TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO FINAL DE ESTÁGIO ESCOLA MUNICIPAL PARAISO

Artigos Científicos: RELATORIO FINAL DE ESTÁGIO ESCOLA MUNICIPAL PARAISO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE SÃO PAULO

FIESC/UNIESP

CURSO DE PEDAGOGIA

RELATORIO FINAL DE ESTAGIO

ESCOLA MUNICIPAL PARAISO

COLINAS DO TOCANTINS – TO.

NOVEMBRO DE 2014.

RELATORIO FINAL DE ESTÁGIO

ESCOLA MUNICIPAL PARAISO

Trabalho apresentado ao 6º período do curso de Pedagogia da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas - FIESC/UNIESP, Como obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil e Ensino Fundamental I Sob orientação da Professora Ana Leide Rodrigues de Sena Góis.

COLINAS DO TOCANTINS – TO.

NOVEMBRO DE 2014.

ALINE GONÇALVES OLIVEIRA

ANDREIA DOS SANTOS SOUZA

ETIENNE ARAÚJO

EMIVALDO MARIANO

JAQUELINE VIEIRA

LUCIVANIA MARIA DOS SANTOS

RENILVA GONÇALVES OLIVEIRA

TATIANE FREITAS SILVA

TIARA DOS SANTOS SILVA

AVALIAÇÕES NOTA

Cumprimento de Prazo

Coerência Textual

Ortografia

Utilização dos Conceitos

Bom Regular Ótimo

Nota Total: _________________

Atenção: Nota mínima para aprovação: 7,0

Aprovados: Sim ( ) Não ( )

Observações:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________

Ana Leide Rodrigues de Sena Góis

Profª. Orientadora.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................07

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO..........................................................................09

1.1 CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELAESCOLA ......................09

ESTRUTURA FÍSICA E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA............................10

CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO.................................................................11

ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA – REGÊNCIA.......................12

4. RELATÓRIO FINAL .....................................................................................20

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................21

6. ANEXOS ......................................................................................................22

7. APÊNDICE ...................................................................................................33

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado deve ser considerado um instrumento fundamental no processo de formação. Poderá auxiliar o aluno a compreender e enfrentar o mundo do trabalho e contribuir para a formação de sua consciência política e social, unindo teoria e prática. A prática adquirida no Estágio Supervisionado complementa a teoria da graduação, pois sem essa relação de teoria-prática torna-se difícil aquisição de conhecimento sobre a docência, por que somente através da prática o graduando se desenvolve como profissional de licenciatura.

O Estágio oportuniza ao aluno do Curso de Pedagogia contato direto com a realidade de trabalho para a qual está sendo formado visando uma formação integral de conformidade com a Legislação vigente, bem como, proporcionar aos licenciados a intervenção pedagógica, elaboração e execução de projetos didáticos interdisciplinares a ser desenvolvido durante a realização do estágio. O Estágio de Intervenção Pedagógica foi uma experiência enriquecedora que possibilitou um aprendizado e uma reflexão sobre a prática pedagógica.

Portanto, o presente relatório de intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Primavera, escola campo desse projeto, objetiva mostrar a organização da instituição estudada e a experiência dos autores do projeto de intervenção. A primeira parte é voltada para a caracterização da unidade escolar: identificação, filosofia ou missão e caracterização da clientela escolar. A segunda parte abrange a dimensão pedagógica, ou seja, sua proposta, planejamento, quadro de docente e discente. Contém também os planos de aulas e seus relatórios, as atividades desenvolvidas durante as aulas. Como anexo, o projeto base do estágio supervisionado, a Carta de apresentação dos acadêmicos a direção da Unidade Escolar campo, Frequência dos acadêmicos devidamente assinada pelo gestor da escola e as fotos.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

A instituição e denominada Escola Municipal Paraíso situada na rua alto Parnaíba S/N setor Santa Rosa em Colinas do Tocantins. A mantenedora e municipal, funciona no período matutino de 07h as 11horas, período vespertino das 13h às 17 horas, e noturno de 07h as 10horas.

Os funcionários são quarentae um no total uma diretora, três coordenadores, uma secretaria e uma assistente, duas merendeiras, três ASG’s, dois vigilantes e dezenove professores. As instituições não dispõem de orientadores pedagógicos e nem de equipe técnica. Os recursos financeiros um do município a contratação e feito pela SEMEC seleciona através de entrevistas profissionais.

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO ADOTADA PELA ESCOLA

Dentro do projeto politico pedagógico a Escola dispõem de uma característica de uma sociedade justa e igualitária entendendo que a educação e que forma cidadãos e cidadãs que contribuem para um mundo melhor tendo autonomia, conhecimento sendo participativos, inovadores e comprometidos para um país melhor, transformando as informações em saberes para a vida é transmitida uns os outros.

