TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TÉCNICO ENSAIO DE TRAÇÃO

Artigos Científicos: RELATÓRIO TÉCNICO ENSAIO DE TRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  1.837 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO TÉCNICO

ENSAIO DE TRAÇÃO

Salvador

2012

RELATÓRIO TÉCNICO

ENSAIO DE TRAÇÃO

Salvador

2012

SUMÁRIO

1. Introdução 1

2. Objetivo do Ensaio 2

3. Descrição da Atividade 3

3.1. Materiais Utilizados

3.2. Equipamento Utilizado

3.3. Procedimento Experimental Utilizado

4. Resultado 5

5. Conclusão 6

6. Referencia Biográfica 7

1. INTRODUÇÃO

O ensaio de tração consiste na aplicação de carga de tração uniaxial crescente em um corpo de prova ate a ruptura. Como vantagem, fornece dados quantitativos das características mecânicas dos materiais, quais os limites de tração que suportam e a partir de que momento se rompe. O ensaio é amplamente utilizado para levantamentos de informações básicas sobre a resistência dos materiais.

Durante o ensaio, a deformação fica confinada a região central, mais estreita, do corpo de prova. O corpo de prova fica preso pelas extremidades nas garras de fixação, ou nas cabeças (regiões extremas, que servem para fixar o corpo à máquina de modo que a parte útil para a força de tração atuante seja axial), do dispositivo de testes. A máquina de ensaio de tração utilizada para este teste é projetada para alongar o corpo de prova a uma taxa constante, alem de medir continua e simultaneamente a carga instantânea aplicada e os alongamentos resultantes. Quando um corpo de prova e submetido a um ensaio de tração, a máquina de ensaio fornece um gráfico que mostra as relações entre a força aplicada e as deformações ocorridas durante o ciclo.

Basicamente o ensaio de tração serve para medir satisfatoriamente a resistência dos materiais.

2. OBJETIVO DO ENSAIO

O objetivo da aula pratica é transmitir o conhecimento básico e claro sobre o ensaio de tração, onde é demonstrado como os materiais se comportam diante de esforços sofridos durante o processo.

O ensaio de tração consiste em submeter o material a um esforço que tende a alongá-lo até a ruptura. Os esforços ou cargas são medidos na própria maquina de ensaio, onde teremos a obtenção das propriedades e característica de cada material ensaiado.

O ensaio de tração permite conhecer como cada material reage ao esforço de tração, qual o seu limite de tração que suporta e a partir de que momento se rompe.

3. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

O primeiro passo foi separar os materiais, depois posicioná-lo na máquina e fazer a configuração do aparelho.

3.1. Materiais utilizados:

- Náilon e Nego de Fumo

- Sisal

- Resina tipo PP

- acrílica com policarbonato

3.2. Equipamento Utilizado:

Maquina de ensaio modelo DL da EMIC – Equipamentos e Sistemas de Ensaios Ltda. Ou, também chamada Máquina Universal: dar este nome porque se presta a realizar vários tipos de ensaios, inclusive o ensaio de tração. A máquina de tração é hidráulica, movida pela pressão de óleo, e está ligada a um dinamômetro que mede a força aplicada ao corpo de prova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com