TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Monografias: RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 3

Administração de recursos materiais e patrimoniais é a atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos e comprar até a entrega do produto terminado para o cliente. (GURGEL. Floriano do Amaral e FRANCISCHINI. Paulino G. 2002). É através dela que todas as funções dentro da organização são executadas, pode ser definida como um sistema de gestão que analisa programa e abastece os departamentos com o que eles necessitam na hora exata. A administração de recurso materiais e patrimoniais não deixa de ser um estoque onde tem de tudo um pouco e nunca pode faltar nada, pois tudo é controlado com um sistema integrado aos departamentos que interagem entre si deixando um único sistema todo organizado e pronto para atender a necessidade de cada um dos departamentos em questão.

Todo o processo visa aumentar a produtividade com eficiência, aumentar a qualidade com eficácia e produzir a quantidade exata com efetividade, entende-se então que todo o processo é baseado nos 3 E’s, eficiência, eficácia e efetividade.

Tem como princípios a qualidade, pois o produto final deve ser aceito pelo mercado e nunca rejeitado, se a quantidade de material estocada é suficiente para atender a demanda, se o prazo de entrega está ok tanto para os consumidores quanto para a empresa, se o preço está correto dentro dos parâmetros estabelecidos e se é possível conseguir a concorrência no mercado e se as condições de pagamento atende a todos ocasionando assim maiores vendas e transformação do produto em dinheiro o mais rápido possível.

Todo esse processo tem como objetivo visualizar quais são os melhores produtos a serem elaborados e eliminar aqueles que não dão tanto retorno e não tem tanta rotatividade. Pois quando o produto em estoque que não tem tanta rotatividade acaba ocupando o lugar daquele que tem mais saída e maior índice de “liquidez”.

As principais técnicas utilizadas são as Just In Time, que atende a necessidade no período exato e na quantidade certa e a Base do Jist que elimina as funções desnecessárias. Todo esse processo como dito anteriormente é baseado em um sistema onde você entra com os dados e logo em seguida já é feita ação (EDI), enviando os materiais e suprindo a necessidade de quem solicitou instantaneamente e se for preciso efetuar a compra de algum material é enviada uma mensagem instantaneamente para o fornecedor.

Para que se obtenha o sucesso existem técnicas adequadas para comprar materiais, distribuir e estocar. Existem também ferramentas de acompanhamento que classificam os itens estocados separando os de maiores utilização e os de menores utilização relatando no caso do estoque o quanto proporcionou de lucro no período ou o quanto se consumiu , esta ferramenta se chama Classificação ABC.

CONCLUSÃO

Como podemos verificar ao longo deste trabalho, o processo da administração de materiais é a parte da administração geral que trata da área específica que visa aumentar a produtividade com eficiência, aumentando sua qualidade com eficácia e produzir a quantidade exata com efetividade, como isso, visa o baixo custo de aquisição e posses,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com