TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Dissertações: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  8.125 Palavras (33 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 33

RESUMO

Este projeto tem por objetivo apresentar e exemplificar as práticas de administração de Recursos Humanos, através da conceituação de sua importância, seus subsistemas, desenvolvimento do planejamento estratégico e gestão por competências. Em Contabilidade, efetua-se uma breve contextualização do tema, além de uma análise do balanço patrimonial e demonstração do resultado do exercício (DRE). Já em Probabilidade e Estatística, é realizada uma demonstração prática da aplicabilidade da teoria dentro da área de recursos humanos. Para o desenvolvimento deste projeto foi utilizado como objeto de estudo a empresa M. Dias Branco, atuante no segmento de indústria alimentícia, localizada na cidade de Jabuti – Ceará (CE). Conforme conhecimento adquirido nas disciplinas acima citadas, realizou-se uma pesquisa na qual foi possível realizar a análise e as propostas de aplicação com base na teoria, desenvolvendo-as de forma prática. As informações coletadas tiveram como base pesquisas bibliográficas.

Palavras-chave: Projeto, Administração de Recursos Humanos, Análise, Propostas.

ABSTRACT

This project aims to present and exemplify the practical administration of Human Resources through the conceptualization of its importance , its subsystems , development of strategic planning and management skills . Accounting , makes a brief contextualization of the topic , as well as an analysis of the balance sheet and statement of income ( DRE ) . Already in Probability and Statistics , is made a practical demonstration of the applicability of the theory in the area of human resources. To develop this project was used as a study subject company M. Dias Branco , in the segment of the food industry , located in Tortoise - Ceara ( CE ) . As knowledge acquired in the subjects mentioned above , we carried out a survey in which it was possible to perform the analysis and investment proposals based on the theory , developing them in a practical way . The data collected were based on literature searches .

Keywords: Project Management, Human Resources , Analysis , Proposals .

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................... 5

2. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS.......................................... 7

2.1 ORGANOGRAMA ORGANIZACIONAl .......................................................................... 7

2.2 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ................................................8

3. CONTABILIDADE................................................................................................ 15

3.1 BALANÇO PATRIMONIAL............................................................................. 15

3.2 INDICE DE LIQUIDEZ......................................................................................... 17

4. ESTATÍSTICA APLICADA .................................................................................. 21

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................. 25

6. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 26

ANEXO...................................................................................................................... 27

5

1. INTRODUÇÃO A M.Dias Branco é uma empresa que atua no ramo alimentício, iniciando suas atividades em meados de 1927, inicialmente como uma padaria. A partir dos anos 1940, iniciou seu processo de modernização, através da instalação do maquinário para a produção de macarrão. Na década de 1950, foi fundada a Fábrica Fortaleza, para a fabricação de biscoitos e massas alimentícias, onde o maior destaque foi a bolacha "pepita" de grande importância para a empresa. A partir dos anos 1970, a Fábrica Fortaleza desenvolveu a linha Richester de produtos finos. Já nos anos 1990, ocorreram expansões, seguidas por equipamentos de alta tecnologia em robótica para embalagens de massas e biscoitos da Fábrica Fortaleza. Outro fato bastante relevante ocorreu em 1992, onde o grupo adquiriu seu primeiro moinho, recebendo então, máquinas de última geração.

Nos dias atuais, houve uma grande expansão com as novas unidades de Natal, Salvador e Cabedelo, a criação da divisão de gorduras e margarinas especiais e a aquisição do grupo Adria. O Moinho M. Dias Branco e a Fábrica Fortaleza, adquiriram o selo ISO 9000. A empresa é líder nacional na fabricação e venda de massas e biscoitos, atuante na moagem de trigo, gorduras, óleos, bolos, e se encontra presente em todo o território nacional (Fonte: ttp://ri.mdiasbranco.com.br/mdiasbranco/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28& tipo=3000. Acesso em 29 set. 2013).

O objetivo nesta pesquisa, é conhecer os métodos utilizados por esta empresa, no que se refere a área de recursos humanos, qual é a importância dentro deste contexto para a organização, como funciona sua aplicação e qual é a sua importância. Será apresenta a forma de gestão adotada pela organização que tem por base a gestão por competências. De acordo com Chiavenato (2003, p.7) A gestão por competências consiste no programa sistemático que se desenvolve para definir os perfis profissionais que possuam maior produtividade e adequação ao negócio.

6

Na área de contabilidade, foi realizada a análise do balanço patrimonial da empresa, que de acordo com Pizzolato (2000, p.11) é a imagem de um determinado momento dentro da organização, e seus elementos são denominados contas, que variam de acordo com a atividade da empresa. Também foram analisados os resultados financeiros obtidos no ultimo ano a fim de avaliar os seus lucros e dívidas. Por fim, utilizaremos de estatística. De acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com