TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÕES SOBRE A DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS E UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA

Por:   •  8/1/2019  •  Dissertação  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome: Davi Paz Bispo dos santos
Curso: Gestão Eletrônica de Documentos – Organizações Privadas
Disciplina: A Gestão de Documentos Eletrônicos em Empresas Privadas - Aspectos Conceituais.

Professor: Luana Silva de Oliveira

REFLEXÕES SOBRE A DIGITALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS E UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTOS DIGITAIS NA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICA

A digitalização de documentos assenta na transferência de informação para suporte digital, e tem por principais objetos a optimização da forma de alojamento e minimização do tempo para consulta e a potenciação do acesso simultâneo para uma comunidade. A digitalização pode ser definida como sendo a conversão de um suporte físico de dados e/ou informação para um suporte em formato digital informatizado. Basicamente, substituem os documentos em papel ou microfilme, permitindo um acesso mais rápido e armazenamento mais eficiente. As vantagens da Digitalização de Documentos é economia de tempo e espaço, preservação dos originais, Segurança e confidencialidade dos documentos. 

Atualmente o formato digital ainda é utilizado por um numero restrito de empresas e instituições públicas, porém esse número vem aumentando cada vez mais, no seu dia-a-dia já é possível notar, como bancos (onde você recebe faturas de cartão de credito por e-mail, digitalização de cheques emitidos), nota fiscal eletrônica (obrigatória para setores públicos e privados), livros digital, fotos digitais, registro de B.O, alguns tribunais de alguns estados aderiram também a esse processo, porém alguns estados ainda mantêm a recusa. As empresas estão focadas cada vez mais na redução inteligente da quantidade de papéis e documentos como também na prevenção contra perdas de documentos importantes. Com a tecnologia cada vez mais avançada, a digitalização de documentos vem crescendo a cada dia no mercado brasileiro, apesar de ser uma tecnologia relativamente nova, ela tem apresentado grande evolução nos últimos tempos, grandes empresas estão investindo nessa técnica, tornando-as cada mais acessível o qual poderemos tirar muito proveito facilitando nossas rotinas.

A História é tudo o que nos rodeia sobre os acontecimentos passados. Assim como o presente e o futuro também serão história. Toda história, seja transmitida pela escrita, ou mesmo pela oralidade, ao ser interpretado permite ao sujeito algum tipo de subjetividade em sua interpretação. Digitalizar documentos históricos é aliar a tecnologia para preservar o passado e permitir que nossa história e nosso legado sejam compartilhados no futuro. Os documentos históricos que possuem grande importância na construção da história da civilização, não puderam se distanciar desta realidade. Os documentos históricos são a representação materializada desta memória e por isso devem ser preservados e disseminados de forma segura, através de recursos que não venham causar nenhum prejuízo ao suporte em que estejam registrados, ou a própria essência do documento, bem como a característica do papel, da escrita e os desenhos que este documento possa ter. Desta forma, observando o avanço do uso destas tecnologias pelas instituições responsáveis pela guarda deste tipo de material e que tem contribuído na preservação e disseminação da informação presente nestes documentos, bem como a identificação dos benefícios e problemáticas ocasionadas pelo seu uso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (97.2 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com