TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TÉCNICO DOS PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO COM AEROGERADORES

Por:   •  20/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.569 Palavras (11 Páginas)  •  6.127 Visualizações

Página 1 de 11

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

NATTIELY TALYTA SANTOS

RELATÓRIO TÉCNICO DOS PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO COM AEROGERADORES

CACOAL/RO

2020

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

NATTIELY TALYTA SANTOS

RELATÓRIO TÉCNICO DOS PRINCIPAIS ACIDENTES DE TRABALHO COM AEROGERADORES

Trabalho apresentado ao curso de Técnico em Segurança do Trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, como requisito avaliativo da disciplina de Comunicação e Informação, sob orientação do Professor         Diego Barbosa Garcia.

CACOAL/RO

2020

RESUMO

        Com o crescimento aquecido das usinas eólicas nos últimos anos, principalmente na região nordeste do Brasil, surge uma série de fatores que colocam em risco a segurança dos trabalhadores em seus serviços em grandes alturas, que mesmo possuindo experiência em campo, acabam se deparando com situações atípicas como ventos, atividades em altura por muito tempo, o isolamento, confinamento e entre outros, gerando possíveis acidentes. O trabalho em altura causa em média 600 mortes por ano no Brasil, quando não tão grave, causam sequelas irreversíveis. Esses acidentes podem estar relacionados a uma capacitação ineficiente ou até inexistente. Este trabalho tem por objetivo analisar esses fatores por meio de checklist embasado na NR-35, que é uma norma que estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. Inicia-se o artigo mostrando todo potencial brasileiro no campo eólico e todo seu crescimento de um tempo atrás para os dias atuais. Logo em seguida aborda-se toda a problemática, mostrando dados de acidentes em todo mundo e também informações retiradas In Situ. Por se tratar, ainda, de um campo relativamente novo na construção civil, é evidente que se possuem diversas incertezas quanto à origem dos problemas. Para isso a análise dos resultados com especialistas na área é exposta ao fim desse artigo, com possíveis soluções para amenizar o problema.

Palavras-chave: Parques Eólicos. Segurança do trabalho.

ABSTRACT

        Due to the heated growth of wind power plants in the recent years, mainly in the Brazilian northeast, there are several factors that endanger workers’ safety in their services at great heights. Even for the experienced workers, atypical situations such as heavy winds, height activities for a long time, isolation and confinement, might cause possible accidents. Working at heights causes an average of 600 deaths per year in Brazil, and if it is not too severe, it might cause irreversible sequels. These accidents may be related to inefficient or non-existent professional training. This paper aims to analyze these factors through a checklist based on the NR-35, which is a standard that establishes protection requirements for working at heights. It involves planning, organization and execution procedures, in order to guarantee safety and health for the workers directly or indirectly related to this activities. The wind energy potential in Brazil is shown in the article, and all the growth that has occurred in the recent years. Afterwards, the whole issue is presented, showing accident data across the world and also information collected in situ. Because it is still a relatively new field in civil construction, it is clear that there are several uncertainties about the origin of the problems. This paper brings a discussion among experts in the field, with possible solutions for the issue.

Keywords: Wind Farms. Work safety.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 6

2 REVISÃO DE LITERATURA OU ESTADO DA ARTE ............................................ 7

        2.1 RISCOS ENVOLVIDOS NO TRABALHO EM UM PARQUE EÓLICO ......... 7

        2.2 DADOS ESTATÍSTICOS .............................................................................. 8

        2.3 NR-35 ........................................................................................................... 8

2.4 ACIDENTES REGISTRADOS .............................................................................. 9

3 CONCLUSÃO ........................................................................................................ 11

4 REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 11

1 INTRODUÇÃO 

        A energia eólica vem crescendo de forma muito rápida em âmbito mundial e principalmente no setor energético brasileiro. Hoje, o Brasil está na 5ª posição no ranking mundial e o maior da América Latina de capacidade instalada no setor eólico. Em 2015, o Brasil assinou um compromisso internacional na COP 21, de aumentar em 33% o uso de fontes renováveis até o ano de 2030. (Global Wind Energy Council GWEC, 2016).

        O nordeste do Brasil está na liderança na produção, sendo o Rio Grande do Norte o maior produtor em todo o Brasil no ano de 2016. As usinas potiguares produziram 1.206 MW médios no período, número que representa um aumento de 50% em relação a 2015. Isso se explica pela grande quantidade de vento que é ofertado na região. (CCE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, 2017).

        O cenário brasileiro é bastante propício ao setor eólico e algumas características conspiram para isso, como as propriedades dos ventos que possuem direção predominantemente uniforme durante o ano e constantes em todas as estações do ano, com isso tornando bem mais rentável e produtiva do que em relação a uma usina européia por exemplo, onde seus ventos não possuem propriedades tão boas e também a redução dos custos devido às políticas de leilões de energia, tornando, hoje, uma das energias mais baratas do país. (PORTAL BRASIL, 2017)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (88.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com