TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Dissertações: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

ATPS (ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)

GESTÃO DE PESSOAS

PROFESSOR-TUTOR EAD (MÔNICA SATOLANI)

PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL EAD (VÂNIA SANTOS)

ARAGUAÍNA – TO

2014

INTRODUÇÃO

O contexto da Gestão de Pessoas é formado por pessoas e organizações. A maneira como as organizações denominam as pessoas que nelas trabalham tem um significado importante: que é o papel e o valor que elas atribuem às pessoas.

Vivemos na sociedade do conhecimento, onde o talento humano e suas capacidades são vistos como fatores competitivos no mercado de trabalho globalizado. Porem esse talento e essa capacidade tem que ser vista com outros olhos, olhos de colaboradores e não de concorrentes. Necessitamos assim resgatar o papel do ser humano na organização, a fim de torná-los competentes para atuar em suas atividades como colaboradores. É com este cenário que as organizações devem ter a visão de que o Capital Humano será seu grande diferencial. Assim surge um novo conceito em gestão de pessoas. Os avanços observados nas últimas décadas têm levado as organizações a buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das necessidades dos clientes. Nota-se também que o sucesso das organizações modernas depende, e muito, do investimento nas pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual. Vamos observar durante nossa ATPS a importância da Moderna Gestão de Pessoas dentro das organizações para trilhar um caminho de sucesso e o quanto o Plano de Ação é importante para que isto aconteça.

Etapa 01

Moderna Gestão de Pessoas

Os objetivos da Gestão de Pessoas são variados. A ARH deve contribuir para a eficácia organizacional através dos seguintes meios:

Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. A função de RH é um componente fundamental da organização de hoje. O principal objetivo da ARH é ajudar a organização a atingir suas metas, objetivos e a realizar sua missão.

Proporcionar competitividade à organização. Isto significa saber empregar as habilidades e competências da força de trabalho. A função da ARH é fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados.

Proporcionar à organização pessoas bem treinadas e bem motivadas. Preparar e capacitar continuamente as pessoas é o primeiro passo. O segundo é dar reconhecimento às pessoas e não apenas dinheiro. Para melhorar e incrementar seu desempenho, as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem.

Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho Para que sejam produtivas, as pessoas devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratadas eqüitativamente. A felicidade na organização e a satisfação no trabalho são fortes determinantes do sucesso organizacional.

Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho. Um programa de QVT procura estruturar o trabalho e o ambiente de trabalho no sentido de satisfazer a maioria das necessidades individuais das pessoas e tornar a organização um local desejável e atraente. A confiança das pessoas na organização também é fundamental para a retenção e a fixação de talentos.

Administrar e impulsionar a mudança. Os profissionais de ARH devem saber como lidar com mudanças se realmente querem contribuir para o sucesso de sua organização. São mudanças que se multiplicam exponencialmente e cujas soluções impõem novas estratégias, filosofias, programas, procedimentos e soluções.

Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável. Toda atividade de ARH deve ser aberta, transparente, confiável e ética. As pessoas não devem ser discriminadas, e os seus direitos básicos devem ser garantidos. A responsabilidade social não é uma exigência feita apenas às organizações, mas também e principalmente às pessoas que nelas trabalham.

Tempos Modernos e a Moderna Gestão de Pessoas

O filme, “Tempos Modernos”, retrata a realidade vivenciada na época da sociedade norte-americana, após a crise da “Grande Depressão”, que originou da quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929.

Dentre as conseqüências geradas pela Grande Depressão, podemos citar: desemprego, queda nos preços do produto interno bruto, fechamento de indústrias, exploração da classe operária, etc. Outro fator importante que contribui para o sucesso desse filme foi a Revolução Industrial, que teve como maior conseqüência a substituição do homem pela máquina. Essa transformação teve como objetivos: produção de mercadorias em alta escala, agilidade e rapidez no processo, redução/contratação de mão-de-obra barata. Na primeira parte do filme podemos observar a opressão vivenciada pelos operários da fábrica que são explorados e pressionados a produzirem cada vez mais, que devido a exercerem a mesma atividade, de forma repetitiva, perdem suas identidades, transformando-se em robôs compulsivos, conforme evidenciado na cena em que Chaplin fica desequilibrado e sai apertando tudo o que imagina ser uma porca/ferramenta.

Chaplin demonstra essa desvalorização do trabalho humano e se compararmos aos dias atuais pode dizer que muita coisa mudou, ainda que algumas organizações queiram explorar seus funcionários, agora existem leis que os amparam e aí entra a moderna gestão de pessoas, que veio pra resgatar o valor do ser humano e mostrar as organizações o quanto são importantes para sucesso da mesma, hoje o capital intelectual é quem manda no mercado de trabalho, portanto quanto mais às organizações investirem no capital intelectual mais sucesso e crescimento terão.

Etapa 02

Arte móveis é uma empresa de médio porte,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com