TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO E-COMMERCE DA INFOTEC

Por:   •  24/11/2017  •  Dissertação  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

                   

RELATÓRIO DO E-COMMERCE DA INFOTEC

Com base numa analise previa, constatou-se que a empresa INFOTEC é solida no mercado de eletrônicos, em atividade já há dez anos, atendendo clientes locais.

De acordo com relatórios gerenciais houve queda nas vendas em 50%, surge então uma necessidade de medida estratégica para alavancagem nas vendas, desta forma será apresentado ao Gustavo, proprietário da empresa, o comércio eletrônico ou E-commerce.

 O comércio eletrônico ou e-commerce é uma modalidade de comércio que realiza suas transações comerciais por meio de dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores e celulares, através da internet. É o sistema que possibilitará criar a loja virtual da INFOTEC e também gerenciá-la, incluindo produtos, gerenciando preços e estoques, além de outras funções que fazem parte do dia a dia de um comércio eletrônico.

A INFOTEC tem potencial para atrair mais clientes, dentro deste contexto é importante seguir os três pilares principais no mercado de e-commerce:

Pesquisa de mercado:

  • Atuação da INFOTEC na internet, com o site que já possui.
  • Principal concorrente que no caso é Digital World
  •  Analise de produtos de maior expressão no mercado.

Qualificação:

  • Conhecimento: Quais as nuances principais que são diferentes das nuances do mercado tradicional de loja física

Planejamento:

  • Planejamento estratégico quanto a atuação no mercado de vendas online.

O E-commerce auxiliará a INFOTEC de diversas maneiras, entre elas, desenvolver uma nova estratégia e planejamento, ou seja, passando a utilizar o marketing digital, com plataforma adequada no qual o site será customizado de forma á atender as necessidades da empresa, auxiliando a alavancagem nas vendas dos produtos, de forma a atingir uma gama maior de clientes.

Dentro da necessidade da empresa de Gustavo, a melhor adequação será o e-commerce ao invés do e-business, a diferença entre as duas plataformas é que o e-commerce é o conjunto de atividades comerciais, envolvem transações online e o e-business refere-se a todos os processos organizacionais da empresa, como produção, administração de estoques, desenvolvimento de produtos, área financeira e estratégica, utilizando este, os sistemas empresariais. Visto isso, a primeira opção atenderá o objetivo da INFOTEC.

O E-commerce da INFOTEC funcionará com o ERP gerenciador de NF-es de entrada e saída, sendo alimentado com os pedidos efetivamente trabalhados.

Pensando nisso, alguns questionamentos deverão ser explorados para a prática do

E-commerce na empresa de Gustavo, tais como:

Alguns pontos fortes da empresa:

  • Conhecimento prévio de web site da INFOTEC.
  • Nome já conhecido no mercado
  • Boa localização.  
  • Qualidade dos produtos vendidos
  • Carteira de clientes já fidelizada.

Alguns pontos fracos da empresa:

  • Pouco conhecimento em marketing e propaganda.
  • Produtos semelhantes em relação ao seu concorrente Digital Word.
  • Uso de informações digitais desatualizadas.
  • Ausência de inovação na estratégia de vendas.

Quem navega na internet tem o mundo ao seu dispor, incluindo os milhares de ameaças que assombram os usuários da Rede Mundial de Computadores. Embora navegar na internet pareça simples e sem maiores implicações, são necessários alguns cuidados especiais. A intenção, na verdade, é proteger o usuário de ameaças como vírus, roubos, fraudes, invasões e tantos outros riscos provenientes da rede. Dentro de uma rede tão grande existem vários tipos de riscos que podem nos colocar em vários tipos de constrangimentos e medos, é preciso investir na prevenção, ficar atento aos mercados que estão disputadíssimos, ter alguém capacitado para medir e acompanhar as tendências, e identificar possíveis erros a serem corrigidos sempre. Dentre isso o e-commerce será a base a ser aplicada no conceito no qual a empresa necessita.

Trabalhando a logística:

A logística é um fator determinante para fidelização de seus clientes virtuais e é importante não pecar em alguns fatores:

  • Organização e pesquisa do segmento da INFOTEC e estabelecer metas: Certificar que o servidor dará conta do número de visitas, seguir uma lógica de raciocínio e trabalho.

  • Planejamento com relação à data de entrega do produto: Definir data de entrega do produto com uma margem de segurança visando possíveis imprevistos.

  • Rastreamento: Disponibilizar ao cliente um número de rastreamento, de forma imediata sem que o mesmo precise solicitar.
  • Entrega: Facilitar e proporcionar aos consumidores opções de escolha, interessante oferecer todos os meios de entregas para que o consumidor possa escolher sua preferência.

Como funcionará a logística reversa na INFOTEC:

A politica de trocas e devoluções é um fator determinante para o e-commerce, causar Buzz marketing e agregar cada vez mais consumidores.

Uma das maiores incertezas e inseguranças do cliente são quanto a sua primeira aquisição e para certificá-lo e garantir a compra satisfatória é preciso adequar sua política de trocas e devoluções, assim como, deixá-la a vista pra sanar dúvidas.

Alguns pontos importantes:

  • Acessibilidade: Disponibilizar em seu menu de serviços um exemplar das politicas de troca e devoluções  da loja e também do Código de defesa do consumidor .

  • Consideração ao cliente: A troca ou devolução do dinheiro ou produto deve ser feita de forma respeitosa e cordial, tratando o consumidor com ética e atenção.

  • Atendimento ao cliente: É preciso lidar com os problemas inesperados de modo eficaz, a logística reversa é altamente efetiva se tratada com medidas contra perdas de consumidores e fidelização dos mesmos.

Analisando as oportunidades:

O e-commerce é uma das atividades mais dinâmicas do mundo. As novas tecnologias abrem oportunidades a cada lançamento. Esses avanços colocam o comércio eletrônico cada vez mais perto do comércio físico, levando para o ambiente online, algumas experiências que somente eram possíveis no mundo físico até bem pouco tempo. Melhorias nas tecnologias que envolvem os carrinhos de compras em lojas virtuais permitiram compras mais rápidas e um maior aproveitamento das oportunidades de compras por impulso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (149.9 Kb)   docx (352.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com