TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECÍRCULO DE ÁGUA

Artigo: RECÍRCULO DE ÁGUA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

A Fiat Automóveis recircula 99% da água que utiliza nos processos produtivos. O Complexo de Tratamento de Efluentes Líquidos da fábrica em Betim está em atividade desde 1998 e foi modernizado em 2010.

A utilização dos sistemas de Membranas (MBR) e Osmose Reversa proporcionou o avanço tecnológico que resultou na melhoria qualitativa, propiciando o aumento do volume de água recirculada de 92% para 99%, em 2010. Na prática, significa a quase eliminação da captação da água potável da rede pública para o uso industrial e uma economia que corresponde, em valores, ao abastecimento de uma cidade de 30 mil habitantes.

Diariamente, a Fiat monitora os parâmetros do efluente tratado em um laboratório próprio, acreditado de acordo com as normas da ISO 17025, que faz o controle de todo o processo de tratamento para verificar sua eficiência e qualidade.

A Fiat Automóveis foi a primeira fábrica do setor automotivo do país a destinar 100% dos resíduos que gera para a reciclagem e a reutilização, eliminando o envio para aterros. A meta foi alcançada em 2011 como resultado do projeto Aterro Zero, que faz parte da política ambiental da empresa, focada na prevenção dos impactos, uso racional dos recursos naturais, investimento em tecnologias e treinamento contínuo dos empregados.

Para que a meta do Aterro Zero seja diariamente alcançada, todos os empregados participam com ações fundamentadas na hierarquia da pirâmide dos 5Rs: Recuse, Reduza, Reutilize, Recicle e Recupere. Por meio dos 5Rs, a Fiat busca, primeiramente, eliminar e reduzir a geração de resíduos nos processos e termina por reaproveitar, reciclar e recuperar os materiais.

O trabalho da equipe ambiental da Fiat também é intenso na análise dos resíduos e no desenvolvimento de estudos para ampliar, cada vez, os índices de reciclagem e reaproveitamento. Na busca por soluções inovadoras, fomos pioneiros no setor na implantação de um sistema para a reciclagem de isopor, que reduz em 50 vezes o volume do material.

Na Ilha Ecológica, o isopor é processado e transformado em matéria-prima para produção de materiais plásticos, como canetas e capas de CDs. Como resultado dessa tecnologia, a Fiat deixou de fazer cerca de nove mil viagens de caminhão para a destinação e tratamento correto desse resíduo, desde 1998.

Uma das diversas formas que a Fiat utiliza para reaproveitar materiais também está diretamente ligada à preocupação com o bem-estar e o desenvolvimento econômico da comunidade do entorno da fábrica. Alguns materiais, como fivelas, calotas e aparas de cinto de segurança, são enviados para a Cooperárvore, cooperativa social que faz parte do programa Árvore da Vida – Jardim Teresópolis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com