da classe de massagistas deu-se em Londres na Inglaterra em 1894, devido a dois acontecimentos: o renascimento da massagem nos anos de 1880, e um escândalo envolvendo massagistas em 1894, que associavam salas de massagem a vícios e massagistas à prostituição. O treinamento não era comum de massagem empregada em locais como “spa’s”, casas de banho, e em domicílios. Surge então um grupo de enfermeiras e parteiras para aprender a “Nova Massagem” para atender mulheres “neurastênicas”, ou seja, mulheres irritadas, inquietas.

Publicações de 1886 recomendaram como uma ocupação feminina, como demonstra no artigo de Lady Janetta Manners e no livro escrito por Dr. William Murrel, com o título de “Massoterapeutas”. O “British Medical Journal” publicou vários artigos de distúrbios ortopédicos, neurológicos, ginecológicos, reumatológicos, obesidades, etc.

A formação profissional era oferecida por médicos e massagistas mulheres mais velhas, em hospitais, escolas e residências, e enfermeiras com um breve treinamento recebiam certificados de massagistas complementares. A massagem foi se tornando uma profissão independente caracterizando trabalhos para mulheres.

Surgem escolas para treinamentos mais científicos da massagem e da eletricidade, com duração de 4 a 6 meses, incluindo anatomia e trabalhos em hospitais.

Foi elaborada uma discussão para construir uma profissão digna e honrada para mulheres. Após reunião com médicos e massagistas foi fundada em 1894 a “Sociedade de Treinamento para Massagistas”, em conjunto com o “Instituto das Parteiras” e do “Clube das Enfermeiras Diplomadas”, com membros registrados no “Clube de Sócios Massagistas”.

Em dezembro de 1984, o subcomitê do “Instituto das Parteiras”, composto por 6 membros ditam regras como:

Não empreender nenhuma massagem, exceto sob orientação médica;

Não empreender nenhuma massagem para homens, exceto nos casos de urgência ou solicitação especial do médico;

Não anunciar em qualquer jornal, mas estritamente em jornais médicos;

Não vender medicamentos para pacientes.

Os candidatos eram submetidos a exames para receberem os certificados, avaliando habilidades, conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia, como ossos, inserção e ação dos músculos.

Anos depois,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com