TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REDUÇÃO DA MOTIVAÇÃO ATRAVÉS DA LIDERANÇA

Tese: REDUÇÃO DA MOTIVAÇÃO ATRAVÉS DA LIDERANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Tese  •  1.940 Palavras (8 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 8

RESGATANDO A MOTIVAÇÃO ATRAVÉS DA LIDERANÇA

A satisfação e motivação dos empregados deve ser um dos objetivos prioritário do negócio, a exemplo do que ocorre com satisfação de clientes, analisa ainda, que as empresas que adotam estratégias de Qualidade Total passaram a dar maior ênfase ao gerenciamento dos seus recursos humanos, investindo em programas de treinamento e desenvolvimento, remuneração e beneficios.

Lendo alguns artigos pude notar que há um escritor chamado Marcondes a onde ele próprio argumenta que a preocupação com a motivação dos empregados em geral é recente.

Ele mesmo declara que durante a revolução Industrila, os empregados era tidos somente recurso produtivo, ao lado de máquinas e matérias primas.

Mas a partir de Frederick Taylor, no inicio do século XX, os empregados passaram a ser visto como um fator importante no proceso produtivo.

Este conceito de Taylor ainda continua exercendo influencia impar em algunas administrações modernas, sendo o grande resposnsavel por alguns de seus mais graves problemas, como por exemplo a desumanização do trabalho pelo mecanismo de repetitivo da produtividade individual, bvem ilustrado pelo filme tempos modernos de Charles Chaplin.

A preocupação com os aspectos comportamentais nas relações com os empregados inicio-se a partir das experiências de Elton Mayo, em suas pesquisas que ele conduziu na fábrica de Western Electric, em Chicago, no ano de 1924. Mayo era um psicólogo social, auxiliado por um grupo de pesquisadores, e observou durante algum tempo dois grupos de trabalhadores operando em diferentes condições de luminosidade. Em um dos grupos, a iluminação mantinha-se inalterada, ao passo que no outro a iluminação aumentava em intensidade.

Como era esperado, a produção do segundo grupo aumentou. Mas, para surpresa dos pesquisadores, a produção do primeiro grupo também aumentou. Então chegaram a conclusão que havia outro fator atuando sobre os grupos, tornando-os mais produtivos, independente das condições ambientais a que foram sub-mentidos. Este fator era de natureza motivacional, pois nada explicava o aumento da produtividade dos grupos. Desta forma, reagiram positivamente, embora tenham pasados por diferentes condições ambientais.

Após esta pesquisas, aconteceram vários outros estudos voltados para o comportamento humano no trabalho.

Dentre os psicólogos que se dedicaram a esse tipo de pesquisa podemos destacar, Dougals McGregor, Abraham Maslow e Frederick Hezberg. Pois as teorias motivacionais desenvolvidas por estes autores são claras ao apontar que a satisfação dos empregado decorre do atendimento de suas necessidades básicas, também chamadas de necessidades higiênicas, relacionadas com ambiente físico de trabalho, salário e segurança no emprego.Pois tais necessidades, entretanto, uma vez não atendiodas deixam de motivar os funcionarios.

Sendo assim estas teorias promoveram algunas alterações importantes nas relações de trabalho e na forma de gestão dos recursos humanos das empresas. E por outro lado, ficou também demonstrado, por meio das pesquisas, que as organizações, de modo geral, não se preocupavam em atender as necessidades de auto-realização dos funcionarios vindo limitar assim, o pleno uso das suas potencialidades.

Sua classificação das necessidades, por ordem de importância, serviu para demonstrar que o homem está sempre a procura de novos desafios e satisfações, na medida em que suas necesidades e demandas são atendida pela organização, como por exemplo: Auto-realização, Auto-estima e reconhecimento, promocionais, interação com clientes e relações com chefia, condições seguras de trabalho, remuneração, benefícios e estabilidade no emprego: Funções fisiológicas, corresponde as condições saudáveis de trabalho, conforto físico, horário de trabalho razoável e intervalos de descanso. Onde pode conclui que a manutenção de altos índices de satisfação dos empregados constitui-se em enorme desafio para os administradores de empresas.

Alguns estilos gerenciais, ainda tão presente nas organizações modernas, viria a sofrer a influência positiva do enfoque de qualidade nas relações do trabalho, com alterações radicais no papel das chefias onde as relações entre chefes e subordinados passaram por um processo de grande mudança. Os empregados passaram a ser cada vez mais envolvidos nos objetivos do negócio, recebendo maior autoridade para aprimorar os seus processos de trabalho, procurando atender melhor aos requerimentos dos seus clientes internos e, principalmente, dos clientes externos.

Sendo assim o gerente ou gestores agora por sua vez, passa a orientar, assessorar e monitorar o trabalho dos seus empregados, dando-lhes uma ampla liberdade de ação no que se diz respeito ao seu trabalho.

Uma vez que os objetivos são conhecidos, os gerentes ou gestores precisam passar aos empregados as informações de que precisam, para desenvolver um bom trabalho. Isso inclui os conhecimentos sobre as metas e a missão da empresa, sobre o trabalho que precisa ser feito por alguns departamentos, sobre as atividades específicas nos quais determinados empregados devem se concentrar e ainda passar aos funcionarios o porque que estas informações são importantes.

A informação não deve ser dada somente no início de um projeto ou uma tarefa. È preciso que as informações seja transmitida também no meio e no fim das atividades. Em outras palavras, os gerentes devem dar aos empregados um Feedback regular. As pessoas precisam sentir como se fizessem parte realmente do ambiente, e para isso é preciso estar interessasdo em ouvir sua opiniões. Pois o espírito de comunicação aberto e o compartilhar das informações constituem uma motivação ainda maior, quando passam a ser parte integrante do modo de trabalhar. Por tanto, toda empresa precisa criar canais de comunicação fáceis de se usar, para que os empregados possam expor suas dúvidas e preocupaçõese até mesmo sugestões, além de serem ouvidos. As linhas diretas com os empregados, caixas para sugestões, levantamentos, reuniões em pequenos grupos e sessões de debate com o presidente são alguns dos instrumentos a que uma empresa pode recorrer para levar seus funcionários a se manifestarem, (cito como exemplo a empresa em que eu hoje trabalho, onde se reúne os aniversariantes para tomar um café com o presidente, e ali estar ouvindo as propostas da empresa e também expor suas opiniões). Um dos objetivos mais importantes da comunicação aberta, para os gerentes e gestores, é poder aprender com os próprios empregados a respeito das coisas que os motivam. Considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com