TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGIME DE C

Artigo: REGIME DE C. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  231 Visualizações

O Princípio da Competência do exercício relaciona-se com o reconhecimento do período contábil, isto é, quando uma receita ou uma despesa deve ser reconhecida,

.

REGIME DE CAIXA: representa o reconhecimento das receitas, custos e despesas, pela entrada e saída efetiva da moeda.REGIME DE COMPETENCIA: tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas, no período a que competem, independente da sua realização em moeda.

O Princípio da Competência do exercício relaciona-se com o reconhecimento do período contábil, isto é, quando uma receita ou uma despesa deve ser reconhecida, um exemplo para ilustrar e melhor

compreendermos seria quando uma empresa realiza uma venda para pagamento em 60 (sessenta) dias, a receita é reconhecida na data da venda e, portanto, o valor da venda estará indicado na Demonstração do Resultado do Exercício daquele mês.

Sua principal vantagem é a possibilidade de previsão, ou seja, o futuro também passa a fazer parte da contabilidade da entidade.

REGIME DE CAIXA: representa o reconhecimento das receitas, custos e despesas, pela entrada e saída efetiva da moeda.

O regime de caixa é oposto ao regime de competência, pois considera as saídas e entradas de caixa como "gatilho" para o registro contábil da transação. Trata-se de um sistema utilizado em microempresas ou somente com objetivo gerencial, enquanto o Regime de Competência melhor atende ao Princípio Contábil de Competência.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com