TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO GASOLINA

Pesquisas Acadêmicas: RELATORIO GASOLINA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

CONTROLE DE QUALIDADE DA GASOLINA

Contagem,03 de maio de 2014

Introdução

A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 5 a 10 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina também pode conter compostos de enxofre e compostos contendo nitrogênio. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 40 a 175 °C.

A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta DD (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas) e nafta de coque, obtida através do processo de coqueamento, nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), etc. Quanto maior a octanagem (número de moléculas com octanos) da gasolina maior será a sua resistência à detonação espontânea.

A gasolina aditivada, é uma gasolina comum acrescentada de aditivos detergentes-dispersantes. Esses aditivos têm como finalidade a limpeza do sistema de alimentação de combustível, incluindo linha de combustível, bomba, galeria de combustível, injetores e válvulas de admissão. Seu uso permite que o motor opere nas condições especificadas pelo fabricante por mais tempo, o que reduz consumo e emissões e aumenta o intervalo entre manutenções. Ao contrário do que se pensa, a gasolina aditivada não aumenta a octanagem do combustível. As gasolinas de alta octanagem são chamadas, genericamente, de “gasolinas premium”.

Objetivo

Testar os parâmetros da gasolina.

TESTES:

CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTCAS

Materiais e Reagentes

-Proveta

-Amostra de Gasolina

Procedimento:

Em uma proveta colocamos 500ml da gasolina e analisamos sua cor.

a) Aspecto:

Valor de Referência: LINS

Resultado: Translúcido

b) Cor:

Valor de referência para gasolina comum: Incolor a Amarela

Valor de referência para gasolina aditivada Postos BR: Verde

Resultado: Verde

CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS

a) Pesquisa de Aromáticos:

Materiais e Reagentes

-Xileno

-Ciclo Hexano

-Gasolina

-Cadinho

-Fósforo

Procedimento:

Colocamos em cada cadinho um pouco de cada reagente e logo após colocamos fogo e analisamos qual reagente iria apresentar folhagem. O composto que apresenta folhagem é aromático e o que não apresenta não é aromático

Valor de referência: Negativo

Resultado: Negativo

Método: Combustão completa

Resultado de discursão

Observamos que o único composto que apresentou folhagem foi o Xileno, pois ele é um composto aromático. A gasolina e o ciclo hexano são compostos não aromáticos.

b) Pesquisa de olefinas

Materiais e Reagentes

Procedimento:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com