TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Por:   •  20/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO I

LUCIANE AVIZ DO NASCIMENTO - MATRÍCULA: 201674340021

VITOR HUGO SOUSA DA SILVA-MATRÍCULA:201674340022

WILLIAMS DE SOUZA DIAS - MATRÍCULA: 201674340007

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA ROSA ATHAYDE

RELÁTORIO DE OBSERVAÇÃO

AUGUSTO CORRÊA-PA

2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA

ESTÁGIO I

LUCIANE AVIZ DO NASCIMENTO - MATRÍCULA: 201674340021

VITOR HUGO SOUSA DA SILVA - MATRÍCULA: 201674340022

WILLIAMS DE SOUZA DIAS - MATRÍCULA: 201674340007

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA ROSA ATHAYDE

RELÁTORIO DE OBSERVAÇÃO

Relatório apresentado a Universidade Federal do Pará-UFPA como critério de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado I, ministrado pelo professor Luís Paulo Alves de Jesus.

AUGUSTO CORRÊA-PA

2018

Sumário

1-APRESENTAÇÃO4

2- JUSTIFICATIVA5

3-IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA6

3.1 Aspectos Estruturais e pedagógicos observados6

3.2 Dados psico-socioculturais dos discentes7

4- REGISTROS E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO8

5-REFLEXÕES CONCLUSIVAS10

REFERÊNCIAS10

ANEXOS:11

1-APRESENTAÇÃO

O desenvolvimento de estágios supervisionados viabiliza ao discente que estar em processo de formação, a oportunidade de vivenciar e conhecer como se procede à prática. É um momento que possibilita traçar um linear entre os conhecimentos que são adquiridos na universidade e a atuação docente. Essa interação com o contexto proporciona também a análise de desejos e identificação com a área profissional. Pode-se ressaltar que as contribuições advindas dos estágios são significativas para o enriquecimento do conhecimento acadêmico, que servirá como elementos, que irão direcionar iniciativas e ações que nortearão a prática de futuros profissionais.

Nesse sentido, a inserção de graduandos em escolas é uma ocasião onde os mesmos irão se situar e se deparar com a realidade vivida por diferentes sujeitos, contribuindo assim na reflexão sobre a prática educativa e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, se obtém aspectos instigantes e pertinentes na construção do perfil de profissional que se almeja.

O Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental anos finais tem como objetivo contribuir com a formação de uma visão mais ampla e enriquecida sobre os procedimentos metodológicos que rege o processo de ensino e aprendizagem. Sobre esse ínterim, os resultados obtidos com as experiências, contribuem na articulação teoria e prática, favorecendo na identificação dos víeis que moldam as ações educativas.

O presente trabalho tem como finalidade relatar as experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado I, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Rosa Athayde, localizada na cidade de Augusto Corrêa-PA; a disciplina tem como carga horária 90 horas, sendo destinados 09 (nove) dias para observação em sala de aula, que se procedeu em 20 de agosto e encerrou no dia 30 de agosto de 2018. As observações tinham como público alvo, alunos dos turnos manhã e tarde, do 9º ano do Ensino Fundamental anos finais.

Este relatório é constituído pela descrição das observações e experiências vivenciadas no contexto de sala de aula. Além das observações em sala de aula, levaram-se em consideração também, aspectos do contexto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com