TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO importância do planejamento, programação e controle da produção para as empresas

Seminário: RELATÓRIO importância do planejamento, programação e controle da produção para as empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO SOBRE A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO PARA AS EMPRESAS

As empresas surgem e normalmente crescem desordenadamente em virtude de falta de planejamento e organização sistêmica. Na área produtiva geralmente desenvolvem-se fluxos produtivos os quais por não serem definidos e organizados como sistemas pecam no quesito eficiência e eficácia. Muitas vezes até existem sistemas informais de razoável desempenho, mas enquanto não totalmente organizados dificilmente alcançarão todo resultado que se é possível.

Dentro deste contesto, o trabalho pretende orientar no sentido de abordar o Programação e Controle da Produção (PCP) sob o ponto de vista de um sistema de apoio ao fluxo e as áreas da produção. Também mostrará que, através dele, se faz a ligação da produção com as áreas de vendas, finanças e marketing das empresas.

O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. O Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção dentro dos limites impostos pelo projeto, uma operação produtiva deve operar continuadamente, e é com isso que preocupam-se o planejamento e o controle. Capacidade aqui pode ser entendida como sendo o que a empresa pode produzir em determinado período de tempo, sob condições normais de operação. O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto da operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significam garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados. Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite fazer alterações no plano, intervindo para adequá-lo aos objetivos a serem alcançados. Apesar de serem complementares e estarem inter-relacionados, planejamento e controle são diferentes, afirmam que um plano é a formalização do que se pretende que aconteça em um determinado momento no futuro.

Os resultados alcançados com o Planejamento e Controle da Produção são muitos: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros e, conseqüentemente, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados; decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, maior satisfação do cliente. Em resumo, o Planejamento e Controle da produção leva a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade. São importantes porque levarão a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção.

CONCLUSÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar os conceitos necessários para se entender de forma geral, o que é e para que serve o Programação e Controle da Produção (PCP). É um trabalho bibliográfico e que tem como fechamento às diretrizes para a estruturação do sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com