TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL DIVERSIDADES NAS ESCOLAS

Por:   •  13/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

   

FACULDADE DE TECNOLOGIA ANCHIETA-ANHAGUERA

CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

                 

TUTORA EAD: ROSANE DE ASSIS RODRIGUES

TUTORA PRESENCIAL: HELOISA ROMAM TEIXEIRA

BIANCA CRISTINA DOS SANTOS                       RA: 7397563053

GLAUCIA CREMONEZI                                  RA: 1299722441

LEDA CRISTINA CONTRERAS MARTINS              RA: 7983564277

                                         SÃO BERNARDO DO CAMPO 02/05/2016

                                  SUMÁRIO

TÍTULO...........................................................................................................................03

INTRODUÇÃO..............................................................................................................04

OBJETIVOS...................................................................................................................06        

METODOLOGIA...........................................................................................................07

ATIVIDADES................................................................................................................08

RESULTADOS ESPERADOS......................................................................................11

CONCLUSÃO...............................................................................................................12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS..........................................................................13

TITULO

INCLUSÃO, UM DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

INTRODUÇÃO

Este desafio profissional mostra a importância da necessidade das crianças com necessidades especiais na inclusão do processo ensino aprendizagem no ambiente escolar. Bem como na satisfação pessoal e na inserção social. Dessa forma com intuito de propor uma educação de qualidade pra toda, é extremamente necessário uma reconstrução ideológica que visem melhorias no processo educativo que revela conceitos e paradigmas com o propósito de reorganização no sistema educacional.

De forma específica, pretendemos contextualizar no sentido de verificar a inclusão do portador de deficiência com síndrome de Down e surdos, á sociedade por intermédio da educação, e quais benefícios que essa inclusão traz não apenas param os portadores de deficiências, mas, para a sociedade como um todo.

De acordo com a Emenda a Constituição Federal do Brasil na Lei N. 5.692/71 no Art.205 A Educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art. 208 Parágrafo III atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

Já na LBD LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 LEI Nº 9394/96 – Capítulo V Art.58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

Contudo nesse estudo e diante de tantas leis, segue alguns pontos dedicados a pessoa portadora de deficiência. Focalizando sua opção democrática á luz dos direitos humanos e do princípio de igualdade. 

Como o nosso desafio consiste na inclusão de duas crianças surdas não podemos deixar de citar a lei sobre LIBRAS: Língua Brasileira de Sinais.

Lei 10.436/2002. Art. 1o É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados. Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Por fim, esse projeto fará uma abordagem da inclusão dessas crianças recém-chegadas na escola em todos os ambientes e disciplinas. A pretensão é verificar se existe, efetivamente, a inclusão e se não existir fazer com que nossa disponibilidade e vontade aconteçam. Promovendo uma integração da escola juntamente com a comunidade. Para que possamos conscientizar uma sociedade que respeita e convive com a diversidade, essa sociedade não possa confundir diferença com desigualdade. 

                     “O pressuposto fundamental de qualquer trabalho educacional é acreditar na possibilidade de mudança do outro.”

                                                                          Autor Desconhecido

OBJETIVO

O objetivo desse projeto é a inclusão dessas crianças de necessidades especiais junto daquelas que já estão na escola em projetos integradores e multidisciplinares. O compromisso de enfrentar com segurança e otimismo as divergências impostas pela sociedade e aceitação da inclusão, nos mantém em constantes discussões, pois tratar de unificar a educação torna se um paradigma constante na sociedade e acaba atendendo somente um lado. Portanto manter se firme na proposta de melhorias para enxergarmos com clareza e ética que a inclusão esta trabalhando em prol de um objetivo nos norteará para quebra desse paradigma.

O exercício da cidadania engloba progresso educacional e social e a questão das mudanças torna-se imprescindível para que as escolas se tornem os centros de conexão total do individuo, não só na mudança da estrutura organizacional, mas também da reformulação de todos os aspectos que envolvem a escola.

Portanto a importância de atividades em sala de aula, projetos educacionais na escola e na comunidade, reunião de pais, saber se tem mais crianças com qualquer necessidade no bairro para atividades na escola seriam um passo muito importante para conscientização de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (286.4 Kb)   docx (74.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com