TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E AUTENTICIDADE NOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS

Por:   •  28/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

LUCIANA RAMOS NOBRE

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E AUTENTICIDADE NOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS

Rio de Janeiro

2015

LUCIANA RAMOS NOBRE

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E  AUTENTICIDADE NOS DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS

Projeto de monografia apresentado ao Curso de Arquivologia do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Bacharel em Arquivologia.

Orientador: Prof.ª Ma. Brenda de Couto Brito Rocco

Rio de Janeiro

2015

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        OBJETIVOS        8

3.1        Objetivo Geral        8

3.2        Objetivos Específicos        8

4        REFERENCIAL TEÓRICO        8

5        METODOLOGIA        10

6        CRONOGRAMA        11

7        REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

A maior parte das informações de hoje é produzida e armazenada em formato digital. A presunção de autenticidade[1] para o caso das informações registradas em documento digitais enfrenta dificuldades adicionais, que, segundo o CONARQ, ocorre “em razão de serem facilmente duplicados, distribuídos, renomeados, reformatados ou convertidos, além de poderem ser alterados e falsificados com facilidade, sem deixar rastros aparentes” (2014: 1).

 Nesse contexto, o conceito de Segurança da Informação[2] em apoiar a manutenção da autenticidade dos documentos, seja através do controle do acesso- por meio de assinaturas digitais -, ou de outros mecanismos que visam garantir a presunção de autenticidade do documento, que deve ser assegurada ao longo da existência do documento arquivístico digital, desde a criação até sua destinação final. Dessa forma, segundo Santos:

Uma vez identificados os documentos arquivísticos digitais, eles devem ser capturados por um sistema informatizado de gestão, quando são submetidos aos procedimentos e controles visando garantir a manutenção de suas características (, 2012:120).

Capturado pelo sistema informatizado de gestão, o documento arquivístico digital deverá se manter dentro de uma cadeia de custódia ininterrupta[3], e em nenhum momento ser retirado da mesma. A importância dessa cadeia de custódia se dá pelo fato de que, dentro dos sistemas informatizados, haverá o controle ininterrupto sobre aqueles documentos, assegurando as características dos documentos arquivísticos[4], principalmente a autenticidade. Logo, o documento arquivístico digital deve ser mantido em um sistema envolto de aparato de Segurança da Informação.

Sendo assim, é possível verificar que faz parte do novo cenário arquivístico entender os mecanismos da Segurança da Informação, e como eles auxiliam na gestão dos documentos arquivísticos digitais, além de entender a quais ameaças os documentos arquivísticos digitais estão submetidos. É nesse contexto que se insere a problemática estudada pelo presente trabalho, ou seja, entender quais mecanismos da Segurança da informação podem apoiar a manutenção da autenticidade dos documentos arquivísticos digitais.

  1. JUSTIFICATIVA
  2.   

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) correspondem a todas as tecnologias que interferem e potencializam os processos informacionais e comunicativos dos seres, consequentemente facilitando o uso e a troca de informações. Isso proporciona um novo modo de se comunicar, mas também traz novas implicações relativas aos documentos digitais. O principal embate referente aos documentos digitais se trata das dúvidas quanto a autenticidade de seus conteúdos, que implica na perda de seu valor enquanto fonte. A dificuldade em garantir a presunção de autenticidade nos documentos arquivísticos digitais é uma das atuais preocupações da Arquivologia.

 Essa preocupação é manifestada pela Lei nº 12.527, promulgada em 2012, e chamada Lei de Acesso à Informação (LAI), que tem a finalidade de garantir o acesso às informações. A LAI cita que se deve assegurar a proteção da informação, garantindo-se a autenticidade das informações disponíveis para o acesso. Essa lei levanta a questão de como é possível garantir a presunção de autenticidade nos documentos arquivísticos digitais, e assim, prover e segurar o acesso à informação.

Para Santos o conceito de autenticidade refere-se:

 [...] ao controle do processo de criação, manutenção e custódia do documento arquivístico, o que, em análise inicial, evitaria sua alteração não autorizada e, simultaneamente, permitiria a identificação da autoria de qualquer modificação nele realizada. (2015:122).

Desse modo, observa-se que o controle da custódia do documento arquivístico é essencial para assegurar a manutenção da autenticidade do documento arquivístico digital. Para isso, é imprescindível a implementação de políticas e procedimentos adequados de segurança, a fim de controlar a transmissão, a manutenção e a custódia dos documentos. E isso de forma a garantir que estejam protegidos contra acréscimo, supressão, alteração, uso ou ocultamentos indevidos, aí incluídos os sistemas informatizados que gerenciarão esses documentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (219.2 Kb)   docx (317.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com