TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. De Rec. Humanos

Pesquisas Acadêmicas: Adm. De Rec. Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  1.535 Palavras (7 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO – SEGUNDA PARTE – 2013/1

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

SAMUEL EVANS DE SOUZA

Santa Cruz do Sul, Junho, 2013.

Leia com muita atenção as perguntas e responda de maneira clara e objetiva.

No mínimo 05 linhas para cada resposta.

1. Você é o Gerente de Recursos Humanos e considera o seu departamento uma equipe. Diante disso e do que foi estudado sobre trabalho em equipe, apresente de forma sucinta o que você espera de sua equipe.

Considerando que equipe é um conjunto de pessoas com o mesmo objetivo, espera-se que esta equipe seja pró ativa, que seus membros tenham autoconhecimento e saibam quais suas habilidades. Para um bom resultado a equipe deve ser criativa, ética, determinada, autocrítica, priorizar sempre o objetivo da equipe e não os pessoais, compreender a responsabilidade de cada um, apoiar as decisões tomadas em grupo e não julgar somente por fatos.

2. Diz-se que o “Treinamento é o processo educacional de curto prazo e aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos.” Diante desta afirmação, apresente cinco motivos pelos quais as organizações devem realizar treinamentos.

O treinamento é uma ferramenta estratégica para o crescimento de uma organização, visto que existem vários tipos de treinamento, pode-se afirmar que todos vêm em busca de capacitar o indivíduo para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem. Desta forma a organização deve realizar treinamentos, para: ensinar novos comportamentos e procedimentos; motivar o colaborador, mostrando que a empresa se importa com o desenvolvimento pessoal de cada um; aumentar a produtividade; transmitir informações sobre a organização, como política, regras, valores, diretrizes; desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes; ensinar a manusear os equipamentos/máquinas, assim evitando prejuízos com o maquinário.

3. Atualmente, as empresas têm se preocupado com a Gestão do Conhecimento e estão mobilizadas em criar ambientes propícios à aprendizagem. Apresente cinco mudanças que têm sido observadas pelas empresas para criar ambientes de aprendizagem.

A primeira mudança que se observa é no setor de recursos humanos da empresa, como: a politica de RH (treinamento, seleção); na posição do RH na estrutura das empresas, passa a ser maior e mais próximo ao colaborador. Outras mudanças que podemos observar, são: na elaboração das estratégias, buscando melhor comunicação; no processo de decisão, visando um ambiente confiável; preocupação com o capital social da organização.

4. A avaliação de desempenho é uma análise sistemática do desempenho de cada pessoa dentro da organização em função das atividades que ela exerce, das metas e resultados a serem alcançados e do seu nível de desenvolvimento. Por que a avaliação de desempenho é importante dentro das organizações?

A avaliação de desempenho serve para julgar o individuo no exercício de seu cargo, ajudando a analisar quais os pontos fortes e fracos do colaborador, podendo visualizar o que é necessário melhorar, assim ajudando a avaliar seus rendimentos conforme as metas propostas, também auxilia como base nas tomadas de decisões em situações que envolvem escolhas. É importante ressaltar que na avaliação de desemprenho o que deve ser observado e avaliado é o comportamento do colaborador de acordo com suas funções, e não da pessoa.

5. Existem cinco (05) dimensões essências que criam condições para que o ocupante do cargo encontre satisfação no desempenho do seu cargo. Essas dimensões produzem satisfação pessoal e envolvimento humano com a tarefa, o que gera maior produtividade e satisfação no trabalho. Quais são essas cinco dimensões? Cite e explique cada uma delas.

As cinco dimensões abaixo, ajudam a motivar o colaborador a exercer um cargo.

- Variedade: trabalho diversificado eliminando a rotina.

- Autonomia: qualquer pessoa deve ter o mínimo de autonomia para favorecer o grau de independência, ampliando a liberdade de planejar e programar seu trabalho.

- Significado da tarefa: noção da contribuição à organização, mostrando sua importância na realização da tarefa, assim tornando o individuo motivado.

- Identidade com a tarefa: executa integralmente a tarefa, é responsável pela execução do inicio ao fim, visualizando o produto final, como um objetivo alcançado.

- Retroação: retorno que a pessoa recebe para avaliar seu desempenho.

6. Os gestores das empresas devem estar atentos quanto às suas políticas e práticas de salários e benefícios, pois problemas nesta área contribuirão de maneira negativa para o grau de comprometimento com os objetivos da empresa, para o ambiente de trabalho, o espírito de equipe, a gestão dos talentos, dentre outros.

Analisando o texto acima, apresente quatro (04) motivos que justifiquem a importância da administração de salários dentro de uma organização?

Mantém os colaboradores: Uma boa administração de salários retém talentos dentro da organização, valorizando seus funcionários de forma que fiquem satisfeitos sem que os mesmos tenham interesse de buscar algo fora da empresa

Motivação: Capaz de manter os colaboradores motivados e comprometidos com seu trabalho, pois, sentem-se valorizados pela organização.

Atratividade: A administração de salários bem elaborada é capaz de despertar o interesse de profissionais que estão em busca de um novo emprego ou de mudar de empresa.

Plano de carreira: Estimula os funcionários a darem o seu melhor dentro da organização. Pois sabem que existe a possibilidade de crescimento e desperta interesse em quem esta de fora.

7. Do ponto de vista da Administração de Recursos Humanos, a organização ideal é aquela que não apenas capta e aplica seus recursos humanos adequadamente, mas também os mantém na organização. A manutenção dos recursos humanos na organização exige uma série de cuidados especiais, entre os quais sobressaem os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com