TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiguidade No Processo De Leitura Do Discurso Religioso

Trabalho Universitário: Ambiguidade No Processo De Leitura Do Discurso Religioso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 6

O que é ter uma religião? O que é ter fé? O que é Deus para nós? Existe não existe? São algumas das questões ambíguas que nos invadem ao longo da nossa estadia aqui na terra ou pelo menos parte dela… Para chegar a Deus existem imensas formas e uma delas é sempre ler e estudar a Bíblia porque ela é totalmente confiável, sem erro. A Bíblia é única entre tantos livros chamados “sagrados”, pois não dá simplesmente ensinamentos morais dizendo: “confie em mim”. Ao contrário, nos dá a capacidade de testá-la verificando as centenas de detalhadas profecias que faz, verificando os registros históricos que faz, e checando os fatos científicos que relata. Aqueles que dizem que a Bíblia tem erros têm seus ouvidos cerrados à verdade. A Bíblia nos dá um padrão de medida pelo qual podemos diferenciar a verdade do engano. Ela nos diz como é Deus. Ter uma impressão errada de Deus é adorar a um “ídolo” ou “falso deus”, pois assim estamos adorando algo que não é Ele! A Bíblia nos diz como alguém verdadeiramente chega ao céu...

Mas existem diferenças de pregação entre a Bíblia católica e a Bíblia evangélica mas isso não as tornam uma verdadeira e outra falsa. Ela é única em sua essência e tem o mesmo propósito que é apresentar a salvação em Jesus Cristo. Católicos e evangélicos submetem à mesma palavra. O critério de salvação para um evangélico é o mesmo para um católico. Se os evangélicos insistem que é necessário entregar a vida a Jesus e obedecer à palavra de Deus, a Bíblia católica não desmente isto, pelo contrário, ela confirma isto. Portanto, a diferença entre evangélicos e católicos não é pelo que está na Bíblia e sim pelo que não está. Enquanto que os evangélicos têm sua fé fundamentada exclusivamente nas sagradas escrituras, os católicos baseiam-se também na tradição e nos dogmas da igreja, como: a assunção de Maria, a infalibilidade do papa, o purgatório, o culto aos mortos, culto aos santos, entre outros. Estes ensinamentos não são bíblicos e, portanto são alguns dos pilares que distanciam evangélicos de católicos. Mas fiquemos com a Bíblia, pois ela é a palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo e fonte de toda a informação que o homem precisa para conhecer a Deus. A Bíblia é um livro que não se destina a uma mera leitura, é a Palavra de Deus.

Há vários modos de ler e, conseqüentemente, em vários modos de interpretar e entender um texto bíblico. A característica principal do gênero texto religioso é o discurso autoritário, ou seja, há uma desproporção na relação entre locutor e leitor, estes se organizam em planos diferentes: um da ordem espiritual, Deus e seu reino, e outro de ordem temporal, leitores humanos. Para os que acreditam no discurso religioso a salvação é uma promessa e para os que não crêem, é uma intimidação. A linguagem religiosa está envolta de sentido para comprovar a existência Divina. O discurso religioso é estruturado para estabelecer uma relação virtual entre Deus e o homem. Para tentar provar seus argumentos o discurso religioso, apresenta seus argumentos de forma autoritária e de forma incontestável. O leitor no decorrer do texto é colocado em uma posição de desvantagem, com uma atitude de submissão e conformação perante o discurso proposto. Este gênero de texto põe o leitor em uma posição em que ele não encontra uma saída, pois se ele não seguir a Deus está perdido. Neste contexto a advertência se assemelha à ameaça, onde não existe chance para quem não adere ao discurso, pois as palavras de Deus são incontestáveis.

Um exemplo de texto religioso é “Pai Nosso”:

Pai nosso que estais no céu,

Quando você diz essa frase do pai-nosso, você está chamando Deus, que está no céu, o Pai de Jesus. Foi Deus que fez o mundo e tudo o que há nele.

Santificado seja o vosso nome,

Isso quer dizer que o nome de Deus é sagrado. Por isso, você deve respeitá-lo, não dizendo em brincadeiras. E também admirar todas as coisas bonitas que Deus fez.

Venha a nós o vosso Reino,

O Reino de deus está aqui mesmo, onde nós vivemos. Para que você viva nele, basta fazer tudo que Deus quer.

Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu;

Isso quer dizer que tudo o que Deus faz é bem-feito. Ás vezes, se alguma coisa não dá certo para você, não fique preocupado. Deus quis assim. Faça melhor da próxima vez.

O pão nosso de cada dia nos daí hoje,

Dizendo essa frase, você está pedindo que Deus lhe dê todos os dias o alimento necessário para conservar sua saúde. E nunca falte trabalho à sua família.

Perdoai as nossas ofensas, assim como perdoamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com