TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

Por:   •  22/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.689 Palavras (15 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)

        APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

CAMPUS PARAISO

2018

Bruna Santos                

Matrícula: N17053-0        Turma: 4° Semestre        Turno: Noturno

Luiza Cabulon                        

Matrícula: N18014-5        Turma: 4° Semestre        Turno: Noturno

Rodrigo Nunes                        

Matrícula: D349830         Turma: 4° Semestre        Turno: Noturno

Thiago Tavares

Matrícula: C716375                    Turma: 4º Semestre          Turno: Noturno

Jonnas Aragão

Matrícula:  T5704J6                   Turma: 4º Semestre          Turno: Noturno

João Vitor Rabelo

Matrícula: N188847                    Turma: 4º Semestre          Turno: Noturno

Lucas Pizarro

Matrícula: D291114                         Turma: 4º Semestre          Turno: Noturno

APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE

Bilinguismo

De acordo com a Legislação   a língua de sinais começou a ser regulamentada e oficialmente reconhecida partir de 2002.

Falar de bilinguismo nas escolas ainda é um assunto que gera muita polêmica, pois no que diz respeito a escola bilíngue nosso sistema educacional não está preparado adequadamente composto de formas e configurações diferentes o bilinguismo varia dependendo das dimensões cognitivas, linguísticas, sociais e de desenvolvimento que são considerados foco de atenção.

O foco de atenção do bilinguismo para os surdos é um processo de grande desafio devido à falta de profissionais capacitados para área.  Além disso os estudos disponíveis são muito conflitantes, não deixando claro a importância do bilinguismo para crianças surdas.

Algumas das divergências citadas são relacionadas a inclusão do aluno surdo   aja visto que para alguns a escola especial ela é segregada ou seja isolam esses alunos surdos   e o resultado disso é   que os resultados não seja a esperada para outra essa escola enaltece a população surda a sua comunidade e sua identidade enfatizando a importância da sua língua efetiva promovendo o desenvolvimento cognitivo da criança.

É importante o envolvimento da criança com as duas línguas para que a criança desenvolva suas capacidades cognitivas, linguísticas, políticas independentes de qual ambiente escolar que a criança está inserida. O ideal seria a criança adquirir primeiro a língua de sinais e depois a língua portuguesa, utilizando a língua de sinais como estratégia facilita a aprendizagem  

Importante ressaltar que para o desenvolvimento da criança surda é importante ela estar exposta as diversas culturas e a estilos de vida aproveitando que nossa sociedade é rica culturalmente.

O desafio de vida do cidadão surdo incentiva ainda mais os pesquisadores a reforçar a importância do bilinguismo. Conhecer a libras é um passo muito importante, porém em seu cotidiano sendo no trabalho ou em outras atividades ele estará em contato com nosso idioma. A escola possui um papel muito importante em formar cidadãos   que saibam ler e escrever com capacidade de vida normal na sociedade sabendo o nosso idioma.  Podemos ressaltar um outro desafio o de desenvolver a identidade de uma pessoa surda sem exclui-la da sociedade.

O Bilinguismo permite uma interação positiva entre o adulto e a criança possibilitando a construção de sua autoimagem sem perder a possibilidade de fazer a integração numa comunidade de ouvintes.  Permitindo ao leitor surdo fazer o uso das duas línguas e podendo qual ira utilizar em casa situação linguística. Nota-se que o bilinguismo é uma ferramenta de suma importância na inclusão de crianças surdas na sociedade, porém os desafios são grandes. Devido ao fato de ser um assunto muito novo para os pesquisadores. Com os avanços dos estudos estes desafios do bilinguismo serão vencidos e a sociedade terá em fim uma escola bilíngue e inclusiva.

Aluna do curso diz que faz toda a diferença   ter um professor surdo ou que saiba usar libras.   Em um depoimento está aluna conta que cresceu sabendo pouco uso da língua de sinais.  Ela é usuária das libras há pelo menos 10 anos, e ter essa disciplina no curso é essencial. Conta que consegue ver e ler o um no através dessa linguagem.

A partir do seu conhecimento e de suas experiências a aluna nos diz que frequentar um ambiente linguístico rico e ter contato com adultos surdos pode ajudar as crianças e seus familiares a compreender o Universo da surdez e passar segurança a eles. Para o atendimento adequado para essa população a instituição realizou treinamento especializado com seus servidores e além disso oferece interprete de libras para auxiliar os alunos nas aulas.

De acordo com a pesquisa outros estados como mato grosso, Pará e Rio de Janeiro manifestam interesse em criar um curso de graduação em bilíngue libra/ português.

Com o assunto de inclusão para a pessoa surda é necessário se falar de educação bilíngue, as aulas devem ser diferenciadas e dinâmica para o aluno surdo.  De acordo com Waleria que é a coordenadora   do curso de pedagogia bilíngue libras português da IFG. Segundo ela é importante ressaltar a libras e seus diferentes métodos para que a inclusão do surdo possa acontecer.

 Nesse sentido tanto o edital quanto a redação foram um diferencias para a acessibilidade para o processo de seleção do curso, resultado disso é que 33 pessoas fazem parte do 2° ano da graduação bilíngue e dentre eles 6 são surdos / 5 a mais que no ano anterior. A formação desses professores bilíngue para atuar na educação infantil e fundamental podem facilitar muito o processo de aprendizagem dos alunos surdos, isso quer dizer que as crianças podem ser alfabetizadas primeiro em sua língua materna e depois a língua obrigatória o português.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (348.4 Kb)   docx (326.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com