TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

Por:   •  23/8/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  7.298 Visualizações

Página 1 de 10

MODELO - RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

Nome:____________________________________________RU:____________

Local de Estágio: ________________________________

Supervisor de Campo: ______________________CRESS: ____________________

TEMA:________________________________

  1. APRESENTAÇÃO

O cotidiano profissional se da em uma instituição dinâmica e por isso e preciso realizar um estudo atraves da observação e da realidade sócio institucional , Sendo assim é preciso conhecer a instituição aonde o aluno estagiário atua, observando identificando e entendendo a realidade que o estágio proporciona e descobrir como será o campo de trabalho para os futuros profissionais.

O trabalho de avaliação e execução do projeto de intervenção proposto pela Universidade Centro Universitario Internacional- Curitiba ( UNINTER) consiste  Este projeto de intervenção de destinou a jovens mais especificamente de 12 a 16 anos, onde toda a equipe unida elaborou estratégias que articularam intersetorialmente, com as demais políticas públicas, e que o integrou ao programa já existente. “Pro Jovem- Programa esse acondicionado ao ministério do Desenvolvimento Social – MDS”, tendo também a participação das famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família.

O projeto Pautou-se por uma linha Sócio pedagógico e Cultural, garantindo o atendimento aos adolescentes de forma gradativa e integral a fim de levar a uma práxis sociais conscientes em consonância com o ECA e o LOAS.

O planejamento das ações foi realizado pela equipe do CRAS, tendo a participação das famílias no processo de construção da cidadania, bem como a realização de visitas domiciliares, criação de grupos, de estudos e por meio destes visualizar melhores oportunidades aos adolescentes.

E por meio desses grupos, desenvolveram-se ações que contribuíram como o fortalecimento de vínculos entre adolescentes e suas respectivas famílias, por meio de oficinas de artesanatos, grupo de dança, palestras educativas, dinâmica de grupo que envolva os diversos assuntos, desde autoajuda, comportamento familiar, educacional e outros. Os adolescentes e suas  famílias foram e estão sendo assistidas pela equipe do CRAS, como, Psicóloga, assistente social, estagiária, coordenadora, enfermeira, professores municipais e estaduais e Primeira dama do Município.

Conscientizar jovens de seu valor e de sua importância na sociedade, mostrando-lhes que é possível   A fase inicial da avaliação do projeto de intervenção é contextualizar a expressão da questão social a qual se destinou o projeto, utilizando de embasamento teórico para apresentar a problematização do objeto estudado a instituição a qual se desenvolveu o projeto e o público alvo. Deixar claro os objetivos a metodologia e as ações que foram desenvolvidas durante o processo de execução.

  1. DISCUSSÃO TEÓRICA METODOLÓGICA DO OBJETO DE INTERVENÇÃO

Trata-se de um projeto de intervenção do tipo de pesquisa de campo realizado com adolescentes que O aprimoramento dos aportes necessários à elaboração de projetos no processo de planejamento coaduna com a qualificação do trabalho profissional, especialmente na busca pelo rompimento com o improviso, com o imediatismo e com a fragmentação. Nesse sentido, o projeto enquanto parte mais elementar do planejamento pode expressar a operacionalização do atendimento às demandas mais coletivas da população usuária dos serviços e programas, tendo como finalidade o atendimento aos seus direitos e necessidades. O projeto que trouxemos para exemplificar a discussão apresenta elementos fundamentais que constituem este instrumental: justificativa, problematização, objetivos, metodologia, metas, entre outros. Estes nos dão subsídios para pensar e elaborar novos projetos apresentar elementos, expressando sua conexão com os princípios fundamentais e deveres que a profissão elencou e inscreveu em seu atual Código de Ética (1993) e com as competências profissionais da Lei 8662/1993.

Pode-se aferir que a participação dos Assistentes Sociais nos processos de planejamento representa ainda um desafio no sentido de apropriação do tema no âmbiteórico e também nos espaços sócio ocupacionais. Por outro lado, tem representado especialmente a partir do Contexto pós Constituição de 1988, uma conquista da profissão na tentativa de romper com o estigma de executor acrítico das demandas institucionais, afirmando-se enquanto profissionais capazes de realizar atividades de planejamento, pesquisa e gerenciamento. Cabe destacar que os profissionais Assistentes Sociais têm em sua formação conhecimentos teóricos, técnicos e instrumentais e aportes ético-políticos que os capacitam a realizar tais atividades. Nesse sentido, o trabalho buscou contribuir para essa formação elencando alguns aportes para a elaboração de projetos, sendo estes fundamentais em um processo de planejamento.

O projeto teve como metodologia palestras programadas com o grupo de adolescentes e suas famílias no CRAS, (Centro de Referência da Assistência Social). Dando continuidade as palestras, também foram contempladas algumas escolas do município, SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).

Tendo participação significativa nas palestras, toda a equipe envolvida no projeto e participação proveitosa dos usuários das referidas instituições.

Com o propósito de atingir os objetivos alcançados neste projeto que visa disseminar as informações no que diz respeito aos serviços ofertados pelo cras, atividades internas e com o público alvo serão desenvolvidos como:

  • Questionários para entrevistas com os u´suarios A desigualdade social possui impacto na sociedade contemporânea, pois muitos usuários não possuem renda suficiente para ter acesso à casa própria. A inserção do Assistente Social é de grande importância para a contribuição da efetivação do direito social a habitação. Conforme a Constituição Federal, artigo 6º, são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição (BRASIL, 1988).E na declaração universal dos direitos humanos (BRASIL, 1948), consta no artigo 25º: todo homem tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e serviços sociais indispensáveis. Portanto, o acesso habitação é um direito social previsto em lei, e para a concretização desse direito possui a união da ação pública. Lembremos que milhares de famílias estão em vulnerabilidade social, em moradia subumana, sem saneamento básico. Todos esses fatores são fruto do modo de produção capitalista. Segundo Yasbek (1999, p. 61) os impactos destrutivos do sistema vão deixando marcas exteriores sobre a população empobrecida: o aviltamento do trabalho, o desemprego, a debilidade da saúde, o desconforto, a moradia precária e insalubre. Entretanto, o trabalho do Assistente Social, inicia-se a partir dNesta etapa do relatório o aluno deverá se aprofundar na temática que realizou o projeto de intervenção, se você trabalhou com os idosos e pessoas com deficiência visto ser esse o público que acessa o Benefício da Prestação Continuada, deverá discutir dados sobre essa população, legislações, políticas públicas que tratem da questão e a relação com o Serviço social.

  1. AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO FACE AOS OBJETIVOS PROGRAMADOS

No momento em que A avaliação de um projeto social pode ser analisada em três momentos: o antes do início, o durante e depois do projeto executado. A primeira, a avaliação ex-ante, nos permite escolher as melhores estratégias para a consecução dos objetivos do projeto. Já a avaliação “durante” busca avaliar o processo, estabelecer indicadores de análise do andamento dos objetivos e alterar rotas objetivando a eficiência do processo. O primeiro e o segundo momento servem de referencial para a avaliação ex-post quando o projeto for avaliado em termos de produto final. A análise, considerando esses três mO relatório de avaliação do projeto de intervenção deve contemplar aspectos   qualitativos, tendo como referência a problematização do objeto de intervenção, referencial teórico metodológico,os objetivos, geral e específicos, a metodologia proposta, os instrumentos técnicos operativos das atividades. Não esqueça deve ter elementos teóricos que subsidiem a sua fala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (49 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com