TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS MATERIAIS E PATRIMÔNIAIS

Pesquisas Acadêmicas: RECURSOS MATERIAIS E PATRIMÔNIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 3

Em um conceito mais atualizado e mais moderno o termo administração de material é uma atividade que abrange a execução e gestão de todas as tarefas de suprimento, transporte e manutenção do material de uma organização.

Ela corresponde, portanto, no seu todo, ao planejamento, organização, direção, coordenação e controle de todas as tarefas necessárias à definição de qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação dos materiais destinados às atividades operacionais de uma organização, seja de natureza militar, industrial, comercial ou de serviços.

Os Objetivos da administração de matérias nada mais é que ter preços baixos, ter grande rotatividade de estoque, baixo custo nas aquisições e posses, ter uma qualidade consistente, pouca despesa com pessoal, ter ótimas relações com seus fornecedores, ter uma continuidade de suplementação e por fim ter bons registros.

Ela cuida da área especificas dos materiais na administração além de ser uma atividade integrada da logística empresarial, que abrange a gestão e execução das tarefas e suprimentos transporte e manutenção, são classificados de acordo com a necessidade de cada empresa. Em sua utilização são classificados das seguintes maneiras: Equipamentos, materiais de consumo, matérias primas e insumos.

Quanto ao seu valor econômico o preço não é tão importante assim, sendo que o que conta mais é se o material e nacional, se é estrangeiro, se é fácil conseguir sua obtenção, se podem se substituídos e que gerem empregos.

O seu valor estratégico varia de acordo com o que o material esta ligado, por exemplo: segurança nacional, escassez ou abundancia do mesmo. A política de cada material também varia de acordo com o ramo de atividade da empresa para essa avaliação existem critérios e técnicas, uma delas é a padronização dos materiais que estão em uso na empresa, após isso seria evitar o gasto excessivo de recursos, estoques mortos, paralisação da empresa pela falta de material, mas devemos ter uma atenção com relação a obtenção desses materiais, pois a tendência da globalização da economia os fornecedores se multiplicam-se fazendo com que essas equipes de trabalho tenho grande complexidade.

Existem outros fatores que preocupam também, o transporte pode ser considerado um deles sendo ela interno ou externo, se houver um baixo desempenho em sua execução, há um comprometimento da atividade, por esse motivo o melhor caminho a se trilhar seria terceirizar essa parte de transporte e ficar sempre atento as novas tecnologias nessa área. O armazenamento também é uma das grandes preocupações por parte dos administradores, pois para se estocar existe um custo, então antes de qualquer coisa deve se existir um planejamento, uma padronização, alem, de procurar reduzir a quantidade armazenada e aumentar a velocidade de rotatividade do que entra e sai nesses locais, alem de estar atualizado com as tendências modernas nessa área que podem ajudar na eficiência e reduzir custo.

Contudo, não se deve só conhecer essas técnicas se na empresa que estou inserido, se a mesma é uma empresa descoordenada, desorganizada certamente não terei um ótimo resultado, para isso citarei algumas providencias para que a empresa atinja altos níveis de eficiência em suas atividades:

1* Organização e métodos – Deve-se realizar um estudo na área administrativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com