TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DataChain: Uma Ferramenta Para Assegurar a Propriedade e Imutabilidade de Documentos Digitais

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento Segurança da Informação – 25/05/2018

Pedro Henrique Pereira Peixoto

DataChain: Uma Ferramenta para Assegurar a Propriedade e Imutabilidade de Documentos Digitais

        

        O texto se inicia abordando um tema bem recorrente, que são as criptomoedas, que nada mais são do que um tipo de moeda Digital descentralizada, que é um meio de troca que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda. O Bitcoin, a primeira criptomoeda descentralizada, foi criado em 2009 pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto.Desde então, muitas outras criptomoedas foram criadas.

        Nessa meada, outro termo recorrente, é o blockchain que nada mais é do que um protocolo da confiança, baseado numa tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que têm a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros.

        Baseado no próprio Blockchain, existe o Datachain, que armazena os documentos e estabelece um vínculo de posse, que pode ser transferível a outra pessoa através de um par de chaves criptográficas, além de também permitir a validação o do tıtulo de posse de documentos entre os indivíduos que utilizam a plataforma , com o objetivo de que as pessoas e entidades que de alguma forma desejam uma maneira de provar o título de posse de determinado documento digital ou combater fraudes de documento sensíveis a adulteração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com