TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Campo Bacia do Rio São Francisco

Por:   •  21/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE CAMPO

Visita ao projeto de recuperação hidroambiental

  1. Introdução

A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco possui uma área aproximada de 639.219 km², equivalente a 7,5% dá área do Brasil, 2.850 m³.s-1 de vazão média. O Rio São Francisco possui extensão de aproximada de 2.700 km considerando suas nascentes da Serra da Canastra em Minas Gerais. É uma bacia fortemente monitorada e antropizada, porém desde 2013 até o presente momento tem passado por uma de suas maiores crises hídricas, com forte repercussão social e ambiental.

Vários projetos vem contribuindo para a atenuação dos efeitos da crise hídrica no baixo curso do Rio São Francisco. O objetivo é recuperar as áreas da bacia onde a Caatinga foi degradada e para este fim são realizadas várias atividades de restauração florestal, pautadas na educação ambiental, no monitoramento hídrico e nas pesquisas realizadas nas sub-bacias dos rios Jacaré e riacho Mato da Onça.

  1. Objetivo

Apresentar aos alunos a área de recuperação hidroambiental do Rio Jacarezinho integrante do perímetro irrigado Jacaré-Curituba.

  1. Justificativa

O perímetro irrigado Jacaré-Curituba, situa-se em uma região de clima semiárido, vegetação de Caatinga, e abriga cerca de 800 famílias que sobrevivem da agricultura irrigada, e enfrentam problemas graves de salinização do solo e remoção da cobertura vegetal nativa. O desmatamento atinge também a mata ciliar dos cursos hídricos afluentes do Rio Jacaré. Por este motivo a recuperação hidroambiental das sub-bacias integrantes do perímetro é de fundamental importância, para conter o processor de desertificação potencializado pela salinização dos terrenos bem como favorecer o aporte de água no solo, e manutenção do regime hidrológico.  Logo a promoção da consciência crítica dos pesquisadores e acadêmicos, e a analise cientifica dos problemas e das possíveis soluções são as bases estruturadoras de todo o processo de recuperação que passa também pela formação e conscientização das comunidades usuárias dos recursos hídricos locais.

  1. Atividades desenvolvidas nas visitas

Ná primeira visita técnica foi apresentado a turma como realizar uma batimetria com leito do riacho utilizando fita métrica e a haste graduada de um molinete. A batimetria possibilita saber se o riacho está sofrendo com processo de assoreamento e mudança do perfil da calha do riacho. Nesta primeira visita também foi demonstrado como utilizar a sonda múltiparametro, para análise de qualidade da Água in situ. Além disto também foi demonstrado como realizar teste de permeabilidade e infiltração vertical pelo método do duplo anel. Já na Segunda visita ao campo, realizamos a visitação à um lote de assentamento completamente salinizado, realizamos a coleta de solo para análise laboratorial, as ferramentas utilizadas foram a pá, enxada, o trado holandês e o trado de caneco.

  1. Conclusões

O objetivo da visita foi plenamente atendido tendo em vista que a turma teve a possibilidade de conhecer na pratica como é feito um projeto de recuperação hidroambiental, como é feito o acompanhamento e o monitoramento dos corpos hídricos do projeto, os tipos de avaliações, medições e experimentos necessários a tomada de decisão no processo de manutenção das áreas em recuperação e avaliação do desenvolvimento do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com