TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Casos: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  2.563 Palavras (11 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 11

RESUMO

O presente artigo se propõe a discorrer sobre os conceitos de cultura organizacional inseridos no cenário competitivo, buscando a convergência entre os dois temas. Mostra o papel da cultura organizacional como identidade corporativa e a importância da competitividade como sobrevivência das organizações, já que O aumento da dinâmica da competição a nível mundial tem levado as empresas a se preocuparem mais com a busca de novas oportunidades e a repensarem suas culturas organizacionais.

Palavras chaves: cultura organizacional, competitividade, cenário competitivo.

ABSTRACT

This article aims to discuss the concepts of organizational culture embedded in the competitive landscape, seeking convergence between the two issues. Shows the role of organizational culture as corporate identity and the importance of competitiveness and survival of organizations as dynamic Increased global competition has led companies to be concerned more with the search for new opportunities and rethink their organizational cultures

Keyworlds: organizational culture, competitiveness, competitive landscape

1) INTRODUÇÃO

As organizações estão em permanente mudança. Os processos de transformação da sociedade, de certa forma, determinam as necessidades, os procedimentos operacionais, os instrumentos do processo de gestão, os critérios de avaliação da eficácia empresarial.

Neste cenário, percebe-se que há diversos níveis de exigência do mercado em termos de cumprimento de prazos, velocidade no atendimento, qualidade, preços baixos e acompanhamento pós-venda. A cultura de uma empresa pode influenciar positivamente na consecução dessas exigências.

Partindo-se dessa linha de pensamento de que a cultura organizacional pode ser gerenciada e levando-se em conta as constantes mudanças no ambiente organizacional e a necessidade de adaptação interna e integração externa das organizações (Schein, 1991), o entendimento da cultura é um elemento fundamental.

Por outro lado, desconsiderar a cultura organizacional em qualquer análise significa deixar de lado um conjunto de valores e normas que controlam as interações dos membros internos e externos da organização, condicionando, muitas vezes, a teoria e a prática administrativa (BARBOZA e AÑEZ, 2009). Um dos exemplos disso é o estudo da cultura organizacional brasileira sobre a gestão das empresas que tem sido objeto constante de trabalhos científicos.

Cultura organizacional é um tema que, embora pesquisado no exterior desde a década de 50, somente a partir da década de 80 é que se tem dado maior atenção ao mesmo no Brasil. Assim, tem se tornado um dos grandes temas em debate na Psicologia do Trabalho, tanto na academia, como nas publicações da imprensa em geral (Freitas, 1991).

Segundo Jones (2001) a Cultura Organizacional trata do complexo de valores e pressupostos de um grupo, que compartilhados formam a identidade da empresa. Toda empresa tem sua cultura, ou seja, um modo de vida próprio de desenvolver seus participantes. De tal modo, a cultura é por excelência a forma de humanizar as pessoas, sendo o meio natural e necessário de identidade da empresa. É um fator determinante na tomada de decisões, nas interpretações do ambiente organizacional; no uso das informações e no modo como os atores sociais se comportam. Assim, a cultura se torna um sistema de valores e crenças compartilhados que modelam estilos de administração de uma empresa e o comportamento cotidiano de seus funcionários.

Visando discutir a cultura organizacional e o mercado competitivo, tal artigo visa identificar os aspectos culturais por meio de instrumentos de avaliação de valores organizacionais.

O trabalho justifica-se pela importância do estudo mediante um aprofundamento da relação entre os construtos da cultura organizacional e os valores organizacionais. Procurando definir o que é cultura, cultura organizacional, refletindo sobre o cenário competitivo e por fim relacionando esses temas, congruindo a uma discussão e finalizando com considerações finais a respeito.

2) CENÁRIO COMPETITIVO

A palavra competitividade não tem uma definição precisa. Porém sob diversos pontos de vista de um mesmo problema que dificilmente se pode estabelecer uma definição ao mesmo tempo abrangente e útil.

FERRAZ et al. (1995:4) enfatizam as estratégias como base da competitividade dinâmica e as definem como o conjunto de gastos em gestão, recursos humanos, produção e inovação, que visam ampliar e renovar a capacitação das empresas nas dimensões exigidas pelos padrões de concorrência vigentes nos mercados de que participam.

Do ponto de vista das teorias de concorrência, a competitividade pode ser definida como a capacidade sustentável de sobreviver e, de preferência, crescer em mercados correntes ou em novos mercados. Assim como o desempenho que se expressa na posição alcançada pela organização no mercado em um dado momento, resultante da combinação de uma série de fatores como preço, qualidade, grau de diferenciação dos produtos, dentre outros. Nesse caso, a competitividade é guiada pela demanda, e o volume das exportações de uma organização ou de uma indústria no total do comércio internacional de um produto se inclui entre os seus principais indicadores.

Logo, a competitividade é um modo de sobrevivência para uma empresa.

3)CULTURA ORGANIZACIONAL

3.1) Cultura

A cultura está vinculada à existência de um grupo social, que compartilha uma mesma língua, espaço (área geográfica), durante certo período de tempo, criando formas de perceber, pensar e decidir que tenham dado certo a ponto de serem institucionalizadas em procedimentos padrões, costumes, scripts, e pressupostos não declarados que guiam os comportamentos das pessoas que dele fazem parte (TRIANDIS, 1995).

Ela é formada quando: Uma pessoa tem uma idéia empreendedora, agrega outras pessoas (grupo fundador),o grupo fundador começa a agir, formando a organização, engaja novas pessoas com perfis compatíveis aos seus, fundadores têm um impacto maior em como um grupo define e resolve seus problemas, uma vez que trazem fortes pressupostos.

Uma cultura é formada quando um pressuposto resolve bem um problema, reduz ansiedades, é introjetado e passa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com