TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Monografias: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

1) Defina os objetivos organizacionais. Dê exemplos?

R: Os objetivos da organização representa a razão de sua existência. Através da Missão, a organização torna-se visível e sustenta sua imagem entre os clientes, transmitindo eficiência e segurança.

Exemplos: Philips adota o lema: “fazendo sempre o melhor”, a Xerox transformou-se na “the document company” para melhor firmar sua marca.

2) Defina estratégia organizacional?

R: refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda, procurando aproveitar as oportunidades potenciais do ambiente e neutralizar as ameaças que rondam os negócios.

3) Qual o papel da missão e da visão na estratégia organizacional?

R: A partir da missão e da visão do futuro, a estratégia deve alinhar a estrutura organizacional e a cultura organizacional ou seja, tanto a estrutura quanto a cultura precisam ajustar-se à estratégia para que ela possa ser executada com sucesso. Além disso, os processos organizacionais precisam também estar alinhados à estratégia a fim de que os objetivos organizacionais sejam alcançados com êxito.

4) Quais a três orientações de planejamento estratégicos? Explique-as.

R: 1- Planejamento estratégico: refere-se à organização como uma totalidade e indica como a estratégia global deverá ser formulada e executada. Suas principais características são: Holístico e sistêmico (envolvendo o todo organizacional em relação ao contexto ambiental), seu horizonte temporal é de longo prazo, é definido pela cúpula da organização.

2- Planejamento tático: refere-se ao meio-de-campo da organização para cada unidade organizacional ou departamento da empresa. Suas características são: indica a participação de cada unidade no planejamento global (refere-se a cada área ou departamento da empresa), seu horizonte é temporal e de médio prazo (geralmente 1 ano), é definido por cada unidade organizacional como contribuição ao planejamento estratégico.

3- Planejamento operacional: refere-se à base da organização envolvendo cada tarefa ou atividade da empresa. Suas características são: indica como cada tarefa, operação ou atividade irá contribuir para o planejamento tático da unidade, seu horizonte temporal é de curto prazo (geralmente 1 mês), é definido para cada tarefa, operação ou atividade exclusivamente.

5) Defina planejamento estratégico de RH.

R: É o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais, dentro de um determinado período de tempo. Trata-se de definir antecipadamente qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização da ação organizacional futura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com