TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Projeto de pesquisa: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.169 Palavras (37 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 37

NOME: ALINE DA SILVA FERREIRA RA: 407232

NOME: DIEDRE ROCHA COSTANDRADE RA: 426855

NOME: ISABELA BATISTA PESSOA BASTOS RA: 422030

NOME: JOSIEL MARREIROS PEREIRA RA: 422214

NOME: TALITA MARQUES DE FREITAS RA: 414461

RECURSOS HUMANOS

PROFESSOR EAD. Profª. Msc. KAREN GRUBERT ROJAS

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: Prof. Esp. GIVALDO BATISTA MEDEIROS

PROFESSOR-TUTOR EAD: RENATA NATES

BRASÍLIA/DF

2013

RECURSOS HUMANOS

1º SEMESTRE

RECURSOS HUMANOS

Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da disciplina COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL para a obtenção e atribuição de nota.

BRASÍLIA/DF

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

CAPÍTULO 1 5

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 5

1.1 – CONCEITO 5

1.2 – SISTEMAS ABERTOS X FECHADOS 6

CAPÍTULO 2 6

2. MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 6

2.1 – INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 6

2.1.1 – CONCEITO 6

2.2 – ANÁLISE DA PESQUISA 7

2.3 – EFEITOS DA INOVAÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES 7

CAPÍTULO 3 8

3. TRABALHO EM EQUIPE 8

3.1 – CONCEITO 8

3.2 – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE 8

3.3 – ESTILOS DE ATUAÇÃO DE UMA EQUIPE 8

3.4 – RELEVÂNCIA DA LIDERANÇA PARA AS ORGANIZAÇÕES 10

3.5 – FATORES QUE GERAM O FRACASSO NA LIDERANÇA 10

CAPÍTULO 4 11

4. DEFININDO EFICIÊNCIA E EFICÁCIA 11

4.1 – PERCEPÇÃO 12

4.2 – COMUNICAÇÃO 12

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

6. REFERÊNCIAS 14

INTRODUÇÃO

“A confiança é o lastro a todo comportamento moral e ético manifesto nas inter-relações humanas.” ( Maria Aparecida Giacomini Dóro ).

A qualidade nos serviços e o alto desempenho das organizações esta sendo um motivo de preocupação por parte dos seus gestores, junto com a crescente preocupação em dar resposta às necessidades dos clientes. E para o sucesso das organizações na medida em que permite aos profissionais organizar e a atuar de forma a se adaptarem a ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos é fundamental compreender todo o ambiente envolvente das organizações. A compreensão do comportamento dos colaborados das organizações, seja em grupo ou individual, constitui umas das bases fundamentais para que o gestor proporcione melhores condições e contribua para o sucesso das mesmas.

No decorrer deste trabalho iremos entrar a fundo no campo de estudo do comportamento organizacional. Dentro deste estudo identificaremos o conceito de CO, os aspectos que afetam o comportamento das pessoas no seu local de trabalho, a inovação tecnológica dentro de uma organização, no que a percepção e a comunicação podem ajudar no crescimento de uma empresa, as atuações de uma equipe, e as definições de eficiência e eficácia (pois é através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso); e veremos entre outros componentes desse campo de estudos.

CAPÍTULO 1

1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

1.1 – CONCEITO

Comportamento organizacional trata-se de uma área da Administração, que engloba conceitos de psicologia e sociologia entre outras disciplinas. Consiste no estudo sistemático dos indivíduos e de seus impactos no ambiente das organizações. Com a finalidade de aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa; a melhoria das habilidades humanas, como motivação, liderança e satisfação com trabalho; administrar a diversidade da força de trabalho, este diz respeito à raça, etnia e sexo dos participantes; fortalecer as pessoas ( emporwement ); estimular a inovação e a mudança; lidar com a temporariedade; ajudar os funcionários a alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional e melhorar o comportamento ético.

No Comportamento Organizacional, existem cinco principais variáveis que são: estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.

• Estrutura: Uma maneira das empresas desenvolverem suas atividades. Ela pode ser formal, estrutura planejada, tem o controle da direção fazendo com que tenho um bom crescimento dependendo da organização, e informal, estrutura que tem certa dificuldade de ter conhecimentos da chefia, dificuldades com o controle e desentendimentos entre as pessoas.

• Clima e cultura organizacional: O clima organizacional é o reflexo da cultura organizacional. É ter influências de comportamentos dos indivíduos em ter bom desempenho, motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.6 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com