TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Trabalho Universitário: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Desde os primórdios da humanidade, o trabalhador era considerado propriedade do empregador. Com a evolução e mudanças nas relações de trabalho este quando sofreu alguns ajustes. Cada organização passou a criar o seu estatuto, onde, foram estabelecidas as regras e hierarquias do empregado e empregador.

O direito do trabalho surgiu no século XVIII, na época da revolução industrial, e trouxe profundas mudanças nas relações de trabalho. Pois, nesta época, o número de desemprego aumentou devido ao surgimento das máquinas que substituíram o homem o que gerou diversos transtornos sociais.

Estes fatos deram origem a grandes movimentos sociais e ai que foram criados os sindicatos, para lutarem a favor do trabalhador.

O direito trabalhista é regido por normas legais.

O movimento sindicalista teve sua origem na Itália, com o fim do corporativismo e a criação de sindicato de classes.

Em 1903, com o decreto nº 979 foi permitida a sindicalização dos trabalhadores rurais.

Em 1907 foi permitida a sindicalização dos trabalhadores do comércio e da indústria, estava marcada a primeira fase do sindicalismo Brasileiro.

“O anarquismo sindical foi propagado, nos meios trabalhistas brasileiros, pelos imigrantes italianos, em panfletos que publicavam a divulgação de suas ideias, de um sindicalismo apolítico, voltado para as melhorias das condições dos trabalhadores e com o emprego de táticas como a sabotagem e, também, a greve. A União Geral da Construção Civil e o centro Cosmopolita, dois importantes sindicatos foram movidos pelo anarquismo. O primeiro Congresso Operário (1906),resultou a criação da Confederação Operária Brasileira – CBO, que não chegou a funcionar, senão por um período pouco superior a um mês. Seu declínio foi vertiginoso, não só pela reação contrária, culminando com a expulsão dos estrangeiros de 1907 a 1921, mas porque o anarquismo sofreu um esvaziamento com os conflitos étnicos.”

A Constituição Brasileira criada em 1934 regulamentou especialmente as normas trabalhistas.

1937 – Regulamenta a existência de Sindicatos.

1945 – Criado o Movimento Unificador dos trabalhadores, com o objetivo de reforçar as lutas de classe operária e aumento da liberdade sindical.

1946 – Instituída a Confederação Geral dos Trabalhadores. Houve uma ruptura do sistema corporativista, de forma democrática novas leis começaram a surgir, que tratavam de repouso semanal, 13º salário.

A constituição de 1967 manteve as anteriores e em 1988 estes direitos foram instituídos como direitos e garantias fundamentais.

1950 – Período do Governo Vargas, com grande contribuição para os movimentos Sindicalistas.

1953 – Período de grandes movimentos de lutas de classes, com greves, instituição do – Programa de Interação Social - PIS.

1960 – Fundação do CGT - (Comando Geral dos Trabalhadores)

1964 – Ditadura militar sufocou qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com