TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO FINAL

Trabalho Universitário: RELATORIO FINAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

Evolução Tecnológica

Nos últimos tempos, a evolução tecnológica tem crescido em ritmo acelerado. Se, na época das cavernas, as ferramentas mais importantes do homem eram sua machadinha e seus próprios dentes, hoje, vivemos rodeados por satélites, cabos de fibras ópticas e computadores dos mais variados tipos, tamanhos e potências.

As relações humanas são intermediadas pela tecnologia. Do giz e quadro-negro ao celular de última geração, temos as mais variadas tecnologias aplicadas na interação humana. Umas priorizam a relação presencial; outras, a relação a distância.

O uso das novas mídias possibilita o contato de pessoas pelo mundo, apesar de não terem o mesmo idioma, as mesmas crenças ou as mesmas situações socioeconômicas. Novas formas de relações humanas surgiram com o advento da internet. Nas palavras de Costa (2010, p. 179):

Relações que se criam com a comunicação em rede, pelo compartilhamento de informações, pela interatividade proposta por um jogo, pela colaboração em alguma forma de trabalho, ou pela solidariedade em relação a algum acontecimento da sociedade, constituem novas formas de sociabilidade.

Se, por um lado, podemos elencar numerosos benefícios trazidos pelas novas tecnologias da comunicação, por outro, há algumas questões que nos convidam a refletir sobre o que ainda deve ser melhorado nas relações humanas intermediadas pelas tecnologias da comunicação.

Matos (2012) destaca que a globalização dos meios de comunicação nos exige a responsabilidade ética, uma vez que nos tornamos o ponto de emissão e de recepção instantaneamente. Segundo ele, a tecnologia põe as pessoas em contato sem promover o relacionamento humano, que é fundamentado em uma comunicação que leva à avaliação crítica, ao discernimento das respostas, ao agregar conhecimento (MATOS, 2012, p. 32).

Outra reflexão bastante pertinente é sobre a exclusão social pela exclusão digital. Um relatório independente, intitulado “Redefinindo a Exclusão Digital” (lançado no Fórum Global de Banda Larga Móvel 2013), declarou que, à medida que o acesso à rede está sendo resolvido em muitos países, inúmeros novos desafios, cada vez mais humanos, tais como acessibilidade e falta de habilidades, estão tornando-se as principais causas da exclusão digital para milhões de pessoas (FURLAN, 2013).

Ser impedido de participar desta grande rede tecnológica propiciada pela internet também é uma forma de exclusão social, desenhando-se um novo tipo de marginalização.

A Globalização

Quando lemos notícias sobre globalização, podemos até achar que se trata de um fenômeno recente, não é mesmo? Só que muitos de seus aspectos já existiam desde a época dos fenícios. Podemos mencioná-los: interação humana em longas distâncias, expansão do comércio além dos limites locais, influência de culturas de outras nações, entre outros.

Não há uma forma única de abordar o assunto da globalização. Alguns estudiosos consideram que se trata de um processo que surgiu com o início da expansão do capitalismo (século XVI). Outros preferem datar essa origem em meados do século XX, com o desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da divisão internacional do trabalho. Canclini (2007, p. 41) explica que essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com