Na Escola municipal Paraiso são desenvolvidos alguns projetos tais com quanto vale a leitura, show de matemática, noite cultural, só lembrando aulas de reforços. Com isso faz com que os alunos aprendam melhorar a convivência com os outros e também a obedecer às normas e o respeito com o próximo a obedecer às normas e a conduta da Escola e o respeito com o próximo diferenças e valores do ser humano.

ESTRUTURA FÍSICA E ORGANIZADA DA ESCOLA

A estrutura física da escola é composta por salas de aula, biblioteca, sala de vídeo, banheiros, secretaria, quadra de esporte, galpão, cozinha, sala de informática, sala dos professores entre outros. As salas de aula que precisam melhor se adequar, falta uma melhor ventilação e a cobertura da quadra de esportes, que os alunos possam ter um melhor desempenho na aprendizagem.

CARACTERIZAÇÃO DO ESTAGIO

Os alunos atendidos pela escola são diversificada sendo a maioria filhos de pessoas carentes do bairro de algumas regiões circunvizinhas. Quanto aos conflitos acontecidos em sala de aula nada que fuja do controle escolar.

Sempre que há algum conflito são feitas reuniões para resolver os problemas. Pois a escola e onde garante a autonomia, o direito e ensina o dever de todos e a missão e o compromisso e o respeito com todos para formar cidadãos capazes de construir sua própria historia.

Plano de aula

1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Instituições: Escola Municipal Paraíso

1.1.1 Direção: Sônia Maria Rodrigues

1.2 Coordenadora: Ana Diva Soares de Araújo

1.2.1 Secretaria: Tânia

1.3 Endereço: Rua Alto Parnaíba S/N Setor Santa Rosa

1.3.1 Professores: Andréia dos Santos Souza e Tiara dos Santos Silva

1.4 Faixa Etária: Ensino Fundamental 4º Ano

1.5 Disciplina:Língua Portuguesa

2. OBJETIVOS:

2.1 Geral:

Estimular a Leitura e Interpretação de texto, utilizando textos que chamem a atenção do educando.

2.2 Objetivo Especifico:

• Incentivar a leitura e interpretação de textos;

• Melhorar a escrita e leitura dos alunos;

• Contextualizar os assuntos da sala com os textos;

3. TEMPO ESTIMADO

02 Horas

4. PROCEDIMENTO DIDÁTICO

4.1 SITUAÇÃO 01

Momento de socialização e conhecimento entre todos da sala, de apresentações. Logo após incluir na sala o assunto de leitura e interpretação de texto, assim explorando os conhecimentos prévios dos alunos.

4.2 SITUAÇÃO 02

Entregar ao aluno a atividade proposta pelas professoras, para que possamos perceber o que realmente o aluno sabe, e assim desenvolvendo a sua leitura, propondo-lhe que leia o texto e a sua interpretação, onde os alunos serão questionados sobre o texto.

4.3 SITUAÇÃO 03

Momento de uma atividade mais lúdica, a carta enigmática, onde todos os alunos terão que descobrir o enigma presente na carta e formar o texto.

5. RECURSOS NECESSARIOS

Xerox, Pincel para quadro branco, Apagador, Lápis, Borracha e Caneta.

6. AVALIAÇÃO

A participação dos alunos nas aulas, frequência, interação nas atividades propostas.

7. BIBLIOGRAFIA

RELATÓRIO

Como proposta inicial, um diálogo aberto para que os alunos nos conhecessem eassim formar uma parceria entre educador e educando. Observarmos que alguns alunos eram tímidos, e muitos tinham dificuldade com leitura e interpretação.

A escolha de uma atividade que possibilitou ao aluno um momento diferente foi primordial, no caso, foi a carta enigmática, que despertou nos alunos uma nova busca pelo saber, e com isso eles participaram ativamente da aula, sem haver contratempos.

Alguns alunos tiveram dificuldade na resolução da carta enigmática, mas com o auxilio das professoras e dos próprios colegas todos conseguiram, convidamos então cada aluno para que solucionasse a carta no quadro branco.

Logo após este momento trabalhamos um pequeno texto e já observamos que os alunos ficaram bem interessados pela aula, e disponibilizaram-se para fazer a leitura do texto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na visão de Fazenda (1991) “o Estágio Supervisionado traz em si uma expectativa de quadro final, no qual todos os problemas e deficiências apresentados durante o curso têm uma chance de ser pelo menos discutidos. Apesar de os professores atuantes no local do estágio saberem e conhecerem a sua fundamental importância, pois passaram pela mesma situação, criam grandes dificuldades para os estagiários na sala de aula. Eles não querem permitir que outra pessoa conduzaseus alunos e se sentem ameaçados.

