TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO MOTIVACIONAL NAS AULAS DE LEITURAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  3/5/2015  •  Artigo  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE LETRAS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

GRUPO N.º 25

NOME DOS ALUNOS

Arnon José Pereira Chaves

Grécia Silveira Jardim

José Adilton Prates Pessoa

Josiane Soares Fernandes

Maiara Crislaine Rodrigues Neves

TITULO DO PROJETO

AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO MOTIVACIONAL NAS AULAS DE LEITURAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

1- Delimitação do Tema

A presente pesquisa busca investigar a importância das histórias em quadrinhos (HQs) para a formação do leitor. Pretende-se, colaborar com os educadores e futuros profissionais da educação, para que possam incrementar suas aulas, tornando-as lúdicas e especiais, oferecendo aos discentes aulas entusiasmadas, por meio da inserção das histórias em quadrinhos como uma forma leve de aprendizagem e como recurso importante na prática da leitura.  A pesquisa revelou a compreensão das HQs como um material pedagógico valoroso para a conquista dos educandos ao processo de ler e desenvolvimento das habilidades leitoras.

2- Justificativa

A sociedade em geral enfrenta sérios problemas de ensino, sendo a leitura e a escrita os principais deles. Pois os jovens terminam o ensino médio com dificuldade em entender e interpretar aquilo que leem e de produzir textos.

Para isso, muitas são as estratégias, que cabe as escolas e aos educadores pensarem e colocar em prática para solucionar tais problemas. As histórias em quadrinhos podem mudar essa realidade, tornando a leitura prazerosa e espontânea e de fácil acesso a todos, além de motivar e investir no aluno o costume e prazer da leitura.

O projeto, “As Histórias em Quadrinhos como Recurso Motivacional nas Aulas de Leituras do Ensino Fundamental”, consiste em buscar ideias sobre autores, criar estratégias e apresentar sugestões para tornar a leitura um hábito comum e corriqueiro na vida dos jovens.

A maioria das crianças e jovens não possuem o hábito de leitura, pois vivem na era das diversões eletrônicas e infelizmente os livros e as bibliotecas foram substituídos gradativamente por outras mídias, outros recursos, que a cada dia se tornam mais sintonizados e menos leitores. Nesse sentido, estratégias de leituras precisam ser criadas e as HQs trazem jogos de imagens, linguagem acessível que proporciona facilidade de leitura e ao mesmo tempo incentiva a criatividade e o gosto pela leitura.

Consciente dessa problemática é que se propõe o trabalho voltado para o incentivo à leitura aliados as pesquisas e aos recursos multimídias para uma maior integração da turma na realização das atividades.

3-Objetivos

3.1-Objetivo Geral

• Desenvolver o gosto pela a leitura de forma espontânea e prazerosa tendo como recurso motivacional as histórias em quadrinhos

3.2-Objetivos Específicos

• Estimular a criatividade;

• Motivar os alunos a produzir e criar novas histórias;

• Colocar os alunos em contato com diferentes linguagens verbais e não verbais;

• Caracterizar os ambientes que aparecem nas histórias;

•Desenvolver a capacidade artística dos alunos, expressando-se através de imagens e textos.

4- Metodologia

Após definirmos e delimitarmos o assunto a ser desenvolvido buscamos informações bibliográficas para nos auxiliar na caminhada em busca das respostas aos objetivos propostos.

Inicialmente localizamos as fontes bibliográficas em bibliotecas, com professores e através da Internet. Procuramos ajuda também com profissionais da Educação que atuam em Escolas multisseriadas.

De posse do material selecionado, fizemos uma leitura preliminar, percorrendo o índice, o resumo, a introdução e conclusão para identificar se as obras e os textos estavam pertinentes ao assunto definido.

O tipo de pesquisa utilizada foi a bibliográfica-histórica.

5- Fundamentação Teórica

Conforme Vergueiro (2004), desde o surgimento da espécie humana, a escrita e os desenhos destacam-se como elo de comunicação entre os seres, seja por meio de um recado desenhado nas paredes das cavernas, nas quais viviam os seres primitivos, seja pelo desenho de uma experiência daquelas pessoas em seu cotidiano. Tais situações de escrita e de desenhos compõem a forma de comunicação, permeada de imagens gráficas, as quais somente após muitos estudos foram consideradas como tentativas de se falar, comentar os acontecimentos ocorridos durante o dia das pessoas. Estabelece-se, nessa época primitiva, a comunicação visual, um canal de informações próprio para o desenvolvimento da interação entre os seres humanos.

[...] as histórias em quadrinhos vão ao encontro das necessidades do ser humano, na medida em que utilizam fartamente um elemento de comunicação que esteve presente [...]: a imagem gráfica. O homem primitivo [...] transformou a parede das cavernas em um grande mural, em que registrava elementos da comunicação para seus contemporâneos: o relato de uma caçada bem sucedida [...] O advento do alfabeto fonético fez com que a imagem passasse a ter menor importância como elo de comunicação entre os homens [... (VERGUEIRO, 2004, p. 8 e 9)

As histórias em quadrinhos se propagaram pelo mundo inteiro, tornando-se um meio de comunicação em massa, com vasta variedade de gêneros para atender seus leitores.  Porém segundo Vergueiro (2007), durante muito tempo as histórias em quadrinhos foram vistas com desconfiança por pais e educadores, pois trata-se de um meio de comunicação de grande consumo e com conteúdo voltado, muitas vezes, a crianças e jovens.

A introdução das histórias em quadrinhos (HQs) na educação aconteceu de forma bastante restrita, utilizadas inicialmente nos livros didáticos para ilustrar textos complexos. Com o tempo, foi sendo observada a boa aceitação entre os alunos e as pesquisas mostraram benefícios de sua utilização nas salas de aula como apoio pedagógico as diversas disciplinas (VERGUEIRO, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (621.3 Kb)   docx (374.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com