TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Ensaios: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5

MODERNA GESTÃO DE PESSOAS 5

Conceito de Gestão de Pessoas 6

Paralelo entre o Filme: Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas 7

Comportamento Organizacional 8

Recrutamento e Seleção de Pessoal 9

Análise do Comportamento 9

A Organização pesquisada 10

PESQUISA SOBRE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA MACAL NUTRIÇÃO ANIMAL 11

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 13

PLANO DE AÇÃO 14

CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO

Neste trabalho mostraremos que Recursos Humanos não só tem a finalidade de recrutar, selecionar e contratar como também as funções de gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. Os profissionais de Recursos Humanos, nos últimos anos, veem sendo bastante valorizados, pelas mudanças políticas, econômicas e principalmente culturais das organizações, que passaram a valorizar mais o capital humano. As pessoas estão em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento, e é necessário que a organização dê o suporte necessário para que este seja positivo para os resultados da empresa. Além de administrar o capital humano, proporcionando-lhes condições, tanto estruturalmente quanto em capacitação, para que possam dar o melhor de si.

A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Modernamente, o conceito de Administração de Recursos Humanos (ARH) passou por uma formidável ampliação. Hoje, a ARH é a área da administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todo os recursos humanos da empresa. Ela envolve atividades de atrair, manter e desenvolver pessoas nas empresas. Assim a ARH requer, necessariamente, a conjunção de duas realidades: empresas e pessoas. Sem empresas e pessoas não haveria a ARH. A ARH está preocupada em fazer com que o relacionamento entre empresas e pessoas seja excelente. Isso significa fazer com que a empresa crie um contexto no qual as pessoas se sintam bem, ao mesmo tempo em que faz com que elas agreguem valor ao trabalho que executam e permite que a empresa alcance os resultados pretendidos pela sua administração. A interação entre empresas e pessoas é o assunto mais importante da ARH.

Durante muito tempo, a Administração de Pessoal (AP) foi conhecida como a área da administração que cuidava exclusivamente de admissões, pagamento e demissões da mão de obra das empresas, de acordo com a legislação trabalhista vigente. Naquela época, a área de AP considerava apenas as pessoas que trabalhavam em atividades físicas, de operações, mecânicas e fabris. O velho conceito de AP era derivado daquilo que os economistas chamavam de trabalho: uma atividade limitada a transformar o que provinha do fator de produção natureza.

MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

Quando as organizações são bem-sucedidas, elas tendem a crescer ou, no mínimo, a sobreviver. O crescimento acarreta maior complexidade dos recursos necessários às suas operações, com o aumento de capital, incremento de tecnologia, atividades de apoio etc. E, de lambuja, provoca o aumento do número de pessoas, bem como a necessidade de intensificar a aplicação de seus conhecimentos, habilidades e destrezas indispensáveis à manutenção e competitividade do negócio. Com tudo isto se assegura que os recursos materiais, financeiros e tecnológicos sejam utilizados com eficiência e eficácia. E as pessoas passam a significar o diferencial competitivo que mantém e promove o sucesso organizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente concorrencial.

Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. Em vez de investirem diretamente nos produtos e serviços, elas estão investindo nas pessoas que entendem deles e que sabem como criá-los, desenvolvê-los, produzi-los e melhorá-los. Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e que sabem como satisfazê-los e encantá-los. As pessoas passam a constituir o elemento básico do sucesso empresarial. Fala-se hoje em estratégia de recursos humanos para expressar a utilização deliberada das pessoas para ajudar a ganhar ou manter uma vantagem autossustentada da organização em relação aos concorrentes que disputam o mercado. A estratégia constitui o plano global ou a abordagem geral que a organização adota, para assegurar que as pessoas possam cumprir adequadamente a missão organizacional.

Conceito de Gestão de Pessoas

Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização, para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. No Brasil, as práticas na gestão de recursos humanos vigentes nas empresas brasileiras ainda continuam bastante heterogêneas. Historicamente, no entanto, podem ser constatadas alterações nas características gerais dessas práticas. Essas ocorreram, principalmente, em função de alterações na legislação trabalhista e nos modelos de gestão e de produção.

A Gestão de Pessoas, também chamada Gestão de Talentos, antes Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com