TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Exames: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO PARA O DEPARTAMENTO DE PESSOAL

O RH (Recursos Humanos, hoje chamado de Gestão Pessoal GRH) é o que se responsabiliza pela seleção, isto é, verificação se as pessoas estão aptas para um determinado cargo da empresa. Este setor é o que faz os testes pré-admissionais nos candidatos as vagas. Cuidam da parte de relações humanas entre os funcionários, ministram palestras sobre motivação. Fazem trabalhos voltados paras as relações sócio – afetivas dos funcionários. Fazem trabalhos voltados para o lado psicológico e do bom relacionamento dos funcionários da empresa.

Já o DP (departamento de pessoal), é responsável pela parte burocrática (relativo a legislação Trabalhista e Previdenciária). É o setor que elabora a folha de pagamento, faz registro das carteiras dos funcionários, calcula as guias do INSS e FGTS para pagamento, cuida da parte demissional, etc.

Um bom exemplo para se distinguir o RH do DP é o seguinte:

As empresas menores tem o costume de terceirizar estes dois departamentos. Normalmente o DP é feito por um escritório de Contabilidade, já o de RH é feito por Agências de Emprego.

A função do Departamento de Pessoal é administrar as relações entre empregador e colaborador, objetivando dá a estas oportunidades de crescimento e fazendo com que o colaborador se sinta valorizado na estrutura organizacional da empresa. Pois, deve-se ter em mente que o maior ativo de uma empresa é o colaborador, dando ao qual oportunidades, participando de sua vida social, emocional e profissional, tornando -o, satisfeito dentro da empresa para que esta tenha não empregado, mas um parceiro. Sua rotina é dinâmica e funciona da seguinte forma.

Colocar em jornal de rotatividade a procura do profissional requisitado pelos departamentos competentes.

Encaminhar o candidato ao departamento, após a autorização, encaminhar o candidato aos exames admissionais, Solicitar os documentos para admissão (CTPS, CI, TE, Certidão dos dependentes, comprovante de residência, atestado escolar carteira de vacina dos dependentes) efetuar a admissão preenchendo a ficha funcional, inscrevê-lo no PIS, adiciona-lo no ponto, Elaborar as planilhas para confecção da folha, fazer relação do vale transporte, confeccionar a folha, FGTS, e enviar ao financeiro.

Na demissão: aviso prévio, termo de rescisão, GRFC, baixa na CTPS o contrato de trabalho, fazer a guia de seguro desemprego, solicitar extrato do FGTS, acompanhar o colaborador ao sindicato profissional para homologação do termo de termo de rescisão. O departamento pessoal não efetua pagamentos, apenas faz os documentos inerentes e envia ao financeiro.

Já o Recursos Humanos é responsável por melhorar o resultado da empresa, através do recurso “pessoas”. Ou seja, fazer com que os acionistas e a sociedade tenham suas necessidades atendidas, através do conhecimento, do trabalho e da atitude das pessoas de uma empresa.

Por isso, em cada empresa o RH é responsável por uma série de atividades e processos, que, se for resumir em uma frase, todos eles procuram fazer com que as pessoas alcancem as metas e objetivos propostos através de um tipo de comportamento, atitudes ou cultura. Sendo assim, na maioria das empresas, o RH cuida dos processos que selecionam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com