TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELADO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO II

Exames: RELADO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/8/2014  •  1.878 Palavras (8 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 8

RELADO DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO II

Discente: Pauliana Coutinho Vieira

Orientador: Wellington Barros da Silva

SÃO CRISTÓVÃO – SE

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. OBJETIVOS 5

2.1. OBJETIVO GERAL 5

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5

3. DESENVOLVIMENTO 6

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

5. REFERÊNCIA 10

7. ANEXOS 11

1. INTRODUÇÃO

Espera-se que a Farmácia no hospital desenvolva atividades clínicas e relacionadas à gestão, que devem ser organizadas de acordo com as características do hospital onde se insere o serviço. Os serviços farmacêuticos no hospital compreendea seleção dos medicamentos necessários; programação, aquisição e armazenamento adequado dos selecionados; distribuição pelo hospital; acompanhamento da utilização e provimento de informação e orientação aos pacientes e à equipe de saúde (MAGARINOS - TORRES et al, 2007).

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou a Resolução n° 300 de 30 de janeiro de 1997, estabelecendo que a farmácia de unidade hospitalar é uma unidade clínica de assistência técnica e administrativa, dirigida por farmacêutico, integrada funcional e hierarquicamente às atividades hospitalares (CFF, 1997).Dentre as diversas áreas da Farmácia, a Farmácia Clinica e Farmacovigilância foram às observadas durante esse estágio.

A Farmácia Clinica surgiu em meados da década de 1960, quando estudantes e professores da Universidade de São Francisco (EUA) após profunda reflexão definiu o movimento denominado “Farmácia Clínica”. Esta nova atividade surgiu de uma necessidade da aproximação do farmacêutico ao paciente e à equipe de saúde, possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas à farmacoterapia (MENEZES, 2000).

Segundo FERRACINI et al (2011) ePEREIRA et al (2008), aFarmácia Clínica é uma pratica que compreende atividades voltadas para maximizar a terapia e minimizar os riscos e os custos, promovendo o uso seguro e racional de medicamentos. O farmacêutico clínico trabalha promovendo a saúde, prevenindo e monitorando eventos adversos, intervindo e contribuindo na prescrição de medicamentos para a obtenção de resultados clínicos positivos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes sem, contudo, perder de vista a questão econômica relacionada à terapia(PEREIRAet al, 2008)

A Farmacovigilância foi conceituada por COÊLHO et al (1999) como sendo o conjunto de atividades que tem por objetivo identificar reações adversas previamente desconhecidas, identificar seus riscos, tomar medidas reguladoras a respeito e informar aos profissionais de saúde e ao público sobre essas questões.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ampliou o conceito de Farmacovigilância como sendo a ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos (OMS, 2002).Além das reações adversas a medicamentos, são questões relevantes para a Farmacovigilância os desvios da qualidade de produtos farmacêuticos; os erros de administração de medicamento; as notificações de perda da eficácia; o uso de fármacos para indicações não aprovadas, que não possuem base científica adequada; a notificação de casos de intoxicação aguda ou crônica por produtos farmacêuticos; a avaliação de mortalidade; o abuso e uso errôneo de produtos; as interações, com efeitos adversos, de fármacos com substâncias químicas, outros fármacos e alimentos (OMS, 2002).

2. OBJETIVO

• Acompanhar e descrever as atividades realizadaspelos farmacêuticos pertencentes aResidência Multiprofissional da Saúde Do Adulto e Idoso E Epidemiológico do Hospital Universitário (HU).

3. DESENVOLVIMENTO

O estagio II foi realizado no Hospital Universitário (HU) no setor da farmácia, dois dias semanais, tendo enfoques, no primeiro momento na farmacovigilancia e em um segundo momento no setor da farmácia voltada para farmácia clinica.

No hospital existe um Programa de residência multiprofissional

Os farmacêuticos clínicos residentes do HU atuam em diversos setores no hospital, por um período de três meses em cada setor, antes de serem trocados para outros setores.

FARMACOVIGILÂNCIA

Conhecià rotina da Farmacovigilância do Hospital Universitário por um período de um mês, junto ao Farmacêutico Residente Paulo Henrique.

Durante esse período em que estive na Farmacovigilância, acompanhei a implantação do sistema de alergia no hospital, que consistia em identificar se os pacientes internados possuíam algum tipo de alergia à algum medicamento e relatar no prontuário por meio de um AVISO sobre o tipo da alergia. Esse sistema pretende ainda colocar uma pulseira nos pacientes alérgicos para uma melhor identificação e a criação de um cartão de alergia para o paciente, que poderá ficar com os eles para serem levados para casa, assim que receberem alta do hospital.

O Paulo Henrique mostrou como notificar os casos de reações adversas junto à Agência de Vigilância Sanitária, através da NOTIVISA através do site: <http://www8.anvisa.gov.br/notivisa/frmlogin.asp>.

Aprendi ainda como fazer uma carta resposta, que consiste no: 1. Relato do caso; 2. Em uma breve discursão do caso; 3. Codificação (CID, WHO- ATC, WHO-ART); 4. Classificação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com