Com todos esses empecilhos impostos pela escola, os educando de pedagogia não devem desanimar e nem desistir da prática da docência, pois educar não tem preço e o carinho que as crianças adquirem pelo professor, mesmo temporário, é imenso e faz valer à pena o Estágio Supervisionado. A prática adquirida no Estágio Supervisionado complementa a teoria da graduação, pois sem essa relação de teoria-prática torna-se difícil aquisição de conhecimento sobre a docência, por que somente através da prática o graduando se desenvolve como profissional de licenciatura. Deve estar fundamentada na busca por ensinar e não apenas transferir conhecimentos como se fosse “pacotes sucateados” como cita Demo (1992, p. 153):

[...] ensinar já não significa transferir pacotes sucateados, nem mesmo significa meramente repassar o saber. Seu conteúdo correto é motivar o processo emancipatório com base em saber crítico, criativo, atualizado, competente. Trata-se, não de cercear, temer, controlar a competência de quem aprende, mas de abrir-lhe a chance, na dimensão maior possível. Não interessa o discípulo, mas o novo mestre. Entre o professor e o aluno não se estabelece apenas hierarquização verticalizada, que divide papéis pela forma do autoritarismo, mas, sobretudo confronto dialético. Este se alimenta da realidade histórica formada por entidades concretas que se relacionam de modo autônomo, como sujeitos sociais plenos.

Por fim, este estágio nos proporcionou a experiência de como é o fazer/ensinar/aprender diário de um educador na prática. Foi possível adquirir uma melhor forma de interpretar a realidade no âmbito escolar e assim entender a sociedade como um todo, podendo avaliar a si próprio como futuro professor e revendo algumas práticas educacionais.

REFERENCIAS

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf

Acesso: 21 de outubro de 2014.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf

21 de outubro de 2014.

ANDRADE, Maria Margarida de – Introdução à metodologia do trabalho científico. 7ªed., 2ª tiragem. São Paulo: Ed. Atlas, 2005.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes... [ET AL.]; PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.).

A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus.

ANEXOS

FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DE SÃO PAULO

FIESC/UNIESP

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO DE ESTÁGIO

COLINAS DO TOCANTINS – TO.

NOVEMBRO DE 2014.

ALINE GONÇALVES OLIVEIRA

ANDREIA DOS SANTOS SOUZA

ETIENNE ARAÚJO

EMIVALDO MARIANO

JAQUELINE VIEIRA

LUCIVANIA MARIA DOS SANTOS

RENILVA GONÇALVES OLIVEIRA

TATIANE FREITAS SILVA

TIARA DOS SANTOS SILVA

PROJETO DE ESTÁGIO

Trabalho apresentado ao 6º período do curso de Pedagogia da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas - FIESC/UNIESP, Como obtenção de nota na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil e Ensino Fundamental I Sob orientação da professora Ana Leide Rodrigues de Sena Góis.

COLINAS DO TOCANTINS – TO.

NOVEMBRO DE 2014.

1.0 JUSTIFICATIVA:

Este projeto foi elaborado a fim de auxiliar o educando em suas dificuldades com português e matemática. Pois o aluno precisa saber mais do que somente ler, é preciso saber interpretar o texto, e assim iremos trabalhar com atividades diferentes e momentos lúdicos.

OBJETIVOS

2.1 GERAL

2.2 ESPECIFICOS

4. CONOGRAMA

ATIVIDADES AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO

Discursão do tema

X X

Elaboração do projeto

X X

Apresentação aos professores

X

Preparação do material

X X X

Execução do projeto

X

Culminância

X

Entrega do Projeto X

5. RECURSOS NECESSÁRIOS

MATERIAIS HUMANOS TECNOLOGICOS

Atividades Xerocópiadas Brincadeira R$ 10,00

Papel Cartão R$ 5,00

Culminância do Projeto R$ 56,00

TOTAL: R$ 71,00

5. AVALIAÇÃO:

As avaliações serão realizadas através de atividades, interação nas aulas, frequência, rendimento escolar a fim de envolvê-los a ponto de se obter os conhecimentos disponibilizados. Assim também como o seu desenvolvimento no decorrer das aulas.

REGISTRO DAS AULAS MINITRADAS - MATEMÁTICA

REGISTRO DAS AULAS MINITRADAS - PORTUGUÊS

...

Baixar como  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »