TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Dissertações: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

A comunicação promoveu, com a Internet e as redes sociais, novos comportamentos e, mais uma vez, é preciso pensar no conceito de liberdade. O que significa ser livre agora, na intimidade e na solidão da tela de um computador que nos leva para qualquer lugar a qualquer tempo? O que é ser livre diante de tanta “invasão” tecnológica? Violação da intimidade e da imagem das pessoas, invasão de privacidade, e por aí vai. Tudo seria muito mais fácil se todos tivessem ética e moral. A informação nos dias de hoje tem um valor altamente significativo e pode representar grande poder para quem a possui, seja pessoa, seja instituição, pois está presente em todas as atividades que envolvem pessoas, processos, sistemas, recursos financeiros, tecnologia etc.

2. DESENVOLVIMENTO

Na atualidade, o avanço das pesquisas biológicas abordam temas como a clonagem, células-tronco, transplante de órgãos que também estão alinhados nos problemas de políticas de saúde pública. Todas elas nos remetem ás questões éticas permeadas pela liberdade. Na sociedade tecnológica em que vivemos, o poder de conhecimento que a tecnologia nos traz, tem suas vantagens e desvantagens tanto em uma organização como na vida pessoal.

A violação da privacidade é crime, o ser humano se sente constrangido por estar sendo altamente invadido na sua vida pessoal e residência pois a sociedade recrimina um individuo que está sendo investigado, principalmente quando se comprova que o mesmo não estava envolvido em tal situação, como podemos notar no caso do HSBC, que foi multado justamente por não respeitar a vida particular de seus colaboradores,através da contratação de uma empresa de inteligência empresarial para realizar as investigações devido o alto número de colaboradores afastado por motivos de saúde. Muitas vezes ocorre que o funcionário esteja com problemas pelo fato de está sobrecarregado e isso acaba acarretando um cansaço físico e mental, acontece de muitas vezes, a empresa não entender o lado do trabalhador priorizando somente seus serviços, não dando uma boa remuneração devida, não oferecendo locais de trabalho tranqüilo, tudo isso acarreta um mal á saúde.

Hoje há maneiras lícitas de averiguar um funcionário para comprovar se os documentos e informações repassadas por este à seus superiores são verdadeiras ou se possuem procedência duvidosa, como por exemplo, analisando carimbos, assinaturas e datas de plantão, ou mesmo através de ligações e visitas aos seus funcionários que apresentam os referidos problemas de saúde, sem no entanto adentrar sua privacidade.

A ética e a moral devem ser valores a ser seguidos por toda e qualquer empresa e individuo, tanto na área profissional, como na sua vida pessoal, ou seja em seu dia-a-dia, visto que são estes que norteiam o conjunto de normas que orientam nosso comportamento em relação às decisões sobre o bem e o mal, o certo e o errado .

.

3. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO

A Sociedade da Informação é uma nova Era, em que a informação é veiculada de forma rápida, as transmissões de dados são de baixo custo e as tecnologias de armazenamento são amplamente utilizadas. Baseia-se em Tecnologias de Informação e Comunicação que abrangem a difusão, a aquisição, o armazenamento e o processamento de informação através de meios eletrônicos.

A organização usa a informação para dar sentido as mudanças do ambiente externo. A empresa vive num mundo dinâmico e incerto. Precisa garantir um suprimento confiável de materiais, recursos e energia.

O uso estratégico da informação é aquela em que a organização cria, organiza e processa a informação de modo a gerar novos conhecimentos por meio do aprendizado. Novos conhecimentos permitem à organização desenvolver novas capacidades e melhorar os processos organizacionais.

3.1 BENEFICIOS TRAZIDOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com