TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO MENSAL (ALUNO-BOLSISTA)

Por:   •  16/2/2020  •  Relatório de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - CAMPUS ARAPIRACA

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

[pic 2]

RELATÓRIO MENSAL (ALUNO-BOLSISTA)

NOME: Thayse Clécia Araújo de Oliveira

ESCOLA: Escola Estadual Manoel André

ÁREA: FÍSICA

MÊS/ANO: Novembro/2019

1. Atividades desenvolvidas

Iniciamos o mês de novembro com a continuação do projeto phet, a aula foi dedicada a dividir a turma em grupos para treinariam em casa e na aula seguinte interagir com as simulações e tentar resolver 2 desafios, os quais, consistiam em demonstrações de leis da física. Os alunos deveriam executar as demonstrações no simulador e explicar porque aquilo estava acontecendo. Os alunos demonstram uma enorme curiosidade e ansiedade para a aula seguinte. Em seguida na próxima aula os alunos interagiram diretamente com o software executando as atividades programadas com a ajuda dos professores e, ao fim da aula, tivemos um momento de despedida, no qual, foi pedido aos estudantes que escrevessem um relato sobre as atividades desenvolvidas durante o projeto. Todos os relatos foram positivos e, além disso, os alunos demonstraram confiança nos professores sendo sinceros em seus relatos e agradecendo pela oportunidade que os proporcionaram de, segundo os próprios alunos, ter aulas tão dinâmicas e divertidas.

Na última semana do mês propomos uma atividade junto a eles, no qual consistia em fazer um experimento com objetos de baixo custo, primeiramente propomos que pesquisassem qual experimento fariam que junto a eles decidiríamos os que realmente não seria perigoso e também os mais interessantes, foi feito uma página no YouTube, intitulada Física no dia a dia em que eles iriam compartilhar seus vídeos dos experimentos, parra assim todos interagirem, compartilhando e discutindo sobre os experimentos. Segue a baixo o link para os vídeos dos experimentos realizados pelos alunos.

https://www.youtube.com/channel/UCmN4J-8Q9HpHzy6uQelvHYA

[pic 3]

       [pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

2. Atividades planejadas e não realizadas/ Justificativa

Devido ao cronograma das atividades da escola tivemos que nos adequar ao pequeno tempo que nos restou, daí surgiu a ideia de gravar os experimentos.

3. Dificuldades encontradas no desenvolvimento das atividades

Não houve dificuldades para elaboração e desenvolvimento das atividades.

4. Contribuição das atividades desenvolvidas para a aprendizagem do oficio

Durante esse processo de reconhecimento e valorização das experiências constituídas nas escolas como uma das condições mais importante para transformação educacional e pedagógica, temos como principal contribuição o aperfeiçoamento das relações, o uso e a descoberta de diferentes abordagens didáticas e não menos importante o uso de instrumentos para a docência e a investigação educacional.

5. Competências profissionais adquiridas

O trabalho desenvolvido torna-se fundamental no processo de formação do estudante, que deve estar sempre inserido dentro da escola e da sociedade de forma a buscar contextualização e integração.

6. Auto-avaliação de desempenho

De modo geral os estudantes mostraram-se interessados e empolgados com o tema trabalhado e os experimentos que foram realizados. O uso não excessivo das Tecnologias de Informação e Comunicação corroboram para que a turma ficasse atenta a apresentação realizada nessa atividade proposta

7. Críticas e Sugestões

Nenhuma.

 

Arapiraca, 29 de novembro de 2019.

Thayse Clécia Araújo de Oliveira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (637.5 Kb)   docx (527.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com