TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECURSOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO ACADÊMICO OU PARA FACILITAR A SUA LEITURA

Projeto de pesquisa: RECURSOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO ACADÊMICO OU PARA FACILITAR A SUA LEITURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

RECURSOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO ACADÊMICO OU PARA

FACILITAR A SUA LEITURA

Por Maria Adelaide de Freitas (DLE-UEM) (adaptado)

Uma das competências em que se deve investir, quando em cursos de graduação ou mesmo de pós-graduação e quando for o caso, é na própria capacidade de desenvolver um discurso acadêmico segundo as normas ou convenções da área pertinente. Para tanto, o acadêmico deve estar atento para alguns recursos, à sua disposição nas próprias leituras de textos especializados a que recorre, que poderão auxiliá-lo na construção de seu próprio discurso, bem como facilitar a leitura de textos afins.

A seguir, apresentamos algumas expressões e termos apropriados para esse tipo de discurso com o objetivo de facilitar a tarefa do escritor, tornando-o, desta maneira, alerta a outras possibilidades de usos semelhantes aos destacados aqui. As expressões e os termos estarão separados de acordo com alguns dos componentes da estruturação do discurso acadêmico, a saber:

JUSTIFICATIVA

(histórico; situando o leitor dentro do contexto)

• O que nos levou a este estudo...

• Nosso interesse por esta questão...

• Os resultados dos estudos que tratam (da questão X) demonstram que são insuficientes as / os...

• Uma vez que resultados de pesquisa parecem não ser satisfatórios quanto à questão da /do..., procuraremos demonstrar por meio do presente trabalho...

• Conforme sugerido por X, parece que os dados oriundos dos diversos estudos sobre X não são suficientes para tratar (da questão X), mais especificamente no que diz respeito a X. Portanto, temos como interesse desenvolver uma pesquisa que visa... (=objetivo).

• Devido à lacuna que se constata no que tange à X, o presente estudo justifica-se...

• Abrir um espaço para que o aluno-professor reflita sobre esses aspectos é, a nosso ver, fundamental, pois é a partir dessa explicitação que ele poderá analisar tanto as teorias acadêmicas quanto às práticas a que estará exposto durante seu processo de formação.

• Notamos que a ideia de profissional reflexivo vem se desenvolvendo consideravelmente no campo de ensino de línguas, tanto que parece importante que compreendamos, primeiramente, qual é a natureza dessa reflexão.

• Dava-se muita atenção ou a teorias de aprendizagem, mal digeridas, ou ao repasse puro e simples de técnicas de ensino. Pouco era feito no que diz respeito à criação de um ambiente de reflexão para que o professor se conscientizasse da natureza social do trabalho em sala de aula de língua estrangeira e da função social desse trabalho, na escola brasileira. Conscientes da importância de sua função social como educadores, X E Y uniram-se na criação do Programa W, com o objetivo de oferecer cursos de formação contínua para professores ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com