TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIOS SOCIAIS DE SUSTENTABILIDADE

Por:   •  9/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.143 Palavras (21 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

 

 

 

 

 

EDILEIDE DE SOUZA DE MIRANDA 

 

 

 

 

RELATÓRIOS SOCIAIS E DE SUSTENTABILIDADE

INDICADORES DE RSE E PRINCIPAIS MODELOS

 

 

 

 

São Paulo

2017

 

 

 

Sumário

1.0- Introdução ..........................................................................................4

2.0 Discussão do Tema.......................................................................... 5

3.0 Indicadores de RSE........................................................................ 8

3.1- Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial .....9

4.0 -Quadro de Resumo de Indicadores...............................................10

5.0- Empresa Carrefour .......................................................................12

5.1- Ações Sociais do Carrefour .......................................................... 13

5.2- Responsabilidade Social Carrefour............................................... 14

6.0 - Empresa Grupo GPA............................................................... 15

6.1 – Responsabilidade Social Grupo GPA................................................16

7.0 – Empresa Walmart ...............................................................................17

 7.1- Prêmios de Reconhecimento Walmart................................................18

7.2 – Responsabilidade Social Walmart .....................................................19

8.0 – Análise de Indicadores das empresas Pesquisadas .........................22

9.0 – Conclusão .........................................................................................23

10 – Referências Bibliográficas..................................................................24

“Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a

 garantia de colhermos um futuro fértil e consciente”. – Sivaldo Filho

  1. - Introdução

     A responsabilidade social empresarial (RSE) implica práticas de diálogos e engajamento da empresa com todos os públicos ligados a ela, a partir de um relacionamento ético e transparente. Por mais que a implantação dessas práticas ainda seja um desafio para as empresas, muitas delas tem alcançado resultados significativos nesse sentido.

     São diversos exemplos de como tais práticas têm sido incorporadas nos processos de gestão empresarial. Entre elas estão as iniciativas de grandes empresas em estimular suas cadeias de fornecedores e clientes a também considerar os princípios de RSE em sua gestão. A adoção dessas práticas possibilita o controle dos riscos e oportunidades de negócios e permite que não só a empresa, mas sua cadeia de valor possa utilizar estratégias e ferramentas rumo à gestão socialmente responsável.

     Com relação às ferramentas de gestão empresarial, uma demanda recorrente das empresas tem sido pelo estabelecimento de comparabilidade entre o que elas vêm diagnosticando, implantando e relatando de um período para o outro. Com o aprimoramento dos investimentos e da execução das ações com critérios sócio ambientais, cada vez mais é necessário acompanhar os resultados para medir até que ponto os esforços das empresas estão atendendo seu objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável. (Ethos,2013).

     Esse trabalho tem como objetivo apresentar os principais relatórios de sociais e de sustentabilidade mostrando os principais indicadores de RSE e principais modelos adotados por 03 grandes redes de supermercados.



2.0 - Discussão do Tema

    Ao longo dos últimos anos, cresceu em todo o mundo o envolvimento das organizações de origem privada com as questões sociais. Hoje, essas organizações estão dispostas a dividir com o Estado a responsabilidade pela diminuição das injustiças sociais no país, transferindo os recursos privados para instituições, fundações próprias, projetos e ações em diferentes áreas.

    Essa nova postura empresarial surge mediante o recuo do Estado na regulamentação econômica do bem-estar social quando as ações de responsabilidade social se transformam numa estratégia competitiva de mercado. A parcela de responsabilidade civil em relação às questões sociais no país vem crescendo gradativamente, em função de uma economia globalizada que se configura, sobretudo, nas propostas neoliberais.

   Assim, quando o estado transfere para a sociedade civil a responsabilidade de prover o bem público, as empresas identificam um novo nicho de mercado e passam a introduzir ações de responsabilidade social em sua gestão estratégica. Além disso, as empresas percebem o fato de ser uma empresa socialmente responsável agrega valor à sua marca, melhora sua imagem, e por consequência, gera lucros.

     O setor empresarial é, sem dúvida, o mais poderoso da sociedade, especialmente no que se refere à promoção e desenvolvimento econômico e do avanço tecnológico. Sendo assim, a participação do setor empresarial na construção de uma sociedade economicamente próspera e socialmente justa é fundamental.

     Nesse sentido, a responsabilidade social está se transformando num parâmetro e num produto para o mercado, cada vez mais as empresas estão ampliando seu papel na sociedade, passando a investir maciçamente em ações de responsabilidade social.

No mundo moderno, o tema sustentável e responsabilidade social tornou-se o caminho para uma sociedade ideal, a ideia de sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentável, começou em grande parte com a preocupação ambiental, que acabou por envolver as dimensões econômica e social e, a partir dos anos 1990, passou a incluir a responsabilidade social empresarial. (Instituto Ethos, 2013).

Devemos entender a Responsabilidade Social como algo bem amplo, isto é, ser responsável pelo outro e com ou outros, com a sociedade, como a natureza, etc. não somente a curto prazo, mas a longo. (CHIBÁS 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (233.3 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com