TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO TECNICO SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  14/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

UNIDADE DE ENSINO FIEP/SENAI DEPARTAMENTO TECNICO DE SEGURANÇA DE TRABALHO

Ana Carla Nowakowski Correa de Jesus

RELATORIO TECNICO DOS CINCO PRINCIPAIS ACIDENTE DE TRABALHO NO SETOR DE AEROGERADORES

PROFESSORA: SOLANGE APARECIDA DE FARIAS

AMPERE 2022

RESUMO

Para aproveitar o vento que sopra em terra, são criados enormes parques eólicos capazes de extrair ao máximo o potencial desse recurso de energia limpa e renovável.

A energia eólica abastece milhões de residências no Brasil, já são mais de 520 parques eólicos no país, o que totaliza 13 GW de capacidade instalada. Atualmente 80% dos parques eólicos estão na região nordeste, sendo o Rio Grande do Norte e a Bahia os maiores estados produtores.

Palavras-chaves: Parques eólicos; Acidente de Trabalho; Incêndio; Normas Regulamentadoras.

Sumário

[pic 1]

  1. INTRODUÇÃO 3
  2. DESENVOLVIMENTO        4
  1. Lesões-NR – 17 Ergonomia;        5
  2. Quedas-NR – 35 Trabalho em Altura;        6
  3. Incêndio- NR – 23 Proteção contra Incêndios;        7
  4. Riscos Elétricos-NR – 10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;8

   2.5 Espaços Confinados-NR – 33 Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados;        9

CONCLUSAO        10

REFERENCIAS        11

1 INTRODUÇÃO

As energias renováveis já são uma realidade e seu crescimento tem sido cada vez mais expressivo no Brasil e no mundo. São vários os fatores que as tornam tão necessárias, atrativas e viáveis: a redução da oferta e do incentivo ao uso de petróleo e derivados, a disponibilidade praticamente inesgotável de recursos, como o vento e o sol, e o desenvolvimento de tecnologias capazes de gerar e transportar energia obtida; e, a grande necessidade de suprir a demanda mundial. O vento já havia sido usado no passado como fonte de energia mecânica, bem como para transporte. A criação de turbinas capazes de capturar energia cinética do vento e transformá-la em mecânica para alimentar um gerador, revolucionou como esta vinha sendo aplicada. O Brasil conta com mais de 520 parques eólicos, tendo maioria instalados na região Nordeste. A energia eólica é uma das mais limpas e ecologicamente corretas fontes de energia. Colabora na diversificação do portfólio energético de um país como reduz a dependência de combustíveis importados. Além disso, a força do vento trás consigo empregos e provém benefícios para as comunidades locais em que os parques são construídos. Entretanto, há alguns impactos sobre a vida humana, tais como: o barulho causado pelas turbinas, o impacto visual gerado por elas, a interferência eletromagnética e algumas intervenções na fauna. Segundo a presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEÓLICA, 2016), Élbia Gannoum, existem barreiras que inibem o processo dessa fonte de energia, como: sociopolíticos, ausência de crédito, transmissão da energia, acesso ao mercado, falta de mão-de-obra experiente e qualificada, poucos fabricantes e fornecedores de equipamentos e deficiência na legislação e nas normas de segurança específica.

1) 2 DESENVOLVIMENTO

Neste relatório técnico apresenta-se quais são os principais acidentes de trabalho no setor de aerogeradores, com base em estudos e pesquisas foi possível identificar onde acontecem estes, quais são, e qual a possível causa desses acidentes.

foi feito um levantamento dos principais acidente de trabalho que ocorre na fabricação de aerogeradores, são eles, quedas, incêndios, riscos elétricos, lesões, trabalho em espaço confinado.

Baseado em um levantamento feito entre janeiro/2018 e dezembro/2021 chegou ao numero de 5864 acidentes de trabalho neste setor, o gráfico a seguir mostra esse valor dividido nos 5 principais acidentes e a porcentagem que cada um corresponde deste valor.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

Para um melhor entendimento, teremos todos estes dados detalhados, com informações dos anos de janeiro/2018 a dezembro/2021 mostrando a quantia de acidentes dentro de cada ano e um comparativo a final destes 4 anos.

  1. Lesões-NR – 17 Ergonomia;

Lesões São afecções de origem ocupacional que atingem os membros superiores, ombro e pescoço, resultantes do desgaste de músculos, tendões, nervos e articulações provocado pela inadequação do trabalho ao ser humano. O trabalho nestas condições pode provocar o acometimento de tendões, músculos, nervos, com ou sem degeneração dos tecidos, especialmente dos dedos da mão, punhos, antebraços, cotovelos, braços, ombros, pescoço ,regiões escapular.

17.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR visa estabelecer as diretrizes e os requisitos que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no trabalho.

17.4.2 Nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do tronco, do pescoço, da cabeça, dos membros superiores e dos membros inferiores, devem ser adotadas medidas técnicas de engenharia, organizacionais e/ou administrativas, com o objetivo de eliminar ou reduzir essas sobrecargas, a partir da avaliação ergonômica preliminar ou da AET.

No gráfico podemos ver a diminuição de 92 acidentes em 2018 para 32 em 2021, isso corresponde a uma queda de 34.7 no número de acidentes tipo lesões.

GRAFICO 1 – LESOES NOS PARQUES EOLICOS[pic 15][pic 16]

92

45

39

32

  1. Quedas-NR – 35 Trabalho em Altura;

Os aerogeradores possuem uma estrutura com 150 metros de altura, cada pá possui 80 metros de comprimento e 4,6 metros de diâmetro, pesando um total de 38 toneladas, por se tratarem de materiais muito grandes e pesados, a altura e um grande problema, pois existe uma área de trabalho muito pequena para a montagem e instalação dos aerogeradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (259.4 Kb)   docx (168.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com