TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA - ESCOLA

Relatório de pesquisa: RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA - ESCOLA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.896 Palavras (16 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

THAIS SILVA MOURA FERREIRA

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - A ESCOLA

JOÃO MONLEVADE

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

THAIS SILVA MOURA FERREIRA

RELATÓRIO PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL - A ESCOLA

Relatório de Pesquisa e Prática Profissional – A Escola Apresentado a UTA – Fundamentos Pedagógicos, no curso de Pedagogia. Tutor Local: Walkíria Luci de Souza. Polo de Apoio Presencial: Curitiba.

JOÃO MONLEVADE

2015

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO

1.1 – Apresentação

1.2 – Objetivos da Pesquisa

1.3 – Justificativa

1.4 – Metodologia

2 – CONHECENDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

2.1 – Referencial Teórico

2.2 – A Pesquisa enquanto princípio educativo

2.3 – A função da Escola

2.4 – Relação aluno, escola e comunidade

2.5 – Importância do PPP

2.6 – Papel do professor no contexto escolar e a importância dele conhecer os alunos

2.7 – Relato da rotina escolar observada

2.8 – Análise dos dados coletados

2.8.1 – Desenvolvimento da Pesquisa

2.8.2 – Síntese dos dados coletados

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

4 - REFERÊNCIAS

1 – INTRODUÇÃO

1.1 – Apresentação

O presente relatório é o resultado da pesquisa realizada na Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães com educadores que atuam no ensino fundamental I e II. A pesquisa foi realizada para a disciplina de Pesquisa e Prática Profissional: A Escola, da Unidade Temática de Aprendizagem Fundamentos Pedagógicos, tendo como objetivo principal o mapeamento da realidade escolar, cruzando informações entre teoria e prática educacional, e identificando particularidades das relações educativas.

Quanto à alimentação, é fornecida diariamente uma merenda escolar balanceada. Vale a pena ressaltar que vários ingredientes da merenda são fornecidos pela própria comunidade, por pequenos produtores rurais de agricultura familiar.

O PPP (Projeto Político Pedagógico) da Escola Municipal Bernardo Ferreira Guimarães foi construído com a participação de todos os educadores atuantes na escola e por toda a comunidade escolar através de encontros, debates, reuniões, entrevistas, etc.

1.2 – Objetivos da Pesquisa

• Fazer um mapeamento da realidade escolar, buscando a compreensão das suas especificidades;

• Compreender por que o entendimento de educação que embasa as ações concretas no espaço escolar é uma questão fundamental para melhorar a prática e organização escolar;

• Verificar se a participação da comunidade torna a escola mais efetiva e contribui para melhorar as práticas educativas;

• Entender que o trabalho pedagógico deve ser norteado por um Projeto Político Pedagógico construído através de discussões entre toda comunidade escolar.

1.3 – Justificativa

A pesquisa direcionada é a maneira mais adequada de se conhecer a realidade de uma determinada situação, possibilitando uma análise de vários fatores que contribuem negativa e positivamente dentro do contexto pesquisado. Quando encontramos respostas para questionamentos surgidos, temos a possibilidade de melhorar e aprofundar nos assuntos que dizem respeito ao tema pesquisado. Portanto a pesquisa educacional torna-se uma importante ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica.

1.4 - Metodologia

A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo com educadores que atuam na escola investigada, através de entrevista com os mesmos e análise dos dados e informações obtidas. Além de observações e anotações realizadas durante visita de três dias à instituição, onde diversos dados foram coletados e foi realizado o acompanhamento de um professor em sala de aula com o intuito de observação da sua prática pedagógica. Após o levantamento de todo esse material o mesmo foi analisado à luz do material do curso.

2 – A ESCOLA E SUA FUNÇÃO SOCIAL

Desde a sua concepção a escola possui um caráter social bastante relevante e para compreendermos a organização escolar precisamos analisar criteriosamente a função da escola nos dias atuais. O entendimento do que queremos da educação e de onde se quer chegar como sociedade torna-se um pressuposto para compreensão do papel da escola.

Fazendo uma pequena análise histórica observa-se que as primeiras preocupações com a escolarização se deram em Roma e na Grécia antiga, e na Idade Média foi criada a primeira universidade onde o ensino passou a ser ministrado em instituições específicas. No Brasil foi somente a partir do século XX que a educação começou a crescer e passou a ser fundamental na modernização do país, principalmente após 1932, ano que foi lançado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. De acordo com Penin e Vieira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com