TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFERENCIAL TEÓRICO

Por:   •  4/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Juliana et al (2016) , a postura corporal é definida como um arranjo balanceado das estruturas corporais, sendo determinada pelas posições dos segmentos entre si num dado momento. No que diz respeito a avaliação postural , a modernidade apresenta o SAPO. É uma proposta de pontos de marcação e medidas para avaliacao postural. Este protocolo foi sugerido pela equipe inicial do projeto de desenvolvimento do programa. A escolha desses pontos foi baseada na relevancia clinica, base cientifica, viabilidade metodologica e aplicabilidade.O objetivo da pesquisa foi avaliar a confiabilidade inter e intraexaminadores das medidas angulares definidas no protocolo de avaliacao postural do software SAPO.(SOUSA ALVES, JULIANA et al, 2016, p300).

Participaram deste estudo 24 individuos, com idade entre 20 e 35 anos (media 25 anos), selecionados aleatoriamente de um banco de dados de avaliacao postural em disfuncao temporomandibular. Os criterios de exclusao para este estudo foram: individuos amputados; com problemas neurológicos; doencas sistemicas, pé torto congênito; fratura de membros inferiores; alteração de equilibrio ou que estivessem em tratamento fisioterapeutico.Os ângulos propostos para a quantificacao das assimetrias posturais utilizados pelo protocolo do Software SAPO sao satisfatoriamente confiaveis para a grande maioria das medidas angulares estudadas, quando avaliadas por examinadores diferentes em um mesmo registro fotografico.(SOUSA ALVES, JULIANA et al, 2016, p301).

A distribuição de pressão na superfície plantar pode revelar informações tanto sobre a estrutura e função dos pés, como sobre o controle postural de todo o corpo, em condições sau dáveis ou patológicas. Diversos autores têm utilizado esse método de avaliação da força plantar (baropodometria) para avaliar problemas clínicos dos pés, identificar anormalidades e analisar o pós-operatório, verificando-se as mudanças na distribuição da pressão. Tal método é considerado seguro e ajuda no planejamento e tratamento dos pés. No entanto, os aparelhos utilizados são caros para a realidade brasileira.( AZEVEDO, APARECIDA LILIANA et al, 2009, p310).

Segundo Liliana et al (2009) , ''as plataformas de força que utilizam algumas dessas tecnologias medem, por meio do contato dos pés, a força de reação vertical do solo, que é uma força exercida abaixo da área do pé, sendo igual e oposta a todas as forças que agem de cima para baixo sobre o corpo humano.''

O registro da sola dos pés ou a análise da impres são plantar no papel é um método barato, simples e viável para estimar o arco longitudinal medial dos pés de crianças e adultos. As deficiências anatômicas em toda a extremi dade inferior podem resultar em alinhamento e padrões de movimentos anormais do pé e tornozelo, que levam a estresse e sobrecarga excessivos sobre os tecidos moles e estruturas ósseas, dando origem a microtraumas cumulativos e dores musculoesqueléticas, com potencial para afetar a função e causar incapacidades diversas.''( AZEVEDO, APARECIDA LILIANA et al, 2009, p311)

Para o procedimento experimental de Paul foram utilizadas duas plataformas de força: uma para o pé direito e outra para o esquerdo.

''Essas plataformas foram desenvolvidas por meio de um projeto de pesquisa específico desenvolvido no próprio Departamento de Mecânica da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).( AZEVEDO, APARECIDA LILIANA et al, 2009, p311).

Liliana et al (2009) fez a avaliação com alunos matriculados na escola , onde obteve resultados,diagnósticos precisos. Onde conclui-se que não houve diferença das médias das forças plantares de cada sensor entre os escolares de sexo feminino e masculino.

'' Na comparação das médias das forças plantares lateral e medial,observou-se que a força plantar lateral direita foi 13,97N e a medial direita 11,45N , enquanto a força plantar medial esquerda foi 14,52N e a medial direita foi 11,45N. As comparações das forças plantares da lateral esquerda com a medial esquerda e das laterais esquerda e direita não apresentaram diferenças significantes. Percebeu-se, ainda, maior força plantar na região posterior do pé direito (14,57N) do que na anterior direita (10,89N,assim como força plantar na região posterior do pé esquerdo maior (16,48N) do que na anterior esquerda (11,56N;).''(AZEVEDO, APARECIDA LILIANA et al,2009, p312).

''As médias das forças plantares das regi ões posteriores e anteriores dos lados direito e esquerdo não apresentaram diferenças significativas. Observou-se que, em geral, as crianças colocaram maior força no lado esquerdo do corpo (14,02N) do que no direito (12,68N;). Dos oito escolares com sobrepeso, seis apresentaram pés planos. Os três casos de obesidade, todos apresentaram pés planos. As outras variáveis, como peso e altura isoladamen te, idade e sexo, não apresentaram relação com a classificação plantar, tampouco com a distribuição da força plantar. Com relação à comparação das médias das forças planta res de todos os 16 sensores com os diferentes tipos de pés, os sensores de número 3 e 6 do lado esquerdo e 3 do lado direito apresentaram valores médios maiores nos pés planos. O sensor 7 do lado esquerdo foi o único que apresentou força plantar maior nos pés cavos do que outros tipos de pés. Todos os outros doze sensores não apresentaram associação com o tipo de pé do escolar.'' ( AZEVEDO, APARECIDA LILIANA et al, 2009, p313).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com