TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGIÃO PAMPULHA

Dissertações: REGIÃO PAMPULHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  4.166 Palavras (17 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE FUMEC

FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA

REGIÃO PAMPULHA

INFORMAÇÕES SOBRE A REGIÃO PAMPULHA

Belo Horizonte

2013

DESIGN DE INTERAÇÃO PERSONALIZADO

Texto de pré-projeto para Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade FUMEC como requisito parcial para a obtenção do título de bacharel Design Gráfico.

Orientadora de Pesquisa em Núcleo 4:

Juliana Pontes

Orientadora de Texto Acadêmico:

Juliana Pontes

Belo Horizonte2013

RESUMO

O projeto aqui proposto trata-se da criação de um painel interativo na região da, através do Design de Interação de um painel interativo com conteúdos e de roteiros turísticos personalizados. O tema escolhido é Região da Pampulha e o recorte é o turismo personalizado. O projeto vai utilizar do Design de interação gráfico. Propõe-se criar um painel interativo, como principal ponto de contato entre serviço e usuário, que será desenvolvido pela ótica do Design de Interação. Além disso, serão delimitados perfis de usuários, através de segmentação e apresentadas a estrutura e o funcionamento do painel interativo. Será criado um modelo representativo mostrando o funcionamento ideal do serviço, indicando processos e interações entre os usuários.

Palavras-chave: Design da Interação. Tecnologia. Informação. Turismo.

TEMA

A pesquisa desenvolvida é a partir do tema Região Pampulha. Estabelecida na região Norte de Belo Horizonte, a mesmaexerce grande importância como uma representante legítima da modernidade arquitetônica nos anos 40.

Otacílio Negrão de Lima além de ter sido Prefeito Municipal de Belo Horizonte tem seu nome em uma das principais avenidas de Belo Horizonte, onde situam vários pontos turísticos na região da Pampulha como: Parque Guanabara, Jardim Zoológico, Parque Ecológico, Igreja São Francisco de Assis, Museu da Pampulha, Casa do Baile, entre outros. Em 1936, iniciou-se o represamento do Ribeirão Pampulha com a finalidade deconstrução de uma barragem, que foi inaugurada em 1943, cujo objetivo era fazer o controle das cheias dos tributários e promover o abastecimento da cidade.

FONTE: “Site Regiões de Belo Horizonte / Pampulha.”

Com uma área aproximadamente de 33 km², a região da Pampulha possui 34 bairros e 10 vilas agrupadas em cinco microrregiões, as chamadas Unidades de Planejamento. De acordo com o censo do IBGE de 2000, a população da região era de 142.602 mil habitantes e estima-se que atualmente seja de cerca de155 mil habitantes. Para essa população são destinadas: doze escolas municipais, treze escolas estaduais, nove centros de saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA Pampulha). Possui bairros com uma vasta diversificação de classes, dentre eles: Bairro Castelo, Jaraguá, Ouro Preto, Santa Mônica, Paquetá.

Hipermercados, shoppings, rede bancária, rede de ensino particular, postos de serviços automotivos, hospitais, clínicas, áreas de lazer, também fazem parte de toda referência urbanística da cidade.

O conjunto da Pampulha representa uma grande interação entre arquitetura, artes plásticas e paisagismo, além da arquitetura de Oscar Niemeyer, acrescentaram-se a pintura de afrescos e azulejos de Cândido Portinari, as esculturas de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa, o painel de Paulo Wernech e o paisagismo de Roberto Burle Marx.

Figura 01- O paisagismo de Roberto Burle Marx.

Museu de Arte da Pampulha - Belo Horizonte, MG –2012

Dentro de toda a região da Pampulha, encontra-se o Aeroporto da Pampulha, construído antes mesmo da própria represa, e mais tarde o Campus da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a Fundação Zoobotânica, os Estádios (Governador Magalhães Pinto), mais conhecido como Mineirão, o Ginásio do Mineirinhoe a Casa do baile.

É importante ressaltar o estímulo para as pessoas desde a época em que a Casa do Baile tinha como ideal levar entretenimento e lazer nas noites belo-horizontinas, tendo em vista a importância da região Pampulha em relação ao turismo.

As ações implantadas na Pampulha como:Programa de Despoluição da lagoa,melhoras no trânsito e restauração de paisagismos têm o objetivo de estimular o turismo, incentivar o lazer, garantir a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida dos moradores da própria região.

Corridas esportivas, shows, caminhadas, competições de ciclismo, competições internacionais, queima de fogos são alguns dos eventos realizadosna Lagoa da Pampulha, com 18 km de extensão, um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte. Essas atividades são voltadas para a valorização dos espaços públicos e a realização de projetos que contemplem a coletividade.

O complexo de lazer e turismo que não é adequadamente utilizado pelos moradores da região da Pampulha e da cidade. Onde podemos encontrar de tudo um pouco não se utiliza como deveria. Entre elas podemos citar pouca divulgação e como essas informações são passadas as pessoas. O projeto do painel interativo visa mudar isso.

Tornou-se fundamental a recuperação do patrimônio urbano da Pampulha, restituindo assim a possibilidade de permitir o reencontro da Lagoa com os belo-horizontinos, que tanto admiram sua história e paisagem.

Recorte temático

O Recorte Temático do projeto é o conteúdo informativo sobre a Região da Pampulha. Informações como: gastronomia, cultura, bares, lazer e transporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com