TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS HUMANOS

Ensaios: RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Direitos Humanos são os direitos fundamentais da pessoa humana. No regime democrático, toda pessoa deve ter a sua dignidade respeitada e a sua integridade protegida, independentemente da origem, raça, etnia, gênero, idade, condição econômica e social, orientação ou identidade sexual, credo religioso ou convicção política.

Toda a pessoa deve Ter garantido seus direitos civis (como o direito à vida, segurança, justiça, liberdade e igualdade), políticos (como o direito à participações nas decisões políticas), econômicos (como o direito ao trabalho), sociais (como o direito à educação, saúde e bem-estar), culturais (como o direito à participação na vida cultural) e ambientais (como o direito a um meio ambiente saudável).

A constituição federal de 1988 Art. 205. A educação direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E FUNDAMENTAIS

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Essa é uma afirmação da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, que também diz que os direitos humanos têm a ideia de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.

E é justamente essa igualdade perante a lei que vem sendo violada, não respeitando o direito das crianças e dos adolescentes, segundo a Constituição Brasileira de 1988, que em seu art. 227, estabelece “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à alimentação, à educação, ao lazer, á profissionalização, á cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

A violação da qual nos referimos é o aumento significativo de crianças que começam a trabalhar cada vez mais cedo, na maioria das vezes com o consentimento dos próprios familiares, com o objetivo de aumentar a renda familiar. Um dos problemas que vem se agravando por causa disso é a falta de opções que esses jovens têm de conseguir um futuro melhor, sim porque quando se começa a trabalhar, logo se abandona e escola e daí não restam muitas opções, o futuro que tinha antigamente vai embora e para muitos resta apenas a marginalidade.

Mas como foi dito anteriormente, é dever da família, da sociedade e do Estado buscar sempre e conseguir que as crianças se interesse pela escola, para futuramente conseguir crescimento pessoal e profissional junto à comunidade. Porém outro problema que vem crescendo em todo território brasileiro é a qualidade do ensino escolar que visivelmente está deixando a desejar, pois já é observado que há uma falta de domínio da leitura e da escrita, motivada muitas vezes pela falta de incentivos e de livrarias nos municípios. Como podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com