TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO A PARTIR DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS RELACIONADOS AOS OBJETOS/ ELEMENTOS DE PESQUISA

Por:   •  11/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CENTRO DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO- LINGUAGENS

JOSÉ EDUARDO DE SOUZA

RELATÓRIO A PARTIR DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS RELACIONADOS AOS OBJETOS/ ELEMENTOS DE PESQUISA

VITÓRIA

2018

JOSÉ EDUARDO DE SOUZA

RELATÓRIO A PARTIR DAS APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS RELACIONADOS AOS OBJETOS/ ELEMENTOS PESQUISADOS

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina Pesquisa nas ciências humanas e sociais, sob orientação do Prof. Dr. Alessandro Guimarães, da Universidade Federal do Espírito Santo.

VITÓRIA

2018

No decorrer das apresentações dos trabalhos tenho percebido que todos os elementos de pesquisas foram importantes para nós alunos, pois tem contribuído para melhorar nosso aprendizado a partir dos relatos das famílias pesquisadas, e ainda temos tido a compreensão das diversas relações de modos de vida, trazendo assim grandes semelhanças com as nossas realidades.

Cada grupo pôde utilizar sua metodologia de pesquisa mais conveniente, e de acordo com suas condições para coletas dos dados. Sendo assim, acredito que a maioria dos grupos tem correspondido com as expectativas que foram propostas pela disciplina.  

Alguns trabalhos trouxeram algumas recordações familiares de épocas, e a partir daí pude relembrar uma trajetória de experiência de vida no campo, alguns momentos bons, outros nem tanto, mas também foi através dessas recordações que pude compreender o período histórico de vida daquela época, e sua importância para minha formação quanto ser humano e para a minha família.

 Muitas vezes não nos conhecemos por completo porque não obtivemos conhecimentos e reflexões dos modos de vida de antigamente, ou até mesmo pelo fato de não ter conhecido nossas próprias raízes.

Os elementos de pesquisa que mais me envolveu foi: a máquina de costura, forno de biscoito a lenha, moinho de café, pilão, benzedeira e dentre outros, pois os mesmos trazem semelhanças e diferenças de vida que pude presenciar em toda minha vida. E esses momentos vêm de uma cultura onde as famílias se reuniam para realizar seus afazeres, enquanto “nós” crianças brincávamos.

E a benzedeira? Ah! Essa é uma cultura bem tradicional e que ainda está presente na diversidade de um povo, mesmo uma parte da população não considerando como fundamentais para a vida das pessoas, muitos ainda depositam sua fé através da religião/cultura que ainda é um dos meios utilizado para aliviar os sofrimentos das pessoas daquela simples comunidade. E que, com muito amor, dedicação e fé aquela senhora está sempre disponível para atender as necessidades de um povo.

Algumas apresentações abordaram relatos onde havia mais participação dos homens em relação às atividades, e em outras mais mulheres, pois naquele tempo sempre havia uma dicotomia de trabalho quanto à relação de gênero, mas ainda há um caminho longo para que esse paradigma possa ser quebrado.

Afinal, a divisão de trabalho muitas vezes leva a distinguir o que deve fazer o homem e o que deve fazer a mulher, demonstrando um determinado preconceito. E esse reconhecimento não significa a aceitação dos modelos existentes, mas que a sociedade sabe que os modelos existem e estão presentes em diversos espaços culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com