TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Dissertações: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Analista de RH é uma das profissões do momento (SEGUNDO JORNAL FLUMINENSE)

Profissional é importante no desafio das empresas de buscar e reter talentos

Recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, carreira e sucessão. Essas são apenas algumas das muitas funções de um analista de Recursos Humanos. Este profissional atua dentro de um setor que vem sendo de extrema importância e estratégico em grandes corporações: o departamento de RH. Por conta disto, a profissão está cada vez mais valorizada no mercado de trabalho nos últimos anos.

O vice-presidente da ABRH-RJ ressalta que esta é a profissão mais valorizada no momento, devido a grande preocupação das empresas em contratarem os talentos que buscam. Sardinha fala também de sua importância no processo de desenvolvimento e educação. “Na área mais específica, o coaching, a demanda por este profissional está bastante aquecida”.

Aptidões para ter sucesso na carreira

Ana Heloisa da Costa Lemos, coordenadora do MBA em Gestão e Recursos Humanos da PUC-Rio, enumera algumas aptidões que o analista de RH deve ter para ser bem sucedido na carreira. Ela diz que é fundamental ter o conhecimento teórico atrelado ao prático da área.

“Sem a combinação de experiência e conteúdo, o profissional terá uma carreira limitada. Além disso, é necessário ter bom relacionamento interpessoal, capacidade de liderança e de trabalhar em equipe”, observa.

A especialista em RH vai mais além dizendo que é preciso desenvolver e socializar o conhecimento alcançado no ambiente de trabalho. “O analista de RH tem que ter capacidade de identificar problemas, formular e implantar soluções para obter o sucesso profissional”, ressalta.

A psicóloga Débora Manhães Benicio, de 31, é coordenadora da área de recrutamento e seleção da empresa Confiança RH em Niterói e no Rio. Ela diz que o mercado de trabalho nesta área é amplo, mas faz uma ressalva dizendo que faltam profissionais mais bem qualificados.

Sobre a profissão

O curso de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos visa formar profissionais aptos a compreender e otimizar a relação entre empregadores e empregados. Esse profissional também é capacitado para equacionar todas as questões que envolvem a contratação de pessoas dento do contexto sócio-econômico do nosso país.

O gestor de recursos humanos é habilitado para detectar e diagnosticar problemas na dinâmica das instituições, estabelecendo prioridades e estratégias para o alcance dos objetivos, devendo, portanto, ser um profissional ético, com grande poder de negociação, ativo, empreendedor e inovador.

Fica sob a responsabilidade desse profissional a realização de projetos de plano de carreira para as empresas, a elaboração e implementação de processos de seleção de pessoal e o estudo de remanejamento de mão de obra dentro das instituições.

Mercado de Trabalho

O mercado tem se expandido na medida em que as empresas percebem a necessidade de investir em profissionais gabaritados para selecionar e gerenciar seus quadros funcionais.

Com o forte aquecimento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com