TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Multiculturalismo Nas Escolas

Por:   •  26/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução[pic 1]

Qual a definição de uma família normal? Uma família patriarcal onde o pai trabalha para sustentar a casa e uma mãe passiva que se dedica inteiramente na manutenção do lar? Infelizmente, essa estrutura vem se modificando no Brasil desde tempos coloniais. A mãe muitas vezes precisa trabalhar fora de casa para manter o orçamento do mês juntamente com o pai, ou mesmo os pais são divorciados, fazendo com que as crianças tenham dois núcleos-familiares, casais homoxessuais, viúvas (os), etc. Como a criança se sentiria em um evento de comemoração aos dias das mães na escola se os seus pais são homoxessuais? Qual seria o modelo de família na atualidade?

Estudando os fatos históricos do Brasil, percebemos que em sua formação, ele sofreu influências de diversas culturas diferentes como por exemplos portugueses, africanos, espanhóis, italianos e muitas outras. Como resultado, o multiculturalismo está extremamente presente no cotidiano, o Pedagogo, como profissional responsável pela educação e formação de um cidadão completo, deve estar ciente destes fatos, de modo que as crianças não se tornem cidadãos com preconceitos e princípios antiquados que não se encaixam na nova realidade brasileira.

Este presente documento terá a finalidade de contribuir na elaboração de um Projeto Pedagógico Curricular da Escola Municipal Saber Conviver que vise à valorização da diversidade e multiculturalismo, será analisado e discutido a legislação vigente sobre essa temática, a falta de flexibilidade e aceitação de uma nova estrutura familiar em certos eventos tradicionais nas escolas brasileiras e uma possível solução para esses problemas.

Desenvolvimento[pic 2]

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96)

Tal lei é de fundamental importância, pois rege princípios de liberdade, igualdade e tolerância, aos quais são inegavelmente essenciais para o ensino da convivência entres diversas culturas diferentes. Como podemos observar no Artigo número três.

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

XII - consideração com a diversidade étnico-racial.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

Este rege os parâmetros que serve como base para a educação do ensino fundamento e médio em todo o Brasil, padronizando a educação. Ele reconhece e valoriza o pluralismo social, deste modo, disseminando o respeito entre as diversidades.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, desta maneira contribuindo para a eliminação com o preconceito sobre indivíduos afro-descentes por meio da conscientização da sua história, culturas e participação na formação do Brasil.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1.

Esta obra serve como referencial para a aprendizagem em creches com crianças de zera a seis anos. Nele encontramos os princípios para o ensino das creches que regem o respeito à dignidade, o direito de brincar, acesso à cultura e socialização das crianças por meio de diversas práticas sociais.

Título: Escola Pingo de Gente realiza festa em homenagem ao Dia Das Mães[pic 3]

Disponível em: http://www.doctum.edu.br:8080/portal/educacao-infantil/escola-pingo-de-gente/noticias/escola-pingo-de-gente-realiza-festa-em-homenagem-ao-dia-das-maes/view

Acesso em: 18/09/2015

Sendo uma data comemorativa nacional, não raro esquecemos que esta data pode ser muitas vezes dolorosa para uma parcela da população, aqueles que perderam suas mães, tem pais divorciados, etc.

Assim Sendo, muitas atividades dentro da sala de aula ainda são administradas seguindo uma configuração fixa de família, onde havia a mãe, que era passiva, sentimental e responsável pela manutenção da família e da casa; o pai, que era inteligente e responsável por prover os sustentos e subsídios do lar; e os filhos.

Contudo, este tipo de configuração familiar já não esta tão presente quanto anos atrás, foram diversos os fatores que contribuíram para tal, como por exemplo: crises econômicas, que obrigaram as mães ajudarem no orçamento da família, contribuindo para surgimento de famílias monoparentais e reconstituídas; além de mudanças na legislação, que facilitaram o advento do divórcio, fazendo muitas famílias desistiram de casamentos infelizes.

Consequentemente, deve haver um cuidado maior dentro do ambiente escolar durante esses eventos para que não haja alunos excluídos por viverem em uma família considerada “desconfigurada”, de modo a mostrar que o mais importante é uma família amorosa e unida e não somente uma família representativa constantemente imposta pela mídia e comércio.

Cartões confeccionados

Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo[pic 4]

Desenho representando um homem de óculos segurando uma bengala

Orientar os alunos que existem pessoas com certos tipos de deficiências, pessoas que não conseguem andar ou mesmo com problemas visuais, como foram ilustradas no cartão do aluno por um homem de óculos e bengala. A principal lição que deve ser passada é que mesmo com essas restrições, esses indivíduos  ainda são capazes de realizar as atividades assim como qualquer outro pessoa, que não haja um tratamento diferencial ou especial.

Uma mulher segurando uma bíblia

Ensinar aos alunos que todos são livres para fazer suas próprias decisões e que não devemos julga-la ou exclui-la somente por sua religião. Deve-se orientar atividades onde os alunos tenham o contato com diversos tipos de manifestações religiosas e que os ensine a não julgar os outros levando em consideração somente a sua própria religião, de modo que as crianças cresçam tolerantes e que saibam coexistir com a diversidade.

Um casal de idosos

Predominantemente no lado ocidental do globo, há a premissa de que todos os idosos são inúteis e antiquados. Deve-se orientar o aluno para que ele reconheça o idoso como um indivíduo experiente e que ainda tem muito que ensinar, respeitando-o como um indivíduo mais sábio. Atividades onde os alunos fariam reportagens com pessoas idosas seria adequado para que o jovem aprendessem a ouvir o mais velhos.

Dois homens de mãos dadas

Infelizmente esse assunto ainda é muito polêmico dentro e fora da escola. O Brasil é um país grande e ainda existe considerável parcela na população de conservadores que repudiam qualquer forma de homoxessualidade. Deve-se orientar os alunos que todo indivíduo é livre, e que ninguém deve ser julgado pelas suas escolhas sexuais, religiosas, etc.

Um homem de olhos puxados e chapéu de palha

Apesar de o Brasil ser composto por diversos tipos de culturas, ainda há muito preconceito em relação à etnia ou nacionalidade. Mais uma vez é necessário promover atividades de modo que os alunos tenha contato com os mais diversos tipos de sociedade, manifestações religiosas, tradições e costumes, para que a criança amplie a sua visão de mundo e aprenda a respeitar as diversidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com