TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO SOBRE TECNOLOGIA E PREPARAÇÃO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO REMOTA

Tese: REFLEXÃO SOBRE TECNOLOGIA E PREPARAÇÃO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO REMOTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  3.550 Palavras (15 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 15

1- REFLEXÃO SOBRE TECNOLOGIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Com os avanços tecnológicos a construção de uma sociedade basea-se na reflexão sobre o funcionamento das tecnologias de informação e comunicação. Em todo o mercado de trabalho surgem novas especializações profissionais para a construção de novos conhecimentos para tecnologias, que significa investir na criaç~çao de competências que permitam o uso dos meios tecnológicos para formar indivíduos para aprender a aprender, principalmente os profissionais da educação.

Com o uso dos recursos tecnológicos, devido o avanço da sociedade e da tecnologia permite que os professores e gestores possam desenvolver suas atividades com maior rentabilidade e segurança. Na prática educacional torna o reciocínio das crianças mais rápido e perceptivo.

Para os profissionais da educação tudo está relacionado a tecnologia e todos precisam saber utilizar todos os recursos oferecidos para um bom desenvolvimento no trabalho, compreendendo a importância da implementação das ações de formação continuada na prática cotidiana e prática pedagógica.

Quando referimos aos profissionais da educação exige-se capacitação e para capacitação exige-se tempo. O que leva os profissinais da educação a procurar os recusos das modalidade de Educação a Distância(EaD).

Tanto para os cursos Superiores como para especializações, Capacitação profissional Técnica ou Programas de Formação Continuada na modaliade a Distância, hoje a Secretaria Estadual da Educação, o Ministério da Educação oferta cursos para melhorar o desempenho dos profissionais. Temos o Portal Dia-a-Dia Educação, TV Paulo Freire, TV Multimídia, Laboratório de Informática interligados nas escolas, para melhor acessibilidade dos educadores, funcionários, alunos e comunidade escolar; possibilitando à todos usufruir de tais recursos. Exige-se que os profissionais e usuários dos recursos tecnológicos tenha noções básicas das tecnologias, tipos de material didático, interação e tempo para desenvolver as atividades.

2- 1) R: Orientaria o servidor para verificar se já completou cinco anos concecutivos em efetivo exercício e que preenchece os formulários contidos no portal dia-a-dia educação setor GRHS, os são: requerimento de Licença Especial, Declaração de atendimento ao art.250 da Lei 6174/70 (Anexo I), declaração de ciência e caso de concessão de Licença(Anexo II), Cópia do útimo contracheque. Os requerimento deverão estar assinados pelo Gestor, após encaminhar ao Recursos Humanos do Núcleo Regional de Ensino.

2) R: Solicitar a aluna ou ao responsável à procurar o seu médico e solicitar um afastamento, o qual é garantido pela Lei 6202/75, a partir do oitovo mês de gestação. A gestante tem direito ao regime de exercícios domiciliar. Em casos expeciais é assegurado mais tempo de repouso; é assegurado a prestar exames finais.

3) R: Informo ao servidor que agende um data junto ao INSS para fazer a contagem de tempo de serviço, o qual deverá levar o contrato de recisão, declaração e CTPS para contegem. Após feita a contegem encaminhar os documentos ao RH/NRE- Setor da PARANAPREVIDENCIA para solicitar a incorporação do tempo de serviço.

4) R: o Gestor recebe o servidor da-lhe posse e exercício e orienta para verificar a Instrução Normativa nº 01/2011-GRHS/SEED e procurar a chefia do NRE, pois a chefia de Núcle irá analisar o pedido conforme está condicionado à existencia da vaga de acordo com a disciplina de concurso do professor ou existencia da vaga para o servidor.

5) R: Em primeiro lugar solicitar ao setor RH/NRE uma cópia da demanda da escola, após a conferência constatar alguma inrregularidade, comunicar ao chefe RH/NRE, solicitar o cancelamento e suprimento para correção dos mesmos, em formulários próprio fornecido do Setor GRHS portal diaaadiaeducação.

2- A ATUAÇÃO DO GESTOR ESCOLAR

O Gestor escolar tem um papel primordial no funcionamento da escola, sua função está amparada por legislações próprias do Estado e pela Constituição Federal. Lembrando que o Gestor público não necessita conhecer em profundidade os Direitos Constitucional e Administrativo, mas precisa conhecer os seus princípios gerais.

Ao desenvolver suas atividades funcional o gestor deverá estar atendo as solicitações dos servidores, principalmente quando um servidor solicita licença especial ou licença premio, pois deverá orientar o servidor para verificar se já completou cinco anos concecutivos em efetivo exercício e que preencha os formulários contidos no portal dia-a-dia educação setor GRHS, os são: requerimento de Licença Especial, Declaração de atendimento ao art.250 da Lei 6174/70 (Anexo I), declaração de ciência e caso de concessão de Licença(Anexo II), Cópia do útimo contracheque. Os requerimentos deverão estar assinados pelo Gestor, após encaminhar ao Recursos Humanos do Núcleo Regional de Ensino.

Quando deparar com situações de justificativas das faltas de alunas por motivo de Gestação deverá tomar as medicadas cabiveis; solicitando à aluna ou ao responsável à procurar o seu médico e solicitar um afastamento, o qual é garantido pela Lei 6202/75, a partir do oitovo mês de gestação. A gestante tem direito ao regime de exercícios domiciliar. Em casos expeciais é assegurado mais tempo de repouso; é assegurado a prestar exames finais.

Para oreintar os servidores em seus direitos de contagem de tempo de serviço deverá estar bem informado para repassar a informação ao servidor que deseja incorporar seu tempo de serviços particular ou contratos anteriores ao seu concurso. Orientendo ao servidor para que agende um data junto ao INSS para fazer a contagem de tempo de serviço, o qual deverá levar o contrato de recisão, declaração e CTPS para contegem. Após feita a contegem encaminhar os documentos ao RH/NRE- Setor da PARANAPREVIDENCIA para solicitar a incorporação do tempo de serviço.

Quanto as informações sobre Ordem de serviço, o Gestor recebe o servidor da-lhe posse e exercício e orienta para verificar a Instrução Normativa nº 01/2011-GRHS/SEED e procurar a chefia do NRE, pois a chefia de Núcle irá analisar o pedido conforme está condicionado à existencia da vaga de acordo com a disciplina de concurso do professor ou existencia da vaga para o servidor.

Todas as informações sobre os funcionários da escola, quantidade de turmas e disciplinas a serem ministradas estão registradas na demanda da escola, a qual é uma ferramenta fornecida pelo Sistema SAE, para conferencia e correções quando necessário. Em caso de irregularidade, em primeiro lugar solicitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com