TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Trabalho acadêmico: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  8.742 Palavras (35 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 35

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP INTERATIVA.

GESTÃO EMPRESARIAL

TELÊMACO BORBA – PR

2009

UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL – UNIDERP INTERATIVA.

RECURSOS HUMANOS

Portifólio elaborado para fins de avaliação do Módulo Gestão Empresarial, referente à Unidade Didática Recursos Humanos do curso de Administração da UNIDERP Interativa, sob orientação da professora Interativa Fernanda Lourenço e do professor local Mário Esculapio.

TELÊMACO BORBA – PR

2009

SUMÁRIO

Introdução..............................................................................................................4

Aula 1 – Conceitos de Estratégia.........................................................................5

Aula 2 – Elementos da Gestão Estratégia...........................................................7

Aula 3 – Definição da Política Empresarial.......................................................10

Aula 4 – Análise do Ambiente Externo.............................................................13

Aula 5 – Diagnóstico Interno da Empresa........................................................16

Aula 6 – O Pensamento e a Orientação Estratégia..........................................22

Conclusão...........................................................................................................26

Bibliografia..........................................................................................................27

1. INTRODUÇÃO

A administração de recursos humanos abrange o conjunto de técnicas e instrumentos que permitem às organizações atrair, manter e desenvolver os talentos humanos.

Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações, caracterizado por mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica, torna-se fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus produtos ou serviços, tendo como base "pessoas" motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional.

2 - AULA 1 – CENÁRIOS E TENDÊNCIAS

2.1 - Aula interativa

Uma organização somente existe quando há pessoas dispostas a contribuir com ação, capazes de se comunicarem, e que estejam voltadas para um propósito comum. O comportamento das pessoas em uma organização é complexo e depende de fatores internos, decorrentes de suas características de personalidade, como capacidade de aprendizagem, de motivação, de percepção do ambiente interno e externo, de atitudes, de emoções, de valores.

Definitivamente podemos afirmar que o Mercado mudou, não é mais o mesmo e provavelmente nunca mais voltará a ser. As grandes forças propulsoras destas mudanças como os avanços tecnológicos, globalização e a desregulamentação, têm criados novos comportamentos e desafios, por isso, a importância de um RH nas organizações.

Um profissional de RH deve ser racional, combinar o lado emocional e físico, saber lidar com a imprevisibilidade, gerenciar incertezas e transformar problemas e dificuldades em oportunidades. Administrar momentos de euforia, resistir momentos de frustração, persistir com equilíbrio nas crises, descobrir prazer nas conquistas e criar um estilo pessoal de avançar, recuar e prosseguir.

O RH é uma função organizacional que não se limita ao simples “recrutar e selecionar” pessoal. Partindo do recrutamento e passando pelo desenvolvimento, pela utilização e pela manutenção dos empregados, ela vai até a total integração dos mesmos com os objetivos da empresa. A integração dos objetivos da empresa passa não somente pelo conhecimento, mas por sua produção e aceitação, bem como atitudes em direção a conquista, sendo assim, a pessoa passa a ter visão do desenvolvimento humano e agrega valores para a organização e para a si.

O contexto em que funciona a Administração de Recursos Humanos é representada pelas organizações e pelas pessoas que dela participam. As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e para cumprir suas missões. Para as pessoas, as organizações constituem um meio pelo qual elas podem alcançar vários objetivos pessoais, como um mínimo custo de tempo, de esforço e de conflito. Muitos desses objetivos pessoais jamais poderiam ser alcançados apenas por meio do esforço pessoal isolado. As organizações surgem exatamente para aproveitar a sinergia dos esforços de vários indivíduos que trabalham em conjunto.

As organizações devem procurar extrair dos seus funcionários o melhor desempenho, e tem que procurar criar situações que façam com que esses funcionários dêem o melhor de si, mas sem deixar de mostrar que as empresas estão trabalhando com pessoas, que tem aspectos motivacionais, objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.3 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com